Descoberto castelo viking com mil anos na Dinamarca

(dr) Kort og Matrikelstyrelsen

Recosnstituição 3D da fortaleza viking de Borgring, na ilha da Zelândia, na Dinamarca

Arqueólogos dinamarqueses descobriram uma fortaleza viking, antes desconhecida, que data do século X. Segundo o novo estudo publicado na revista Antiquity, a arquitetura extremamente avançada da estrutura indica que os nórdicos não eram vagabundos ou piratas primitivos.

“A descoberta desta fortaleza foi uma verdadeira investigação misteriosa para nós”, destacou o arqueólogo Soren Sindbaek, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

As primeiras fortalezas deste tipo, designadas pelos arqueólogos como castelos vikings em anel, foram descobertas na Dinamarca nos anos 30 do século passado.

Cada tal fortaleza era construída conforme um “plano tipo” — tinha quatro entradas, localizadas perpendicularmente uma à outra, duas ruas cruzadas precisamente no centro da estrutura e algumas “casas alongadas”, residências de vikings, entre outros edifícios.

No total, sublinha Soren Sindbaek, os arqueólogos descobriram cinco dessas fortificações em várias regiões da Dinamarca e no sul da Suécia – mas ainda não têm informações sobre o propósito e data de construção das fortalezas. O estudo das últimas revelou que os vikings, para além de saberem lutar, também sabiam construir.

Os vestígios apagados da história

Sindbaek e os seus colegas encontraram vestígios de mais uma fortaleza viking na ilha de Zelândia, na Dinamarca, mas deram por falta de parte das fortificações em lugares “evidentes”, onde devia haver tais castelos em anel.

Deste modo, o cientista estudou mapas topográficos a três dimensões daquelas regiões da Dinamarca onde deviam estar situadas as fortificações, assim como imagens de radar das camadas superiores do solo.

Graças a estes métodos, foi descoberta a fortificação de Borgring, na ilha de Zelândia, cuja história difere significativamente em comparação com outros castelos em anel, portanto o estudo completo da fortaleza demorou três anos após ter sido descoberta em 2014.

Thue C. Leibrandt / wikimedia

A perfeita forma circular do castelo significa que além de servir fortificação militar, era símbolo político do poder do rei

Segundo os especialistas, os vikings moraram no castelo durante várias gerações em vez de o abandonar após um ou dois séculos, como costumavam fazer com outras fortificações, o que indica que o castelo tinha um estatuto especial.

A perfeita forma circular do castelo de Borgring, e de outros em anel, significa que além de servirem de fortificações militares, eram símbolos políticos do poder do rei que submeteu e uniu toda a Dinamarca.

 

Caso a hipótese seja comprovada, no país devem existir vestígios de mais quatro castelos, a 50 ou 70 quilómetros do castelo de Borgring e dos outros. Os cientistas esperam que as próximas análises de imagens de radar ajudem a encontrar essas fortificações e a entender que papel desempenhavam na vida política da Dinamarca, há mais de um mil de anos.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estas aspirais podem ser sobras de algum trabalho de escultura, se é que eles já dominavam a técnica de tornear peças brutas.

  2. Claro que os vikings eram vagabundos, primitivos e bandidos…. mas continuem lá com estorinhas para tentar mostrar o contrário!…

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …