Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como “Calígula”.

Os vestígios foram encontrados sob um prédio de escritórios do século XIX, localizado no centro da capital italiana, escreve o jornal britânico The Times.

Após três anos de escavações, a equipa encontrou jardins com fontes e pavilhões, cujos interiores foram cobertos com frescos e decorações complexas de mármore policromado, contou ao diário Daniela Porro, supervisora ​​especial de arqueologia em Roma.

A parte central do palácio, apelidada de “Horti Lamiani”, estava decorada por paredes com frescos que retratavam cenas marítimas e os diferentes níveis do jardim estavam ligados através de uma escada de mármore branca.

“Podemos imaginar o imperador Calígula a descer esta escadaria monumental para desfrutar do espetáculo de um palácio construído segundo um modelo helenístico e oriental, que a combinava grandeza arquitetónica e o gosto decorativo com o virtuosismo de ninfas, fontes e espetáculos aquáticos”, disse Mirella Serlorenzi, diretora do local arqueológico onde o palácio foi descoberto.

A equipa recuperou também milhares de peças antigas, entre as quais estão ânforas, joias, moedas, utensílios e um broche de metal que pertenceu a um guarda imperial.

Na área do palácio foram ainda encontradas sementes de diferentes plantas importadas de todo o mundo, bem como restos mortais de vários animais, que indicam que o imperador Calígula tinha uma “coleção” de animais selvagens na sua própria casa.

“Os restos mortais contam histórias incríveis, começando pelos animais (…) Encontramos ossos de pata de leão, dente de urso e ossos de avestruzes e veados. Podemos imaginar animais a correr livremente nesta paisagem encantada. Mas também animais selvagens que eram utilziados ​​para o circo particular do imperador”, explicou Serlorenzi.

De acordo com os especialistas, o palácio foi construído por Lúcio Aelio Lamia, um rico senador e cônsul que legou a sua propriedade ao imperado Calígula, que a assumiu em meados de 37 d.C, quando se tornou imperador, aos 24 anos.

Calígula (12 d.C – 41 d.C) foi o terceiro líder do Império Romano, sendo conhecido pelo seu estilo de vida extravagante e libertino.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É espantoso! Que quantidade enorme de riquezas arqueológicas, como estas, estarão ainda por descobrir , debaixo de escritórios, de centros culturais, como estão as de um palácio de D Manuel, em Belém. Estas ruínas eram conhecidas e apesar disso avançou-se com a construção do elefante branco!

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …