Descoberto no Egipto túmulo cheio de múmias com mais de 3000 anos

O governo do Egipto anunciou a descoberta na cidade de Luxor, no sul do país, de um túmulo da época faraónica, no qual está sepultado um ourives da realeza que viveu há mais de 3.500 anos, durante o reinado da 18.ª dinastia.

A sepultura pertence à 18ª dinastia do Império Novo, no século XV antes de Cristo, e inclui um pátio com um nicho onde se encontra a estátua do ourives Amenemhat, da sua mulher e dos seus filhos.

O túmulo foi descoberto por arqueólogos egípcios na necrópole de Dra Abu el-Naga, situada no vale dos Reis, em Luxor, na margem ocidental do rio Nilo, num cemitério onde se encontram sepultados nobres egípcios e altos funcionários do Governo do Antigo Egipto.

Segundo o ministro das Antiguidades do país, Khaled el-Anany, o túmulo, que além das estátuas do ourives e da sua mulher continha uma máscara funerária, estátuas jóias e outros objetos, encontra-se deteriorado.

Um poço existente na tumba continha ainda dezenas de múmias de egípcios, que  terão vivido durante a 21.ª e a 22.ª dinastias. “Continuamos a trabalhar para descobrir mais objectos”, disse à Reuters o ministro.

O anúncio da descoberta foi planeado para impulsionar o turismo no Egipto, que se encontra em lenta recuperação depois de a instabilidade política na região ter causado nos últimos anos preocupações com a segurança dos visitantes – que outrora procuravam avidamente uma selfie junto às pirâmides de Gizé.

ZAP // Lusa / Reuters

PARTILHAR

RESPONDER

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …

Decisão histórica. Restaurante de Paul Bocuse perde uma estrela

Esta sexta-feira, o Guia Michelin confirmou que retirou, da sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse. O icónico restaurante L’Auberge du Pont de Collonge, do falecido chef Paul Bocuse, vai perder …

Porto 1-2 Braga | “Guerreiros” de aço gelam Dragão

O SC Braga venceu um jogo no palco do Dragão em duelos do campeonato 15 anos depois. No embate que abriu as contas da 17ª jornada, a última da primeira volta da Liga NOS, os …

Jovem de 17 anos morreu com Síndrome do Choque Tóxico provocada por um tampão

Na semana passada, uma jovem belga morreu vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave. No dia 6 de janeiro, Maëlle, uma jovem …

Greenpeace aparece em lista de grupos extremistas da polícia britânica

A organização ambientalista Greenpeae aparece numa lista de grupos extremistas da polícia britânica, ao lado de símbolos neonazis. Uma lista da unidade de contraterrorismo da polícia do Reino Unido inclui a Greenpeace como uma organização extremista. …