Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como “Calígula”.

Os vestígios foram encontrados sob um prédio de escritórios do século XIX, localizado no centro da capital italiana, escreve o jornal britânico The Times.

Após três anos de escavações, a equipa encontrou jardins com fontes e pavilhões, cujos interiores foram cobertos com frescos e decorações complexas de mármore policromado, contou ao diário Daniela Porro, supervisora ​​especial de arqueologia em Roma.

A parte central do palácio, apelidada de “Horti Lamiani”, estava decorada por paredes com frescos que retratavam cenas marítimas e os diferentes níveis do jardim estavam ligados através de uma escada de mármore branca.

“Podemos imaginar o imperador Calígula a descer esta escadaria monumental para desfrutar do espetáculo de um palácio construído segundo um modelo helenístico e oriental, que a combinava grandeza arquitetónica e o gosto decorativo com o virtuosismo de ninfas, fontes e espetáculos aquáticos”, disse Mirella Serlorenzi, diretora do local arqueológico onde o palácio foi descoberto.

A equipa recuperou também milhares de peças antigas, entre as quais estão ânforas, joias, moedas, utensílios e um broche de metal que pertenceu a um guarda imperial.

Na área do palácio foram ainda encontradas sementes de diferentes plantas importadas de todo o mundo, bem como restos mortais de vários animais, que indicam que o imperador Calígula tinha uma “coleção” de animais selvagens na sua própria casa.

“Os restos mortais contam histórias incríveis, começando pelos animais (…) Encontramos ossos de pata de leão, dente de urso e ossos de avestruzes e veados. Podemos imaginar animais a correr livremente nesta paisagem encantada. Mas também animais selvagens que eram utilziados ​​para o circo particular do imperador”, explicou Serlorenzi.

De acordo com os especialistas, o palácio foi construído por Lúcio Aelio Lamia, um rico senador e cônsul que legou a sua propriedade ao imperado Calígula, que a assumiu em meados de 37 d.C, quando se tornou imperador, aos 24 anos.

Calígula (12 d.C – 41 d.C) foi o terceiro líder do Império Romano, sendo conhecido pelo seu estilo de vida extravagante e libertino.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É espantoso! Que quantidade enorme de riquezas arqueológicas, como estas, estarão ainda por descobrir , debaixo de escritórios, de centros culturais, como estão as de um palácio de D Manuel, em Belém. Estas ruínas eram conhecidas e apesar disso avançou-se com a construção do elefante branco!

  2. Qual dos dois é o mais luxuoso: O Palácio do Imperador Caio Júlio César Augustus Germanico ou Palácio do Czar Vladimir Putin ? A escolha tem que ser feita de acordo com os critérios de cada época, quanto ao luxo e arquitetura, materiais empregados, etc…. É difícil a resposta. Um era fantástico , mas nada resta; o outro está escondido , guardado a “”sete chaves”. Concurso para os arqueólogos. joaoluizgondimaguiargondim – – jlg21.com@gmail.com

RESPONDER

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …