Descoberto animal pré-histórico que é o “ornitorrinco do mundo dos caranguejos”

Oksana Vernygora / University of Alberta

Um caranguejo pré-histórico que viveu nos mares há 95 milhões de anos e cujos fósseis foram encontrados em 2005 na Colômbia fornece novas informações sobre a evolução.

De acordo com um estudo publicado na revista Science Advances, o pequeno caranguejo, chamado Callichimaera perplexa, acabou por ser muito diferente dos seus parentes atuais. O animal era muito pequeno – media cerca de 2,5 centímetros de diâmetro -, as suas pernas eram achatadas como remos e tinha enormes olhos em forma de balão que saiam de sua cabeça, o que indica que o animal usava ativamente os órgãos visuais.

De acordo com investigadores liderados por Javier Luque, um paleontólogo da Universidade de Alberta, no Canadá. Além de se surpreenderem com a sua aparência, a criatura fez com que os cientistas “reconsiderassem o que é um caranguejo“, disse Luque. “Isto dá informações sobre como as novas formas corporais podem evoluir ao longo do tempo”, disse em entrevista ao The Washington Post.

Luque fez a descoberta em 2005 nas Montanhas da Pesca, no departamento de Boyacá, na Colômbia. Estudante de geologia de graduação na época, Luque disse que estava à procura de fósseis quando descobriu um verdadeiro tesouro de fósseis bem preservados, contendo camarões, lagostas e caranguejos.

A investigação fornece informações sobre uma criatura que é tão peculiar que foi apelidada de “o ornitorrinco do mundo dos caranguejos”, de acordo com um comunicado.

O caranguejo viveu no meio do Cretáceo, quando os dinossauros dominavam o planeta, as massas de terra estavam em movimento e os oceanos ainda adquiriam a sua forma atual. Com base na localização onde os fósseis foram encontrados, acredita-se que viveu no que hoje é a Colômbia, o norte da África e os EUA especificamente o estado de Wyoming.

O seu nome significa “bela e perplexa quimera”, uma alusão a uma criatura híbrida mitológica grega que tinha a cabeça de um leão, o corpo de uma cabra e a cauda de uma cobra. O animal terá usado os seus grandes olhos – e as suas poderosas garras – para caçar pequenos crustáceos. “Acreditamos que eram predadores ativos”, rematou Luque.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …