Descobertos brinquedos com 2 mil anos em sepulturas de crianças na Turquia

Arqueólogos turcos encontraram, numa cidade portuária, brinquedos com 2 mil anos que estavam enterrados em sepulturas de crianças do período helenístico. Uma descoberta surpreendente que confirma que a mentalidade humana se manteve, mais ou menos, idêntica ao longo dos Séculos.

Estas sepulturas de crianças, com brinquedos de 2 mil anos, foram encontradas na antiga cidade portuária de Parion (ou Parium, como também era conhecida), na província de Çanakkale, na Turquia. Datam do período helenístico que se desenrolou entre 323 antes de Cristo, altura da morte do imperador Alexandre Magno, o Grande, e 30 antes de Cristo, quando os romanos conquistaram o Egipto.

Segundo o  Daily Sabah, o professor Hasan Kasaoglu, da Universidade turca Atatürk, que liderou as escavações, revela que os brinquedos terão sido oferendas funerárias, como “presentes para os mortos”, para acompanharem as crianças na sua viagem para a “outra vida”.

Os arqueólogos encontraram brinquedos com figuras femininas em túmulos ocupados por raparigas e brinquedos com figuras masculinas em sepulturas pertencentes a rapazes. Sinais de que muita coisa não mudou, em termos da mentalidade humana, nos últimos Séculos.

“Tal como hoje em dia as crianças brincam com bonecas da Barbie ou da Cinderela, os brinquedos do passado eram semelhantes. Tudo é igual ao que era há 2000 anos. Mesmo que haja diferenças na forma dos objectos, a mentalidade humana é a mesma“, destaca Hasan Kasaoglu citado pelo site turco Hurriyetdailynews.com.

Os brinquedos que incluíam também figuras mitológicas e de animais, eram feitos de pedra ou de ossos e ajudam-nos a perceber “a estrutura sócio-cultural, as brincadeiras que as crianças faziam e os brinquedos da época”, sustenta Kasaoglu.

“As crianças e os adultos eram enterrados na mesma necrópole na era romana. Havia pequenos caixões de madeira para as crianças nessa época. Eram deitadas dentro destes caixões e, em torno dos seus corpos, eram colocados brinquedos ou ferramentas do dia-a-dia usadas pela família“, destaca ainda o professor.

Antes da descoberta destas brinquedos de 2 mil anos, os arqueólogos já tinham encontrado um recipiente que seria o equivalente da altura aos nossos biberões de bebé actuais.

Parion, que foi fundada em 709 Antes de Cristo, é considerada a mais importante cidade portuária do período helenístico, dada a relevância comercial que teve, nomeadamente por ter dois portos, servindo como uma espécie de “alfândega” para os bens oriundos do mar Egeu com destino a Istambul, a capital da Turquia.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …