/

Descoberta sanita com mil anos na Coreia do Sul

South Korean Cultural Heritage Administration

Sanita com mil anos descoberta na Coreia do Sul.

Arqueólogos sul-coreanos encontraram vestígios de uma casa de banho com mil anos, equipada com uma sanita, que respeita ao chamado Reino de Silla que vigorou entre 57 antes de Cristo e 935 depois de Cristo.

Estes vestígios de uma casa de banho e de um sistema de canalização foram descobertos em Gyeongju, na província de Gyeongsang, Coreia do Sul, numa área que acolheu alguns dos edifícios mais importantes do Reino de Silla.

Esta é a primeira casa de banho completa já descoberta respeitante a esse reinado, um dos chamados Três Reinos da Coreia do Sul, conforme anunciou a Administração Sul-Coreana do Património Cultural que foi responsável pelas escavações.

Os vestígios arqueológicos foram encontrados na chamada Lagoa Donggung e Wolji, um sítio que tem sido alvo de escavações por assinalar o local do palácio real, onde havia um lago construído pelo homem no ano de 674, por ordem do Rei Munmu.

“A importância dos vestígios da sanita em Donggung e Wolji é que mostra, claramente, como as classes de topo do Reino unificado de Silla usavam a casa de banho“, explica um elemento da Administração Sul-Coreana do Património Cultural citado pelo jornal The Korea Herald.

“Podemos imaginar como é que era uma casa de banho de topo usada pela família real, desde as instalações feitas de granito – um luxo para a época – até ao método de descarga que era usado, aos tijolos de cerâmica utilizados”, refere a mesma fonte.

A sanita encontrada era inclinada de modo a permitir que os excrementos fluíssem naturalmente para um dreno. Os arqueólogos acreditam, também, que o despejo da água, de modo a limpar os sanitários, seria feito manualmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.