Descoberto no Egipto túmulo cheio de múmias com mais de 3000 anos

O governo do Egipto anunciou a descoberta na cidade de Luxor, no sul do país, de um túmulo da época faraónica, no qual está sepultado um ourives da realeza que viveu há mais de 3.500 anos, durante o reinado da 18.ª dinastia.

A sepultura pertence à 18ª dinastia do Império Novo, no século XV antes de Cristo, e inclui um pátio com um nicho onde se encontra a estátua do ourives Amenemhat, da sua mulher e dos seus filhos.

O túmulo foi descoberto por arqueólogos egípcios na necrópole de Dra Abu el-Naga, situada no vale dos Reis, em Luxor, na margem ocidental do rio Nilo, num cemitério onde se encontram sepultados nobres egípcios e altos funcionários do Governo do Antigo Egipto.

Segundo o ministro das Antiguidades do país, Khaled el-Anany, o túmulo, que além das estátuas do ourives e da sua mulher continha uma máscara funerária, estátuas jóias e outros objetos, encontra-se deteriorado.

Um poço existente na tumba continha ainda dezenas de múmias de egípcios, que  terão vivido durante a 21.ª e a 22.ª dinastias. “Continuamos a trabalhar para descobrir mais objectos”, disse à Reuters o ministro.

O anúncio da descoberta foi planeado para impulsionar o turismo no Egipto, que se encontra em lenta recuperação depois de a instabilidade política na região ter causado nos últimos anos preocupações com a segurança dos visitantes – que outrora procuravam avidamente uma selfie junto às pirâmides de Gizé.

ZAP // Lusa / Reuters

PARTILHAR

RESPONDER

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …