Descoberto pássaro metade fêmea metade macho. Foi “como ver um unicórnio”

Facebook / Powdermill Nature Reserve

Um raro pássaro, cujo lado esquerdo corresponde a uma fêmea e o lado direito a um macho, foi descoberto recentemente por cientistas do Powdermill Nature Reserve, o centro de pesquisas do Museu Carnegie de História Natural da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O animal em causa pertence à espécie Pheucticus ludovicianus e foi avistado no passado dia 24 de setembro, segundo relataram os cientistas do centro norte-americano.

Em comunicado, os cientistas explicam que a ave sofre de uma anomalia genética, conhecida como ginandromorfismo, que representa um mesmo organismo com características masculinas e femininas.

A diferença entre os dois lados da ave é claramente visível graças à cor da suas plumas: a sua asa do lado masculino é preta externamente e rosa internamente, ao passo que a asa parte feminina é castanha externamente e amarela internamente.

As plumas da cauda evidenciam também diferenças claras.

A condição genética deste animal é extremamente rara: a reserva norte-americano registou menos de dez espécimes, incluindo o agora anunciado, com ginandromorfismo durante os mais de 60 anos em que monitoriza esta espécie.

Annie Lindsay, responsável pelo programa de reserva, disse que todos os investigadores ficaram surpresos com a descoberta: “Toda a equipa ficou muito animada em ver tal raridade de perto (…) Um dos membros da equipa descreveu o achado como ‘ver um unicórnio”, disse ainda, citada pelo portal Popular Mechanics.

Sobre a capacidade de reprodução deste espécime, os cientistas adiantaram que, teoricamente, o animal pode fazê-lo se encontrar um macho, uma vez que o ovário esquerdo é, por norma, o funcional entre as aves e o lado esquerdo deste pássaro corresponde à parte feminina.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ui que os ideólogos da neutralidade de género vão já usar esta aberração como prova de que o género é uma construção social.

  2. Não é de sexo, porque esta ave não pertence nem ao sexo masculino nem ao feminino! É híbrida! Situações como esta é que deram origem à controversa designação de “género”.

    • Híbrido seria se fosse o resultado do cruzamento entre duas espécies por exemplo o cruzamento entre um cavalo e uma burra se for masculino é o chamado Macho e feminino é uma mula… São mais resistentes normalmente mas não se reproduzem, há vários exemplos como por exemplo aqueles patos brancos que se usam para carne, crescem muito mas também não põem ovos ou acasalam
      Neste caso é um animal que por um acaso genético apresenta 2 sexos e portanto um ginandromorfos bilaterais

  3. Muito obrigada pelo seu esclarecimento. Mas, pela notícia, não ficamos a saber a origem desta avis raris e da forma como se reproduz, se houver um macho. Põe ovos? Não sendo, até parece que resultou de um cruzamento de espécies diferentes e que não é passível de se reproduzir.

RESPONDER

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …