Descoberto novo Tubarão Ninja minúsculo que brilha no escuro

Tubarão-Lanterna Ninja

Completamente pretos, como os Ninjas japoneses, minúsculos ao pé dos seus parentes próximos e fluorescentes. Eis a apresentação da nova espécie de tubarões que foi descoberta por investigadores norte-americanos.

Baptizado cientificamente como Etmopterus benchleyi, numa referência ao escritor Peter Benchley, o autor do livro “Jaws” que originou o filme de 1975 com o mesmo nome, esta nova espécie arrisca-se a ficar mais conhecida como Tubarão Ninja.

Isto porque estes tubarões têm a pele preta uniforme, em oposição às cores cinzentas e castanhas de outros tubarões-lanterna já conhecidos que têm capacidades de fluorescência e que se podem encontrar nos Oceanos Índico, Atlântico e Pacífico.

Outra característica diferente nesta nova espécie é o número e a disposição dos fotóforos (os órgãos minúsculos que lhes permitem brilhar no escuro) pelo corpo.

Os tubarões-lanterna têm os fotóforos distribuídos por todo o ventre, enquanto nesta nova espécie estão concentrados na cabeça, sendo em menor número.

Um dado que faz com que os investigadores tenham a ideia de que o Tubarão Ninja brilha menos do que os seus “primos”.

Outro detalhe relevante é a sua reduzida dimensão, quando comparados com os demais tubarões conhecidos – o temido tubarão-branco mede entre 5 e 7 metros de cumprimento, enquanto o Tubarão Ninja tem apenas cerca de meio metro.

Esta nova espécie de tubarões foi avistada, pela primeira vez, em 2010, mas só recentemente foi analisada em detalhe, tendo os resultados da investigação sido publicados no Journal of the Ocean Science Foundation.

Os investigadores encontraram apenas oito espécimes, que vivem no oceano profundo, pelo que continuam a ser um mistério, não se sabendo sequer o que comem.

A investigadora que liderou o estudo, Vicky Vásquez, do Centro de Pesquisa de Tubarões da Califórnia, explica em declarações à Fox News que a capacidade de fluorescência pode ser uma forma de camuflagem.

“O termo é conhecido como contra-eliminação. Para se poder visualizar, é como se se estivesse num barco, se olhasse para baixo e se visse a silhueta de algo. Não se sabendo o que é, mas vendo-se uma sombra na água. A ideia aqui é que estes tubarões tentam brilhar apenas o suficiente para eliminar essa sombra”, nota Vicky Vásquez.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …