/

Descoberto novo método para reverter a calvície

1

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, identificou vias moleculares de sinalização que impedem o crescimento de pêlo na pele lesada, descoberta que pode ajudar na procura de melhores métodos para reverter a calvície. 

Para a investigação, na semana passada publicada na revista Nature, os especialistas ativaram a via de sinalização de sonic hedgehog (SHH), via que é utilizada pelas células para se comunicarem. Os cientistas sabem que esta via é muito ativa durante os estágios iniciais de desenvolvimento do feto humano, quando os folículos pilosos se formam, mas acaba por se estagnar na pele lesada em adultos saudáveis.

“Identificamos que a ativação da via SHH restabelece um nicho dérmico regenerativo, chamado ‘papila dérmica’, que é necessário e suficiente para a neocolisia dos folículos pilosos (HFN)”, escreveram os autores em seu trabalho.

“Os nossos resultados demonstram que a estimulação de fibroblastos através da via de SHH pode ativar o crescimento do cabelo não visto anteriormente após a cicatrização de feridas”, disse a investigadora principal do estudo, Mayumi Ito, professor do Departamento de Dermatologia do Centro de Saúde de Langone.

A cientista disse ainda que espera que o trabalho possa ajudar a atingir o seu principal objetivo, que passa por fazer com que a pele madura regresse ao seu estado embrionário, de modo a produzir novos folículos pilosos, não só no caso da pele lesada, como também nas pessoas que foram ficando carecas com o envelhecimento.

ZAP // RT

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.