Descoberto castelo viking com mil anos na Dinamarca

(dr) Kort og Matrikelstyrelsen

Recosnstituição 3D da fortaleza viking de Borgring, na ilha da Zelândia, na Dinamarca

Arqueólogos dinamarqueses descobriram uma fortaleza viking, antes desconhecida, que data do século X. Segundo o novo estudo publicado na revista Antiquity, a arquitetura extremamente avançada da estrutura indica que os nórdicos não eram vagabundos ou piratas primitivos.

“A descoberta desta fortaleza foi uma verdadeira investigação misteriosa para nós”, destacou o arqueólogo Soren Sindbaek, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

As primeiras fortalezas deste tipo, designadas pelos arqueólogos como castelos vikings em anel, foram descobertas na Dinamarca nos anos 30 do século passado.

Cada tal fortaleza era construída conforme um “plano tipo” — tinha quatro entradas, localizadas perpendicularmente uma à outra, duas ruas cruzadas precisamente no centro da estrutura e algumas “casas alongadas”, residências de vikings, entre outros edifícios.

No total, sublinha Soren Sindbaek, os arqueólogos descobriram cinco dessas fortificações em várias regiões da Dinamarca e no sul da Suécia – mas ainda não têm informações sobre o propósito e data de construção das fortalezas. O estudo das últimas revelou que os vikings, para além de saberem lutar, também sabiam construir.

Os vestígios apagados da história

Sindbaek e os seus colegas encontraram vestígios de mais uma fortaleza viking na ilha de Zelândia, na Dinamarca, mas deram por falta de parte das fortificações em lugares “evidentes”, onde devia haver tais castelos em anel.

Deste modo, o cientista estudou mapas topográficos a três dimensões daquelas regiões da Dinamarca onde deviam estar situadas as fortificações, assim como imagens de radar das camadas superiores do solo.

Graças a estes métodos, foi descoberta a fortificação de Borgring, na ilha de Zelândia, cuja história difere significativamente em comparação com outros castelos em anel, portanto o estudo completo da fortaleza demorou três anos após ter sido descoberta em 2014.

Thue C. Leibrandt / wikimedia

A perfeita forma circular do castelo significa que além de servir fortificação militar, era símbolo político do poder do rei

Segundo os especialistas, os vikings moraram no castelo durante várias gerações em vez de o abandonar após um ou dois séculos, como costumavam fazer com outras fortificações, o que indica que o castelo tinha um estatuto especial.

A perfeita forma circular do castelo de Borgring, e de outros em anel, significa que além de servirem de fortificações militares, eram símbolos políticos do poder do rei que submeteu e uniu toda a Dinamarca.

 

Caso a hipótese seja comprovada, no país devem existir vestígios de mais quatro castelos, a 50 ou 70 quilómetros do castelo de Borgring e dos outros. Os cientistas esperam que as próximas análises de imagens de radar ajudem a encontrar essas fortificações e a entender que papel desempenhavam na vida política da Dinamarca, há mais de um mil de anos.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estas aspirais podem ser sobras de algum trabalho de escultura, se é que eles já dominavam a técnica de tornear peças brutas.

  2. Claro que os vikings eram vagabundos, primitivos e bandidos…. mas continuem lá com estorinhas para tentar mostrar o contrário!…

RESPONDER

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Até às 16 horas, só votaram 23,37% dos eleitores

As eleições para o Parlamento Europeu, que decorrem desde as 08h00 deste domingo em Portugal, registaram uma afluência às urnas de 23,37% até às 16:00, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. A percentagem …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …