Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como “Calígula”.

Os vestígios foram encontrados sob um prédio de escritórios do século XIX, localizado no centro da capital italiana, escreve o jornal britânico The Times.

Após três anos de escavações, a equipa encontrou jardins com fontes e pavilhões, cujos interiores foram cobertos com frescos e decorações complexas de mármore policromado, contou ao diário Daniela Porro, supervisora ​​especial de arqueologia em Roma.

A parte central do palácio, apelidada de “Horti Lamiani”, estava decorada por paredes com frescos que retratavam cenas marítimas e os diferentes níveis do jardim estavam ligados através de uma escada de mármore branca.

“Podemos imaginar o imperador Calígula a descer esta escadaria monumental para desfrutar do espetáculo de um palácio construído segundo um modelo helenístico e oriental, que a combinava grandeza arquitetónica e o gosto decorativo com o virtuosismo de ninfas, fontes e espetáculos aquáticos”, disse Mirella Serlorenzi, diretora do local arqueológico onde o palácio foi descoberto.

A equipa recuperou também milhares de peças antigas, entre as quais estão ânforas, joias, moedas, utensílios e um broche de metal que pertenceu a um guarda imperial.

Na área do palácio foram ainda encontradas sementes de diferentes plantas importadas de todo o mundo, bem como restos mortais de vários animais, que indicam que o imperador Calígula tinha uma “coleção” de animais selvagens na sua própria casa.

“Os restos mortais contam histórias incríveis, começando pelos animais (…) Encontramos ossos de pata de leão, dente de urso e ossos de avestruzes e veados. Podemos imaginar animais a correr livremente nesta paisagem encantada. Mas também animais selvagens que eram utilziados ​​para o circo particular do imperador”, explicou Serlorenzi.

De acordo com os especialistas, o palácio foi construído por Lúcio Aelio Lamia, um rico senador e cônsul que legou a sua propriedade ao imperado Calígula, que a assumiu em meados de 37 d.C, quando se tornou imperador, aos 24 anos.

Calígula (12 d.C – 41 d.C) foi o terceiro líder do Império Romano, sendo conhecido pelo seu estilo de vida extravagante e libertino.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É espantoso! Que quantidade enorme de riquezas arqueológicas, como estas, estarão ainda por descobrir , debaixo de escritórios, de centros culturais, como estão as de um palácio de D Manuel, em Belém. Estas ruínas eram conhecidas e apesar disso avançou-se com a construção do elefante branco!

  2. Qual dos dois é o mais luxuoso: O Palácio do Imperador Caio Júlio César Augustus Germanico ou Palácio do Czar Vladimir Putin ? A escolha tem que ser feita de acordo com os critérios de cada época, quanto ao luxo e arquitetura, materiais empregados, etc…. É difícil a resposta. Um era fantástico , mas nada resta; o outro está escondido , guardado a “”sete chaves”. Concurso para os arqueólogos. joaoluizgondimaguiargondim – – [email protected]

RESPONDER

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …