Descoberto cemitério de antigos répteis voadores no deserto de Atacama

Universidad de Chile

Um paleontólogo a trabalhar no deserto de Atacama, no Chile

Cientistas no Chile dizem ter descoberto um cemitério raro com ossos bem preservados de antigos répteis voadores, que percorreram o deserto de Atacama há mais de 100 milhões de anos.

Os restos pertencem a pterossauros, criaturas voadoras que viviam na altura dos dinossauros, tinham uma longa envergadura de asas e alimentavam-se filtrando a água através de dentes longos e finos, semelhantes aos flamingos.

O grupo de cientistas, liderado por Jhonatan Alarcon, investigador da Universidade do Chile, procura há anos os pterossauros, mas esta descoberta superou as suas expectativas, de acordo com a Reuters.

“Isto tem relevância internacional porque estes tipos de descobertas são relativamente raras”, realçou Alarcon. “Em quase todo o mundo, os restos de pterossauro que são encontrados estão isolados”.

A descoberta deste cemitério raro permitirá aos cientistas estudar os hábitos do pterossauro, e não apenas a sua anatomia, notou o investigador.

“Vamos conseguir determinar como eram compostos os grupos destes animais, e se criavam ou não os seus bebés”, acrescentou Alarcon.

Outra surpresa inesperada para os investigadores, foi o quão bem conservados estavam ossos descobertos.

Universidad de Chile

Um fóssil de pterossauro na colina ‘Tormento’, no deserto do Atacama

“A maioria dos ossos de pterossauros que são encontrados estão estragados, partidos”, sublinhou David Rubilar, chefe de paleontologia no Museu de História Nacional do Chile. “No entanto, conseguimos recuperar ossos tridimensionais preservados a partir deste sítio”.

Os fósseis foram encontrados a 65 km de outro local, onde também já tinham sido desenterrados restos de pterossauros. Este novo estudo apoia a hipótese dos cientistas de que os pterossauros foram outrora disseminados no norte do Chile.

 


Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.