Descoberto no Reino Unido um dos mais antigos capacetes Viking

Universidade de Durham

Um capacete encontrado há quase 70 anos no Reino Unido é afinal um dos mais antigos capacetes Viking praticamente inteiros algumas vez encontrados. Apenas foi descoberto mais um, na Noruega.

Após a reavaliação de um capacete descoberto em Yarm, em Stockton on Tees, Inglaterra, uma equipa de investigadores acredita que este trata-se do mais antigo capacete anglo-escandinavo alguma vez encontrado nas Ilhas Britânicas. A peça de armadura foi inicialmente descoberta nos anos 50 por trabalhadores.

O achado é um dos dois únicos capacetes Viking quase completos encontrados. O portal Ancient-Origins escreve que esta descoberta pode ajudar os arqueólogos a compreender melhor a evolução do capacete na Era Viking e na Idade Média.

O capacete é feito de tiras e placas de ferro, rebitadas juntas, com um nó simples no topo. As marcas de martelo indicam que foi feito por um ferreiro. O Museu de Preston Park diz que é uma “máscara espetacular” e que foi produzido não para exposição, mas para ser usado em combate.

Faltam alguns pedaços do capacete que, com o passar dos anos, está algo corroído. Ainda assim, esta é uma descoberta importantíssima para compreender a história Viking.

Os investigadores concluíram que se trata de um “capacete anglo-escandinavo feito no século X no norte da Inglaterra”, sendo então muito mais antigo do que anteriormente se pensava.

“Este foi um projeto desafiante, já que a fina folha de ferro agora é muito suscetível à corrosão (ela deve ser mantida em condições muito secas)”, disse o líder da investigação, Christ Caple, citado pelo The Northern Echo. “Este é o primeiro capacete anglo-escandinavo (Viking) da Grã-Bretanha”, acrescentou.

Os Vikings revolucionaram o design dos capacetes, que inspirou vários exércitos a seguir o mesmo modelo.

Tanto este capacete, como o outro encontrado em Gjermundbu, Noruega, foram encontrados numa cova. Os investigadores não percebem a razão pela qual estes objetos de combate foram escondidos desta forma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …