/

Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

4

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como “Calígula”.

Os vestígios foram encontrados sob um prédio de escritórios do século XIX, localizado no centro da capital italiana, escreve o jornal britânico The Times.

Após três anos de escavações, a equipa encontrou jardins com fontes e pavilhões, cujos interiores foram cobertos com frescos e decorações complexas de mármore policromado, contou ao diário Daniela Porro, supervisora ​​especial de arqueologia em Roma.

A parte central do palácio, apelidada de “Horti Lamiani”, estava decorada por paredes com frescos que retratavam cenas marítimas e os diferentes níveis do jardim estavam ligados através de uma escada de mármore branca.

“Podemos imaginar o imperador Calígula a descer esta escadaria monumental para desfrutar do espetáculo de um palácio construído segundo um modelo helenístico e oriental, que a combinava grandeza arquitetónica e o gosto decorativo com o virtuosismo de ninfas, fontes e espetáculos aquáticos”, disse Mirella Serlorenzi, diretora do local arqueológico onde o palácio foi descoberto.

A equipa recuperou também milhares de peças antigas, entre as quais estão ânforas, joias, moedas, utensílios e um broche de metal que pertenceu a um guarda imperial.

Na área do palácio foram ainda encontradas sementes de diferentes plantas importadas de todo o mundo, bem como restos mortais de vários animais, que indicam que o imperador Calígula tinha uma “coleção” de animais selvagens na sua própria casa.

“Os restos mortais contam histórias incríveis, começando pelos animais (…) Encontramos ossos de pata de leão, dente de urso e ossos de avestruzes e veados. Podemos imaginar animais a correr livremente nesta paisagem encantada. Mas também animais selvagens que eram utilziados ​​para o circo particular do imperador”, explicou Serlorenzi.

De acordo com os especialistas, o palácio foi construído por Lúcio Aelio Lamia, um rico senador e cônsul que legou a sua propriedade ao imperado Calígula, que a assumiu em meados de 37 d.C, quando se tornou imperador, aos 24 anos.

Calígula (12 d.C – 41 d.C) foi o terceiro líder do Império Romano, sendo conhecido pelo seu estilo de vida extravagante e libertino.

ZAP //

4 Comments

  1. É espantoso! Que quantidade enorme de riquezas arqueológicas, como estas, estarão ainda por descobrir , debaixo de escritórios, de centros culturais, como estão as de um palácio de D Manuel, em Belém. Estas ruínas eram conhecidas e apesar disso avançou-se com a construção do elefante branco!

  2. Qual dos dois é o mais luxuoso: O Palácio do Imperador Caio Júlio César Augustus Germanico ou Palácio do Czar Vladimir Putin ? A escolha tem que ser feita de acordo com os critérios de cada época, quanto ao luxo e arquitetura, materiais empregados, etc…. É difícil a resposta. Um era fantástico , mas nada resta; o outro está escondido , guardado a “”sete chaves”. Concurso para os arqueólogos. joaoluizgondimaguiargondim – – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.