Descoberto animal pré-histórico que é o “ornitorrinco do mundo dos caranguejos”

Oksana Vernygora / University of Alberta

Um caranguejo pré-histórico que viveu nos mares há 95 milhões de anos e cujos fósseis foram encontrados em 2005 na Colômbia fornece novas informações sobre a evolução.

De acordo com um estudo publicado na revista Science Advances, o pequeno caranguejo, chamado Callichimaera perplexa, acabou por ser muito diferente dos seus parentes atuais. O animal era muito pequeno – media cerca de 2,5 centímetros de diâmetro -, as suas pernas eram achatadas como remos e tinha enormes olhos em forma de balão que saiam de sua cabeça, o que indica que o animal usava ativamente os órgãos visuais.

De acordo com investigadores liderados por Javier Luque, um paleontólogo da Universidade de Alberta, no Canadá. Além de se surpreenderem com a sua aparência, a criatura fez com que os cientistas “reconsiderassem o que é um caranguejo“, disse Luque. “Isto dá informações sobre como as novas formas corporais podem evoluir ao longo do tempo”, disse em entrevista ao The Washington Post.

Luque fez a descoberta em 2005 nas Montanhas da Pesca, no departamento de Boyacá, na Colômbia. Estudante de geologia de graduação na época, Luque disse que estava à procura de fósseis quando descobriu um verdadeiro tesouro de fósseis bem preservados, contendo camarões, lagostas e caranguejos.

A investigação fornece informações sobre uma criatura que é tão peculiar que foi apelidada de “o ornitorrinco do mundo dos caranguejos”, de acordo com um comunicado.

O caranguejo viveu no meio do Cretáceo, quando os dinossauros dominavam o planeta, as massas de terra estavam em movimento e os oceanos ainda adquiriam a sua forma atual. Com base na localização onde os fósseis foram encontrados, acredita-se que viveu no que hoje é a Colômbia, o norte da África e os EUA especificamente o estado de Wyoming.

O seu nome significa “bela e perplexa quimera”, uma alusão a uma criatura híbrida mitológica grega que tinha a cabeça de um leão, o corpo de uma cabra e a cauda de uma cobra. O animal terá usado os seus grandes olhos – e as suas poderosas garras – para caçar pequenos crustáceos. “Acreditamos que eram predadores ativos”, rematou Luque.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …