Descoberto animal pré-histórico que é o “ornitorrinco do mundo dos caranguejos”

Oksana Vernygora / University of Alberta

Um caranguejo pré-histórico que viveu nos mares há 95 milhões de anos e cujos fósseis foram encontrados em 2005 na Colômbia fornece novas informações sobre a evolução.

De acordo com um estudo publicado na revista Science Advances, o pequeno caranguejo, chamado Callichimaera perplexa, acabou por ser muito diferente dos seus parentes atuais. O animal era muito pequeno – media cerca de 2,5 centímetros de diâmetro -, as suas pernas eram achatadas como remos e tinha enormes olhos em forma de balão que saiam de sua cabeça, o que indica que o animal usava ativamente os órgãos visuais.

De acordo com investigadores liderados por Javier Luque, um paleontólogo da Universidade de Alberta, no Canadá. Além de se surpreenderem com a sua aparência, a criatura fez com que os cientistas “reconsiderassem o que é um caranguejo“, disse Luque. “Isto dá informações sobre como as novas formas corporais podem evoluir ao longo do tempo”, disse em entrevista ao The Washington Post.

Luque fez a descoberta em 2005 nas Montanhas da Pesca, no departamento de Boyacá, na Colômbia. Estudante de geologia de graduação na época, Luque disse que estava à procura de fósseis quando descobriu um verdadeiro tesouro de fósseis bem preservados, contendo camarões, lagostas e caranguejos.

A investigação fornece informações sobre uma criatura que é tão peculiar que foi apelidada de “o ornitorrinco do mundo dos caranguejos”, de acordo com um comunicado.

O caranguejo viveu no meio do Cretáceo, quando os dinossauros dominavam o planeta, as massas de terra estavam em movimento e os oceanos ainda adquiriam a sua forma atual. Com base na localização onde os fósseis foram encontrados, acredita-se que viveu no que hoje é a Colômbia, o norte da África e os EUA especificamente o estado de Wyoming.

O seu nome significa “bela e perplexa quimera”, uma alusão a uma criatura híbrida mitológica grega que tinha a cabeça de um leão, o corpo de uma cabra e a cauda de uma cobra. O animal terá usado os seus grandes olhos – e as suas poderosas garras – para caçar pequenos crustáceos. “Acreditamos que eram predadores ativos”, rematou Luque.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …