Descoberto planeta bebé gigante a apenas 330 anos-luz da Terra

NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech)

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos, acaba de descobrir um enorme planeta recém-nascido. É mais próximo da Terra do que qualquer outro mundo da mesma idade até agora localizado.

O “planeta bebé”, batizado de 2MASS 1155-7919 b, encontra-se na Associação Epsilon Chamaeleontis e está apenas a 330 anos-luz da Terra, uma distância próxima em termos astronómicos, frisa a agência Europa Press, que dá conta que a equipa recorreu a dados do observatório espacial Gaia para descobrir este mundo.

De acordo com os cientistas, que publicaram recentemente a descoberta na revista científica Research Notes of the American Astronomical Society, este novo mundo pode ser muito útil no estudo da formação dos gigantes gasosos.

“O objeto escuro e frio que encontramos é muito jovem e tem apenas 10 vezes a massa de Júpiter, o que significa que, muito provavelmente, estamos a olhar para um planeta infantil, talvez esteja ainda a meio da sua formação”, disse Annie Dickson-Vandervelde, a autora principal do estudo, citada em comunicado.

“Embora muitos planetas tenham sido descobertos através da missão Kepler e de outras missões semelhantes, quase todos [os mundos descoberto] são planetas ‘antigos’ (…) Este planeta é apenas o quarto ou o quinto exemplo até agora encontrado de um gigante tão longe da sua ‘estrela mãe”, e os teóricos estão a lutar para explicar como se formaram ou como foram lá parar”, explicou a cientista.

O gigante recém-nascido orbita uma estrela com apenas 5 milhões de anos, aproximadamente mil vezes mais jovem do que o Sol. O 2MASS 1155-7919 b orbita a sua estrela a 600 vezes a distância da Terra ao Sol.

Os cientistas não sabem ainda como é que um planeta tão jovem pode ter acabado tão longe da sua “estrela mãe”, esperando que novas imagens capturadas no futuro possam ajudar a compreender este mistério e a perceber como é que planetas destas dimensões podem acabar em órbitas tão amplas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está mesmo aqui ao lado carago!
    Vamos lá rapaziada!
    Vamos dar uma bista d`olhos e arrumar com a natureza e comer animais e popular aquilo cheio de malta bronca e inteligente, que dá uma sopa humana de parasitas, que em poucos anos o planeta bebé está todo acabadinho como este!

RESPONDER

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …