Descobertos brinquedos com 2 mil anos em sepulturas de crianças na Turquia

Arqueólogos turcos encontraram, numa cidade portuária, brinquedos com 2 mil anos que estavam enterrados em sepulturas de crianças do período helenístico. Uma descoberta surpreendente que confirma que a mentalidade humana se manteve, mais ou menos, idêntica ao longo dos Séculos.

Estas sepulturas de crianças, com brinquedos de 2 mil anos, foram encontradas na antiga cidade portuária de Parion (ou Parium, como também era conhecida), na província de Çanakkale, na Turquia. Datam do período helenístico que se desenrolou entre 323 antes de Cristo, altura da morte do imperador Alexandre Magno, o Grande, e 30 antes de Cristo, quando os romanos conquistaram o Egipto.

Segundo o  Daily Sabah, o professor Hasan Kasaoglu, da Universidade turca Atatürk, que liderou as escavações, revela que os brinquedos terão sido oferendas funerárias, como “presentes para os mortos”, para acompanharem as crianças na sua viagem para a “outra vida”.

Os arqueólogos encontraram brinquedos com figuras femininas em túmulos ocupados por raparigas e brinquedos com figuras masculinas em sepulturas pertencentes a rapazes. Sinais de que muita coisa não mudou, em termos da mentalidade humana, nos últimos Séculos.

“Tal como hoje em dia as crianças brincam com bonecas da Barbie ou da Cinderela, os brinquedos do passado eram semelhantes. Tudo é igual ao que era há 2000 anos. Mesmo que haja diferenças na forma dos objectos, a mentalidade humana é a mesma“, destaca Hasan Kasaoglu citado pelo site turco Hurriyetdailynews.com.

Os brinquedos que incluíam também figuras mitológicas e de animais, eram feitos de pedra ou de ossos e ajudam-nos a perceber “a estrutura sócio-cultural, as brincadeiras que as crianças faziam e os brinquedos da época”, sustenta Kasaoglu.

“As crianças e os adultos eram enterrados na mesma necrópole na era romana. Havia pequenos caixões de madeira para as crianças nessa época. Eram deitadas dentro destes caixões e, em torno dos seus corpos, eram colocados brinquedos ou ferramentas do dia-a-dia usadas pela família“, destaca ainda o professor.

Antes da descoberta destas brinquedos de 2 mil anos, os arqueólogos já tinham encontrado um recipiente que seria o equivalente da altura aos nossos biberões de bebé actuais.

Parion, que foi fundada em 709 Antes de Cristo, é considerada a mais importante cidade portuária do período helenístico, dada a relevância comercial que teve, nomeadamente por ter dois portos, servindo como uma espécie de “alfândega” para os bens oriundos do mar Egeu com destino a Istambul, a capital da Turquia.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …