Descoberto castelo viking com mil anos na Dinamarca

(dr) Kort og Matrikelstyrelsen

Recosnstituição 3D da fortaleza viking de Borgring, na ilha da Zelândia, na Dinamarca

Arqueólogos dinamarqueses descobriram uma fortaleza viking, antes desconhecida, que data do século X. Segundo o novo estudo publicado na revista Antiquity, a arquitetura extremamente avançada da estrutura indica que os nórdicos não eram vagabundos ou piratas primitivos.

“A descoberta desta fortaleza foi uma verdadeira investigação misteriosa para nós”, destacou o arqueólogo Soren Sindbaek, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

As primeiras fortalezas deste tipo, designadas pelos arqueólogos como castelos vikings em anel, foram descobertas na Dinamarca nos anos 30 do século passado.

Cada tal fortaleza era construída conforme um “plano tipo” — tinha quatro entradas, localizadas perpendicularmente uma à outra, duas ruas cruzadas precisamente no centro da estrutura e algumas “casas alongadas”, residências de vikings, entre outros edifícios.

No total, sublinha Soren Sindbaek, os arqueólogos descobriram cinco dessas fortificações em várias regiões da Dinamarca e no sul da Suécia – mas ainda não têm informações sobre o propósito e data de construção das fortalezas. O estudo das últimas revelou que os vikings, para além de saberem lutar, também sabiam construir.

Os vestígios apagados da história

Sindbaek e os seus colegas encontraram vestígios de mais uma fortaleza viking na ilha de Zelândia, na Dinamarca, mas deram por falta de parte das fortificações em lugares “evidentes”, onde devia haver tais castelos em anel.

Deste modo, o cientista estudou mapas topográficos a três dimensões daquelas regiões da Dinamarca onde deviam estar situadas as fortificações, assim como imagens de radar das camadas superiores do solo.

Graças a estes métodos, foi descoberta a fortificação de Borgring, na ilha de Zelândia, cuja história difere significativamente em comparação com outros castelos em anel, portanto o estudo completo da fortaleza demorou três anos após ter sido descoberta em 2014.

Thue C. Leibrandt / wikimedia

A perfeita forma circular do castelo significa que além de servir fortificação militar, era símbolo político do poder do rei

Segundo os especialistas, os vikings moraram no castelo durante várias gerações em vez de o abandonar após um ou dois séculos, como costumavam fazer com outras fortificações, o que indica que o castelo tinha um estatuto especial.

A perfeita forma circular do castelo de Borgring, e de outros em anel, significa que além de servirem de fortificações militares, eram símbolos políticos do poder do rei que submeteu e uniu toda a Dinamarca.

 

Caso a hipótese seja comprovada, no país devem existir vestígios de mais quatro castelos, a 50 ou 70 quilómetros do castelo de Borgring e dos outros. Os cientistas esperam que as próximas análises de imagens de radar ajudem a encontrar essas fortificações e a entender que papel desempenhavam na vida política da Dinamarca, há mais de um mil de anos.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estas aspirais podem ser sobras de algum trabalho de escultura, se é que eles já dominavam a técnica de tornear peças brutas.

  2. Claro que os vikings eram vagabundos, primitivos e bandidos…. mas continuem lá com estorinhas para tentar mostrar o contrário!…

RESPONDER

Erupção que destruiu Pompeia pode ter acontecido dois meses mais tarde

Esta terça-feira, as autoridades italianas anunciaram que a erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, em 79 a.C., pode ter acontecido dois meses mais tarde do que pensavam os cientistas. Até agora, pensava-se que …

Cientistas captam "cantar" de plataformas de gelo na Antártida

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, a "cantar". Os tons sísmicos podem ser usados para monitorizar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registaram sons extraordinários …

Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta - a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra. …

Primeira missão europeia a Mercúrio lançada com cientista e tecnologia portuguesas

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira …

Sertanense vs Benfica | Águias passam sem dificuldade

O Benfica venceu hoje o Sertanense, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que Jonas voltou a ser titular e a marcar ao fim …

Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? "O que fazer, se é mais barato?" A Venezuela atravessa, desde 2014, uma …

Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de migrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança …

Rendas vão ter duração mínima de um ano

Apresentada pelo PS, a medida já foi aprovada e prevê que contratos de arrendamento tenham um prazo mínimo de um ano e que se renovem por mais três anos, não havendo dados em contrário. O Parlamento …