Descoberto novo Tubarão Ninja minúsculo que brilha no escuro

Tubarão-Lanterna Ninja

Completamente pretos, como os Ninjas japoneses, minúsculos ao pé dos seus parentes próximos e fluorescentes. Eis a apresentação da nova espécie de tubarões que foi descoberta por investigadores norte-americanos.

Baptizado cientificamente como Etmopterus benchleyi, numa referência ao escritor Peter Benchley, o autor do livro “Jaws” que originou o filme de 1975 com o mesmo nome, esta nova espécie arrisca-se a ficar mais conhecida como Tubarão Ninja.

Isto porque estes tubarões têm a pele preta uniforme, em oposição às cores cinzentas e castanhas de outros tubarões-lanterna já conhecidos que têm capacidades de fluorescência e que se podem encontrar nos Oceanos Índico, Atlântico e Pacífico.

Outra característica diferente nesta nova espécie é o número e a disposição dos fotóforos (os órgãos minúsculos que lhes permitem brilhar no escuro) pelo corpo.

Os tubarões-lanterna têm os fotóforos distribuídos por todo o ventre, enquanto nesta nova espécie estão concentrados na cabeça, sendo em menor número.

Um dado que faz com que os investigadores tenham a ideia de que o Tubarão Ninja brilha menos do que os seus “primos”.

Outro detalhe relevante é a sua reduzida dimensão, quando comparados com os demais tubarões conhecidos – o temido tubarão-branco mede entre 5 e 7 metros de cumprimento, enquanto o Tubarão Ninja tem apenas cerca de meio metro.

Esta nova espécie de tubarões foi avistada, pela primeira vez, em 2010, mas só recentemente foi analisada em detalhe, tendo os resultados da investigação sido publicados no Journal of the Ocean Science Foundation.

Os investigadores encontraram apenas oito espécimes, que vivem no oceano profundo, pelo que continuam a ser um mistério, não se sabendo sequer o que comem.

A investigadora que liderou o estudo, Vicky Vásquez, do Centro de Pesquisa de Tubarões da Califórnia, explica em declarações à Fox News que a capacidade de fluorescência pode ser uma forma de camuflagem.

“O termo é conhecido como contra-eliminação. Para se poder visualizar, é como se se estivesse num barco, se olhasse para baixo e se visse a silhueta de algo. Não se sabendo o que é, mas vendo-se uma sombra na água. A ideia aqui é que estes tubarões tentam brilhar apenas o suficiente para eliminar essa sombra”, nota Vicky Vásquez.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …