Descoberto novo Tubarão Ninja minúsculo que brilha no escuro

Tubarão-Lanterna Ninja

Completamente pretos, como os Ninjas japoneses, minúsculos ao pé dos seus parentes próximos e fluorescentes. Eis a apresentação da nova espécie de tubarões que foi descoberta por investigadores norte-americanos.

Baptizado cientificamente como Etmopterus benchleyi, numa referência ao escritor Peter Benchley, o autor do livro “Jaws” que originou o filme de 1975 com o mesmo nome, esta nova espécie arrisca-se a ficar mais conhecida como Tubarão Ninja.

Isto porque estes tubarões têm a pele preta uniforme, em oposição às cores cinzentas e castanhas de outros tubarões-lanterna já conhecidos que têm capacidades de fluorescência e que se podem encontrar nos Oceanos Índico, Atlântico e Pacífico.

Outra característica diferente nesta nova espécie é o número e a disposição dos fotóforos (os órgãos minúsculos que lhes permitem brilhar no escuro) pelo corpo.

Os tubarões-lanterna têm os fotóforos distribuídos por todo o ventre, enquanto nesta nova espécie estão concentrados na cabeça, sendo em menor número.

Um dado que faz com que os investigadores tenham a ideia de que o Tubarão Ninja brilha menos do que os seus “primos”.

Outro detalhe relevante é a sua reduzida dimensão, quando comparados com os demais tubarões conhecidos – o temido tubarão-branco mede entre 5 e 7 metros de cumprimento, enquanto o Tubarão Ninja tem apenas cerca de meio metro.

Esta nova espécie de tubarões foi avistada, pela primeira vez, em 2010, mas só recentemente foi analisada em detalhe, tendo os resultados da investigação sido publicados no Journal of the Ocean Science Foundation.

Os investigadores encontraram apenas oito espécimes, que vivem no oceano profundo, pelo que continuam a ser um mistério, não se sabendo sequer o que comem.

A investigadora que liderou o estudo, Vicky Vásquez, do Centro de Pesquisa de Tubarões da Califórnia, explica em declarações à Fox News que a capacidade de fluorescência pode ser uma forma de camuflagem.

“O termo é conhecido como contra-eliminação. Para se poder visualizar, é como se se estivesse num barco, se olhasse para baixo e se visse a silhueta de algo. Não se sabendo o que é, mas vendo-se uma sombra na água. A ideia aqui é que estes tubarões tentam brilhar apenas o suficiente para eliminar essa sombra”, nota Vicky Vásquez.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …