Descoberto novo tubarão pré-histórico (e ninguém sabe como escapou por tanto tempo)

Kenshu Shimada

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova espécie de tubarão pré-histórico, graças aos seus dentes fossilizados. Um achado que está a surpreender pelo facto de só agora se ter chegado à existência deste parente afastado do tubarão-branco.

Com cerca de quatro metros de comprimento e dentes de 4,5 centímetros, o Megalolamna paradoxodon – o nome científico com que foi baptizado este novo tubarão – viveu há 20 milhões de anos, na época do Miocénico.

A sua descoberta foi possível graças à análise de cinco dentes fossilizados que foram encontrados nos EUA, no Perú e no Japão.

Estes dentes de cerca de 4,5 cm de comprimento permitiram à equipa liderada por Kenshu Shimada, professor na Universidade DePaul, nos EUA, chegar a esta espécie “excepcionalmente rara”, salienta o investigador no comunicado sobre o estudo

Este tubarão pré-histórico, que tinha dentes da frente do tipo de agarrar e dentes traseiros específicos para cortar, era um predador de peixes de média dimensão, explicam os autores no destaca no artigo publicado na Historical Biology.

Tinha um tamanho comparável ao tubarão-branco actual e era, de resto, do mesmo grupo deste, os lamniformes, onde se incluem algumas das mais conhecidas espécies destes temíveis predadores.

“É bastante surpreendente que um tubarão lamniforme tão grande, com uma distribuição global, se tenha evadido de reconhecimento até agora, especialmente porque há numerosas localidades do Miocénico onde os dentes fósseis de tubarão estão bem documentados”, salienta Kenshu Shimada.

Este tubarão pré-histórico pertence à classe dos Otodontidae, que inclui os já extintos  super-predadores megalodon, que podia atingir até 10 metros de comprimento, e o não menos temível tubarão “mega-dentado”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …