Descobertas estrelas monstruosas que brilham 30 milhões de vezes mais que o Sol

NASA, ESA, P.Crowther (University of Sheffield)

Aglomerado de estrelas R136 na região central da Nebulosa da Tarântula na Grande Nuvem de Magalhães.

Uma equipa de astrónomos britânicos conseguiu detectar um grupo de nove estrelas super-massivas, tão maiores e tão mais brilhantes do que o Sol que falam delas como “monstruosas”.

Estas estrelas “monstruosas” foram encontradas no aglomerado estelar R136, a 170 mil anos-luz da Terra, graças às imagens captadas pelo telescópio Hubble em 2009. O aglomerado inclui dezenas de estrelas que superam em mais de 50 vezes a massa do Sol.

Em 2010, astrónomos da Universidade de Sheffield, em Inglaterra, detectaram os primeiros sinais de estrelas super-massivas quando encontraram quatro astros com tamanhos individuais superiores em 150 vezes à massa do Sol.

Agora, os mesmos cientistas encontraram cinco novas estrelas, tendo cada uma um tamanho 100 vezes superior à massa solar.

Os dados foram divulgados esta semana pela Sociedade Real Astronómica britânica (RAS, na sigla em Inglês), que salienta que este grupo de nove estrelas, que em conjunto são 30 milhões de vezes mais brilhantes do que o Sol, são o maior cúmulo estelar massivo identificado até agora.

Apesar da “monstruosidade” da dimensão destas estrelas, nenhuma chega aos calcanhares da R126a1, a maior estrela conhecida do universo, que supera a massa do Sol em mais de 250 vezes.

Tanto a R126a1, como o R136 encontram-se na chamada Nebulosa da Tarântula, também conhecida como 30 Doradus ou NGC 2070, na região da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã satélite da Via Láctea.

Nesta Nebulosa da Tarântula estão alojadas algumas das estrelas mais massivas que se conhecem, mas a forma como elas se originam continua a ser um mistério.

A astrónoma Saida Caballero-Nieves, que participou nesta descoberta, nota que “tem havido sugestões de que estes “monstros” resultam da fusão de estrelas menos extremas em sistemas binários fechados”, conforme cita a RAS.

Porém, essa ideia “não pode contar para todas as estrelas realmente massivas que vemos no R136”, frisa Saida Caballero-Nieves, tendo em conta o que “conhecemos sobre a frequência das fusões massivas”. Assim, é provável que “tais estrelas podem originar-se a partir do processo de formação de estrelas”, evidencia a astrónoma.

Certo é que o Hubble foi determinante para as encontrar no meio de uma região repleta de estrelas, segundo destaca o líder da investigação, Paul Crowther, no site da RAS.

Os astrónomos tiraram partido do facto de estas estrelas “monstruosas” irradiarem melhor no ultravioleta e cruzaram imagens captadas pelo telescópio do espectro visível com imagens ultravioleta do espectómetro STIS (Space Telescope Imaging Spectrograph).

“A capacidade de distinguir a luz ultravioleta das suas partes componentes numa região tão excepcionalmente super-povoada, solucionando a assinatura de estrelas individuais, só foi possível com os instrumentos a bordo do Hubble”, sublinha Paul Crowther.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …

Projeto do Chega sobre castração de pedófilos é "inconstitucional" (mas debate ainda é hipótese)

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu hoje, por maioria, que o projeto-lei do Chega sobre castração química não preenche os requisitos constitucionais para subir a plenário, mas remeteu a decisão do seu agendamento para o …

Velório de Laura Ferreira será reservado à família

O velório de Laura Ferreira, mulher do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que morreu na terça-feira, durante a noite, em Lisboa, será esta quarta-feira, no centro funerário de Cascais, disse à Lusa fonte próxima da família. A …

Governo que estar em "contacto direto com cada região". Iniciativa arranca em Bragança

O executivo socialista ruma esta quarta-feira ao distrito de Bragança, para o arranque da iniciativa "Governo mais próximo", que, até quinta-feira, inclui visitas à região de ministros e secretários de Estado e uma reunião do …