Descobertas duas novas espécies de morcegos amarelos em África

Duas novas espécies de morcegos amarelos “cor de limão” foram recentemente descobertas no Quénia, em África.

Os cientistas não estão só interessados nas cores apelativas destes morcegos. Na verdade, estas espécies fornecem também pistas importantes sobre alguns ramos muito emaranhados da árvore genealógica dos morcegos.

Os morcegos da espécie Scotophilus, também conhecidos como morcegos amarelos africanos, vivem perto dos humanos, alinhando-se tipicamente nos beirais e nas vigas das casas das pessoas.

Os cientistas descobriram a primeira espécie Scotophilus há quase 200 anos. Desde então, foram descritas cerca de 21 espécies diferentes em toda a África e Sudeste Asiático, sendo 13 espécies nativas do continente africano – mas o número pode chegar às 15, de acordo com um novo estudo publicado este mês na Frontiers in Evolution and Ecology.

No entanto, estes morcegos não “vestem” totalmente de amarelo. Estes animais, que se alimentam de insetos e podem pesar até 85 gramas, têm barrigas coloridas em diversas cores, que vão desde branco, castanho passando até pelo “laranja-ouro”, disse o curador de mamíferos e co-autor do estudo, Bruce Patterson.

Com as espécie de Scotophilus podem ser extremamente parecidas, torna-se difícil determinar quantas espécies existem e em que região é que foram encontradas, disse o investigador Terrence Demos.

Para complicar ainda mais a identificação, algumas espécies de morcegos conhecidas receberam nomes científicos apesar de não terem sido analisadas completamente. Outras espécies, explicou Patterson, receberam nomes duplicados.

Os cientistas recolheram amostras de ADN a partir da pele dos morcegos do Quénia, utilizando os seus dados para organizar espécies e subespécies – populações que são geneticamente semelhantes, mas geograficamente isoladas.

Através desta análise genética, os cientistas conseguiram – além de desvendar algumas ligações complicadas na árvore genealógica dos morcegos africanos amarelos – encontrar duas espécies desconhecidas até então.

Demos acredita que, se esta espécie tão diversificada mas pouco estudada, fosse analisada geneticamente com uma amostra mais ampla, poderiam ser encontradas novas espécies de morcegos amarelos espalhadas pelo continente.

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …