/

Descoberto no Reino Unido um dos mais antigos capacetes Viking

Universidade de Durham

Um capacete encontrado há quase 70 anos no Reino Unido é afinal um dos mais antigos capacetes Viking praticamente inteiros algumas vez encontrados. Apenas foi descoberto mais um, na Noruega.

Após a reavaliação de um capacete descoberto em Yarm, em Stockton on Tees, Inglaterra, uma equipa de investigadores acredita que este trata-se do mais antigo capacete anglo-escandinavo alguma vez encontrado nas Ilhas Britânicas. A peça de armadura foi inicialmente descoberta nos anos 50 por trabalhadores.

O achado é um dos dois únicos capacetes Viking quase completos encontrados. O portal Ancient-Origins escreve que esta descoberta pode ajudar os arqueólogos a compreender melhor a evolução do capacete na Era Viking e na Idade Média.

O capacete é feito de tiras e placas de ferro, rebitadas juntas, com um nó simples no topo. As marcas de martelo indicam que foi feito por um ferreiro. O Museu de Preston Park diz que é uma “máscara espetacular” e que foi produzido não para exposição, mas para ser usado em combate.

Faltam alguns pedaços do capacete que, com o passar dos anos, está algo corroído. Ainda assim, esta é uma descoberta importantíssima para compreender a história Viking.

Os investigadores concluíram que se trata de um “capacete anglo-escandinavo feito no século X no norte da Inglaterra”, sendo então muito mais antigo do que anteriormente se pensava.

“Este foi um projeto desafiante, já que a fina folha de ferro agora é muito suscetível à corrosão (ela deve ser mantida em condições muito secas)”, disse o líder da investigação, Christ Caple, citado pelo The Northern Echo. “Este é o primeiro capacete anglo-escandinavo (Viking) da Grã-Bretanha”, acrescentou.

Os Vikings revolucionaram o design dos capacetes, que inspirou vários exércitos a seguir o mesmo modelo.

Tanto este capacete, como o outro encontrado em Gjermundbu, Noruega, foram encontrados numa cova. Os investigadores não percebem a razão pela qual estes objetos de combate foram escondidos desta forma.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.