/

Descoberto pássaro metade fêmea metade macho. Foi “como ver um unicórnio”

6

Facebook / Powdermill Nature Reserve

Um raro pássaro, cujo lado esquerdo corresponde a uma fêmea e o lado direito a um macho, foi descoberto recentemente por cientistas do Powdermill Nature Reserve, o centro de pesquisas do Museu Carnegie de História Natural da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O animal em causa pertence à espécie Pheucticus ludovicianus e foi avistado no passado dia 24 de setembro, segundo relataram os cientistas do centro norte-americano.

Em comunicado, os cientistas explicam que a ave sofre de uma anomalia genética, conhecida como ginandromorfismo, que representa um mesmo organismo com características masculinas e femininas.

A diferença entre os dois lados da ave é claramente visível graças à cor da suas plumas: a sua asa do lado masculino é preta externamente e rosa internamente, ao passo que a asa parte feminina é castanha externamente e amarela internamente.

As plumas da cauda evidenciam também diferenças claras.

A condição genética deste animal é extremamente rara: a reserva norte-americano registou menos de dez espécimes, incluindo o agora anunciado, com ginandromorfismo durante os mais de 60 anos em que monitoriza esta espécie.

Annie Lindsay, responsável pelo programa de reserva, disse que todos os investigadores ficaram surpresos com a descoberta: “Toda a equipa ficou muito animada em ver tal raridade de perto (…) Um dos membros da equipa descreveu o achado como ‘ver um unicórnio”, disse ainda, citada pelo portal Popular Mechanics.

Sobre a capacidade de reprodução deste espécime, os cientistas adiantaram que, teoricamente, o animal pode fazê-lo se encontrar um macho, uma vez que o ovário esquerdo é, por norma, o funcional entre as aves e o lado esquerdo deste pássaro corresponde à parte feminina.

ZAP //

6 Comments

  1. Ui que os ideólogos da neutralidade de género vão já usar esta aberração como prova de que o género é uma construção social.

  2. Não é de sexo, porque esta ave não pertence nem ao sexo masculino nem ao feminino! É híbrida! Situações como esta é que deram origem à controversa designação de “género”.

    • Híbrido seria se fosse o resultado do cruzamento entre duas espécies por exemplo o cruzamento entre um cavalo e uma burra se for masculino é o chamado Macho e feminino é uma mula… São mais resistentes normalmente mas não se reproduzem, há vários exemplos como por exemplo aqueles patos brancos que se usam para carne, crescem muito mas também não põem ovos ou acasalam
      Neste caso é um animal que por um acaso genético apresenta 2 sexos e portanto um ginandromorfos bilaterais

  3. Muito obrigada pelo seu esclarecimento. Mas, pela notícia, não ficamos a saber a origem desta avis raris e da forma como se reproduz, se houver um macho. Põe ovos? Não sendo, até parece que resultou de um cruzamento de espécies diferentes e que não é passível de se reproduzir.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.