Descoberto planeta bebé gigante a apenas 330 anos-luz da Terra

NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech)

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos, acaba de descobrir um enorme planeta recém-nascido. É mais próximo da Terra do que qualquer outro mundo da mesma idade até agora localizado.

O “planeta bebé”, batizado de 2MASS 1155-7919 b, encontra-se na Associação Epsilon Chamaeleontis e está apenas a 330 anos-luz da Terra, uma distância próxima em termos astronómicos, frisa a agência Europa Press, que dá conta que a equipa recorreu a dados do observatório espacial Gaia para descobrir este mundo.

De acordo com os cientistas, que publicaram recentemente a descoberta na revista científica Research Notes of the American Astronomical Society, este novo mundo pode ser muito útil no estudo da formação dos gigantes gasosos.

“O objeto escuro e frio que encontramos é muito jovem e tem apenas 10 vezes a massa de Júpiter, o que significa que, muito provavelmente, estamos a olhar para um planeta infantil, talvez esteja ainda a meio da sua formação”, disse Annie Dickson-Vandervelde, a autora principal do estudo, citada em comunicado.

“Embora muitos planetas tenham sido descobertos através da missão Kepler e de outras missões semelhantes, quase todos [os mundos descoberto] são planetas ‘antigos’ (…) Este planeta é apenas o quarto ou o quinto exemplo até agora encontrado de um gigante tão longe da sua ‘estrela mãe”, e os teóricos estão a lutar para explicar como se formaram ou como foram lá parar”, explicou a cientista.

O gigante recém-nascido orbita uma estrela com apenas 5 milhões de anos, aproximadamente mil vezes mais jovem do que o Sol. O 2MASS 1155-7919 b orbita a sua estrela a 600 vezes a distância da Terra ao Sol.

Os cientistas não sabem ainda como é que um planeta tão jovem pode ter acabado tão longe da sua “estrela mãe”, esperando que novas imagens capturadas no futuro possam ajudar a compreender este mistério e a perceber como é que planetas destas dimensões podem acabar em órbitas tão amplas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está mesmo aqui ao lado carago!
    Vamos lá rapaziada!
    Vamos dar uma bista d`olhos e arrumar com a natureza e comer animais e popular aquilo cheio de malta bronca e inteligente, que dá uma sopa humana de parasitas, que em poucos anos o planeta bebé está todo acabadinho como este!

RESPONDER

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …