Descoberto pássaro metade fêmea metade macho. Foi “como ver um unicórnio”

Facebook / Powdermill Nature Reserve

Um raro pássaro, cujo lado esquerdo corresponde a uma fêmea e o lado direito a um macho, foi descoberto recentemente por cientistas do Powdermill Nature Reserve, o centro de pesquisas do Museu Carnegie de História Natural da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O animal em causa pertence à espécie Pheucticus ludovicianus e foi avistado no passado dia 24 de setembro, segundo relataram os cientistas do centro norte-americano.

Em comunicado, os cientistas explicam que a ave sofre de uma anomalia genética, conhecida como ginandromorfismo, que representa um mesmo organismo com características masculinas e femininas.

A diferença entre os dois lados da ave é claramente visível graças à cor da suas plumas: a sua asa do lado masculino é preta externamente e rosa internamente, ao passo que a asa parte feminina é castanha externamente e amarela internamente.

As plumas da cauda evidenciam também diferenças claras.

A condição genética deste animal é extremamente rara: a reserva norte-americano registou menos de dez espécimes, incluindo o agora anunciado, com ginandromorfismo durante os mais de 60 anos em que monitoriza esta espécie.

Annie Lindsay, responsável pelo programa de reserva, disse que todos os investigadores ficaram surpresos com a descoberta: “Toda a equipa ficou muito animada em ver tal raridade de perto (…) Um dos membros da equipa descreveu o achado como ‘ver um unicórnio”, disse ainda, citada pelo portal Popular Mechanics.

Sobre a capacidade de reprodução deste espécime, os cientistas adiantaram que, teoricamente, o animal pode fazê-lo se encontrar um macho, uma vez que o ovário esquerdo é, por norma, o funcional entre as aves e o lado esquerdo deste pássaro corresponde à parte feminina.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ui que os ideólogos da neutralidade de género vão já usar esta aberração como prova de que o género é uma construção social.

  2. Não é de sexo, porque esta ave não pertence nem ao sexo masculino nem ao feminino! É híbrida! Situações como esta é que deram origem à controversa designação de “género”.

    • Híbrido seria se fosse o resultado do cruzamento entre duas espécies por exemplo o cruzamento entre um cavalo e uma burra se for masculino é o chamado Macho e feminino é uma mula… São mais resistentes normalmente mas não se reproduzem, há vários exemplos como por exemplo aqueles patos brancos que se usam para carne, crescem muito mas também não põem ovos ou acasalam
      Neste caso é um animal que por um acaso genético apresenta 2 sexos e portanto um ginandromorfos bilaterais

  3. Muito obrigada pelo seu esclarecimento. Mas, pela notícia, não ficamos a saber a origem desta avis raris e da forma como se reproduz, se houver um macho. Põe ovos? Não sendo, até parece que resultou de um cruzamento de espécies diferentes e que não é passível de se reproduzir.

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …