Descoberto novo tubarão pré-histórico (e ninguém sabe como escapou por tanto tempo)

Kenshu Shimada

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova espécie de tubarão pré-histórico, graças aos seus dentes fossilizados. Um achado que está a surpreender pelo facto de só agora se ter chegado à existência deste parente afastado do tubarão-branco.

Com cerca de quatro metros de comprimento e dentes de 4,5 centímetros, o Megalolamna paradoxodon – o nome científico com que foi baptizado este novo tubarão – viveu há 20 milhões de anos, na época do Miocénico.

A sua descoberta foi possível graças à análise de cinco dentes fossilizados que foram encontrados nos EUA, no Perú e no Japão.

Estes dentes de cerca de 4,5 cm de comprimento permitiram à equipa liderada por Kenshu Shimada, professor na Universidade DePaul, nos EUA, chegar a esta espécie “excepcionalmente rara”, salienta o investigador no comunicado sobre o estudo

Este tubarão pré-histórico, que tinha dentes da frente do tipo de agarrar e dentes traseiros específicos para cortar, era um predador de peixes de média dimensão, explicam os autores no destaca no artigo publicado na Historical Biology.

Tinha um tamanho comparável ao tubarão-branco actual e era, de resto, do mesmo grupo deste, os lamniformes, onde se incluem algumas das mais conhecidas espécies destes temíveis predadores.

“É bastante surpreendente que um tubarão lamniforme tão grande, com uma distribuição global, se tenha evadido de reconhecimento até agora, especialmente porque há numerosas localidades do Miocénico onde os dentes fósseis de tubarão estão bem documentados”, salienta Kenshu Shimada.

Este tubarão pré-histórico pertence à classe dos Otodontidae, que inclui os já extintos  super-predadores megalodon, que podia atingir até 10 metros de comprimento, e o não menos temível tubarão “mega-dentado”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …