Descoberto novo tubarão pré-histórico (e ninguém sabe como escapou por tanto tempo)

Kenshu Shimada

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova espécie de tubarão pré-histórico, graças aos seus dentes fossilizados. Um achado que está a surpreender pelo facto de só agora se ter chegado à existência deste parente afastado do tubarão-branco.

Com cerca de quatro metros de comprimento e dentes de 4,5 centímetros, o Megalolamna paradoxodon – o nome científico com que foi baptizado este novo tubarão – viveu há 20 milhões de anos, na época do Miocénico.

A sua descoberta foi possível graças à análise de cinco dentes fossilizados que foram encontrados nos EUA, no Perú e no Japão.

Estes dentes de cerca de 4,5 cm de comprimento permitiram à equipa liderada por Kenshu Shimada, professor na Universidade DePaul, nos EUA, chegar a esta espécie “excepcionalmente rara”, salienta o investigador no comunicado sobre o estudo

Este tubarão pré-histórico, que tinha dentes da frente do tipo de agarrar e dentes traseiros específicos para cortar, era um predador de peixes de média dimensão, explicam os autores no destaca no artigo publicado na Historical Biology.

Tinha um tamanho comparável ao tubarão-branco actual e era, de resto, do mesmo grupo deste, os lamniformes, onde se incluem algumas das mais conhecidas espécies destes temíveis predadores.

“É bastante surpreendente que um tubarão lamniforme tão grande, com uma distribuição global, se tenha evadido de reconhecimento até agora, especialmente porque há numerosas localidades do Miocénico onde os dentes fósseis de tubarão estão bem documentados”, salienta Kenshu Shimada.

Este tubarão pré-histórico pertence à classe dos Otodontidae, que inclui os já extintos  super-predadores megalodon, que podia atingir até 10 metros de comprimento, e o não menos temível tubarão “mega-dentado”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Segunda vaga pode matar menos (mesmo com novos casos a disparar)

Os especialistas acreditam que a segunda vaga de covid-19 em Portugal vai ser menos letal, embora o número de novos casos diários possa vir a ser "muito elevado". Isto porque temos a lição mais bem …

BCP disponível para fusão com o Montepio

Na eventualidade de ser necessária uma intervenção, o Millennium BCP mostrou-se disponível para uma fusão com o Banco Montepio. Esta hipótese foi apresentada pela instituição bancária numa reunião com o ministro das Finanças, João Leão. O …

Otamendi mais 55 milhões. O negócio que pode levar Rúben Dias para o City

Rúben Dias está muito próximo de reforçar o Manchester City. O clube inglês oferece 55 milhões de euros mais Nicolás Otamendi em troca. A oficialização do acordo deve estar para breve. O Manchester City está muito …

Líbano: Após um mês no cargo, primeiro-ministro demite-se perante impasse político

O primeiro-ministro designado do Líbano, Mustapha Adib, demitiu-se este sábado do cargo numa altura de impasse político sobre a formação de Governo, um mês depois de ter sido nomeado e da violenta explosão no porto …

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …