Descoberto planeta bebé gigante a apenas 330 anos-luz da Terra

NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech)

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos, acaba de descobrir um enorme planeta recém-nascido. É mais próximo da Terra do que qualquer outro mundo da mesma idade até agora localizado.

O “planeta bebé”, batizado de 2MASS 1155-7919 b, encontra-se na Associação Epsilon Chamaeleontis e está apenas a 330 anos-luz da Terra, uma distância próxima em termos astronómicos, frisa a agência Europa Press, que dá conta que a equipa recorreu a dados do observatório espacial Gaia para descobrir este mundo.

De acordo com os cientistas, que publicaram recentemente a descoberta na revista científica Research Notes of the American Astronomical Society, este novo mundo pode ser muito útil no estudo da formação dos gigantes gasosos.

“O objeto escuro e frio que encontramos é muito jovem e tem apenas 10 vezes a massa de Júpiter, o que significa que, muito provavelmente, estamos a olhar para um planeta infantil, talvez esteja ainda a meio da sua formação”, disse Annie Dickson-Vandervelde, a autora principal do estudo, citada em comunicado.

“Embora muitos planetas tenham sido descobertos através da missão Kepler e de outras missões semelhantes, quase todos [os mundos descoberto] são planetas ‘antigos’ (…) Este planeta é apenas o quarto ou o quinto exemplo até agora encontrado de um gigante tão longe da sua ‘estrela mãe”, e os teóricos estão a lutar para explicar como se formaram ou como foram lá parar”, explicou a cientista.

O gigante recém-nascido orbita uma estrela com apenas 5 milhões de anos, aproximadamente mil vezes mais jovem do que o Sol. O 2MASS 1155-7919 b orbita a sua estrela a 600 vezes a distância da Terra ao Sol.

Os cientistas não sabem ainda como é que um planeta tão jovem pode ter acabado tão longe da sua “estrela mãe”, esperando que novas imagens capturadas no futuro possam ajudar a compreender este mistério e a perceber como é que planetas destas dimensões podem acabar em órbitas tão amplas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está mesmo aqui ao lado carago!
    Vamos lá rapaziada!
    Vamos dar uma bista d`olhos e arrumar com a natureza e comer animais e popular aquilo cheio de malta bronca e inteligente, que dá uma sopa humana de parasitas, que em poucos anos o planeta bebé está todo acabadinho como este!

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …