Descoberto novo tubarão pré-histórico (e ninguém sabe como escapou por tanto tempo)

Kenshu Shimada

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Fósseis de dentes permitiram descobrir uma nova espécie de tubarão pré-histórico, o Megalolamna paradoxodon.

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova espécie de tubarão pré-histórico, graças aos seus dentes fossilizados. Um achado que está a surpreender pelo facto de só agora se ter chegado à existência deste parente afastado do tubarão-branco.

Com cerca de quatro metros de comprimento e dentes de 4,5 centímetros, o Megalolamna paradoxodon – o nome científico com que foi baptizado este novo tubarão – viveu há 20 milhões de anos, na época do Miocénico.

A sua descoberta foi possível graças à análise de cinco dentes fossilizados que foram encontrados nos EUA, no Perú e no Japão.

Estes dentes de cerca de 4,5 cm de comprimento permitiram à equipa liderada por Kenshu Shimada, professor na Universidade DePaul, nos EUA, chegar a esta espécie “excepcionalmente rara”, salienta o investigador no comunicado sobre o estudo

Este tubarão pré-histórico, que tinha dentes da frente do tipo de agarrar e dentes traseiros específicos para cortar, era um predador de peixes de média dimensão, explicam os autores no destaca no artigo publicado na Historical Biology.

Tinha um tamanho comparável ao tubarão-branco actual e era, de resto, do mesmo grupo deste, os lamniformes, onde se incluem algumas das mais conhecidas espécies destes temíveis predadores.

“É bastante surpreendente que um tubarão lamniforme tão grande, com uma distribuição global, se tenha evadido de reconhecimento até agora, especialmente porque há numerosas localidades do Miocénico onde os dentes fósseis de tubarão estão bem documentados”, salienta Kenshu Shimada.

Este tubarão pré-histórico pertence à classe dos Otodontidae, que inclui os já extintos  super-predadores megalodon, que podia atingir até 10 metros de comprimento, e o não menos temível tubarão “mega-dentado”.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.