Descoberto planeta bebé gigante a apenas 330 anos-luz da Terra

NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech)

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos, acaba de descobrir um enorme planeta recém-nascido. É mais próximo da Terra do que qualquer outro mundo da mesma idade até agora localizado.

O “planeta bebé”, batizado de 2MASS 1155-7919 b, encontra-se na Associação Epsilon Chamaeleontis e está apenas a 330 anos-luz da Terra, uma distância próxima em termos astronómicos, frisa a agência Europa Press, que dá conta que a equipa recorreu a dados do observatório espacial Gaia para descobrir este mundo.

De acordo com os cientistas, que publicaram recentemente a descoberta na revista científica Research Notes of the American Astronomical Society, este novo mundo pode ser muito útil no estudo da formação dos gigantes gasosos.

“O objeto escuro e frio que encontramos é muito jovem e tem apenas 10 vezes a massa de Júpiter, o que significa que, muito provavelmente, estamos a olhar para um planeta infantil, talvez esteja ainda a meio da sua formação”, disse Annie Dickson-Vandervelde, a autora principal do estudo, citada em comunicado.

“Embora muitos planetas tenham sido descobertos através da missão Kepler e de outras missões semelhantes, quase todos [os mundos descoberto] são planetas ‘antigos’ (…) Este planeta é apenas o quarto ou o quinto exemplo até agora encontrado de um gigante tão longe da sua ‘estrela mãe”, e os teóricos estão a lutar para explicar como se formaram ou como foram lá parar”, explicou a cientista.

O gigante recém-nascido orbita uma estrela com apenas 5 milhões de anos, aproximadamente mil vezes mais jovem do que o Sol. O 2MASS 1155-7919 b orbita a sua estrela a 600 vezes a distância da Terra ao Sol.

Os cientistas não sabem ainda como é que um planeta tão jovem pode ter acabado tão longe da sua “estrela mãe”, esperando que novas imagens capturadas no futuro possam ajudar a compreender este mistério e a perceber como é que planetas destas dimensões podem acabar em órbitas tão amplas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está mesmo aqui ao lado carago!
    Vamos lá rapaziada!
    Vamos dar uma bista d`olhos e arrumar com a natureza e comer animais e popular aquilo cheio de malta bronca e inteligente, que dá uma sopa humana de parasitas, que em poucos anos o planeta bebé está todo acabadinho como este!

RESPONDER

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …