Descoberto novo método para reverter a calvície

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, identificou vias moleculares de sinalização que impedem o crescimento de pêlo na pele lesada, descoberta que pode ajudar na procura de melhores métodos para reverter a calvície. 

Para a investigação, na semana passada publicada na revista Nature, os especialistas ativaram a via de sinalização de sonic hedgehog (SHH), via que é utilizada pelas células para se comunicarem. Os cientistas sabem que esta via é muito ativa durante os estágios iniciais de desenvolvimento do feto humano, quando os folículos pilosos se formam, mas acaba por se estagnar na pele lesada em adultos saudáveis.

“Identificamos que a ativação da via SHH restabelece um nicho dérmico regenerativo, chamado ‘papila dérmica’, que é necessário e suficiente para a neocolisia dos folículos pilosos (HFN)”, escreveram os autores em seu trabalho.

“Os nossos resultados demonstram que a estimulação de fibroblastos através da via de SHH pode ativar o crescimento do cabelo não visto anteriormente após a cicatrização de feridas”, disse a investigadora principal do estudo, Mayumi Ito, professor do Departamento de Dermatologia do Centro de Saúde de Langone.

A cientista disse ainda que espera que o trabalho possa ajudar a atingir o seu principal objetivo, que passa por fazer com que a pele madura regresse ao seu estado embrionário, de modo a produzir novos folículos pilosos, não só no caso da pele lesada, como também nas pessoas que foram ficando carecas com o envelhecimento.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vários enjoos “anormais” a bordo dos novos aviões da TAP

Vários episódios "anormais" de má disposição, enjoos e vómitos foram registados bordo dos novos aviões da TAP Airbus A330neo nos últimos meses, escreve a TSF. De acordo com a rádio, que avança com a notícia …

GNR detém suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos

Numa megaoperação levada a cabo pela GNR, foram detidos 13 suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos. As rusgas estão a ser feitas em Lisboa e na Margem Sul. A Guarda Nacional Republicana …

Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

A secretária de Estado da Justiça fala no "fenómeno" dos cidadãos que vão aos "mesmos serviços, à mesma hora" para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão. Os problemas de atendimento nos registos para tratar do …

EUA impõem duras sanções ao Irão. Zarif diz que estão "sedentos por uma guerra"

O Presidente dos EUA assinou esta segunda-feira um decreto que, referiu, impõe sanções "duras" dirigidas ao Guia Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, e círculo próximo, além de um reforço generalizado das medidas punitivas à …

Maternidade Alfredo da Costa só tem anestesistas para cinco dias de urgências em agosto

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) só tem anestesistas para cinco dias de urgências no mês de agosto, escreve o Público esta terça-feira.   De acordo com o matutino, que ouviu várias fontes, a Administração Regional …

Funcionários judiciais querem paralisar tribunais. Inspetores da PJ fazem ultimato

A paralisação de cinco dias alternados começa esta terça-feira e vai até 12 de julho. Os inspetoras da PJ dizem que também fazem greve se não obterem resposta da ministra até ao fim de semana. Esta …

Eduardo regressa ao Sporting de Braga

O guarda-redes é o novo reforço do Sporting de Braga, tendo assinado por duas temporadas, informou esta segunda-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Eduardo, que completa 37 anos em setembro, regressa assim ao …

Austronautas aterram no Cazaquistão após missão na Estação Orbital Internacional

Três astronautas regressaram à Terra, esta terça-feira, depois de uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A astronauta norte-americana Anne McClain, o russo Oleg Kononenko e o canadiano David Saint-Jacques pousaram …

IEFP paga até 6500 euros a emigrantes que regressem a Portugal

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem reservados 10 milhões de euros para os emigrantes ou luso-descendentes que queiram regressar a Portugal, podendo o apoio chegar a 6536,4 euros por família. Estão em …

Dois caças chocaram na Alemanha. Um dos pilotos morreu

Dois caças Eurofighters da Força Aérea Alemã chocaram na região do Meclenburgo-Pomerânia, no norte da Alemanha, esta segunda-feira. Um dos pilotos morreu. Os dois aparelhos, pertencentes às Forças Armadas alemãs, embateram junto ao lago Mueritz, perto …