Descoberto novo tubarão pré-histórico (e ninguém sabe como escapou por tanto tempo)

Kenshu Shimada

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova espécie de tubarão pré-histórico, graças aos seus dentes fossilizados. Um achado que está a surpreender pelo facto de só agora se ter chegado à existência deste parente afastado do tubarão-branco.

Com cerca de quatro metros de comprimento e dentes de 4,5 centímetros, o Megalolamna paradoxodon – o nome científico com que foi baptizado este novo tubarão – viveu há 20 milhões de anos, na época do Miocénico.

A sua descoberta foi possível graças à análise de cinco dentes fossilizados que foram encontrados nos EUA, no Perú e no Japão.

Estes dentes de cerca de 4,5 cm de comprimento permitiram à equipa liderada por Kenshu Shimada, professor na Universidade DePaul, nos EUA, chegar a esta espécie “excepcionalmente rara”, salienta o investigador no comunicado sobre o estudo

Este tubarão pré-histórico, que tinha dentes da frente do tipo de agarrar e dentes traseiros específicos para cortar, era um predador de peixes de média dimensão, explicam os autores no destaca no artigo publicado na Historical Biology.

Tinha um tamanho comparável ao tubarão-branco actual e era, de resto, do mesmo grupo deste, os lamniformes, onde se incluem algumas das mais conhecidas espécies destes temíveis predadores.

“É bastante surpreendente que um tubarão lamniforme tão grande, com uma distribuição global, se tenha evadido de reconhecimento até agora, especialmente porque há numerosas localidades do Miocénico onde os dentes fósseis de tubarão estão bem documentados”, salienta Kenshu Shimada.

Este tubarão pré-histórico pertence à classe dos Otodontidae, que inclui os já extintos  super-predadores megalodon, que podia atingir até 10 metros de comprimento, e o não menos temível tubarão “mega-dentado”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …