Descoberta nova espécie de tiranossauro que resultou de mutações sucessivas

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas.

Liderado por uma equipa norte-americana, o estudo publicado esta quinta-feira na revista Nature indica que a nova espécie, denominada ‘Daspletosaurus horneri‘ evoluiu diretamente de um parente geologicamente mais velho, uma forma de evolução rara chamada anagénese, na qual uma espécie se transforma gradualmente numa nova através de várias mutações.

A equipa, que inclui especialistas na evolução e crescimento do ‘Tyranossaurus Rex e dos seus parentes mais próximos da família dos tiranossauros, trabalhou com fósseis bem preservados – um crânio e um esqueleto de um jovem adulto e outro conjunto igual de um adulto, e ainda um maxilar inferior e ossos isolados de espécies jovens.

Os cientistas compararam os crânios do tiranossauro com os répteis da ordem crocodilia (que surgiram há mais de 80 milhões de anos e da qual fazem parte os crocodilos e jacarés), aves e mamíferos, e socorreram-se de anteriores investigações que combinaram textura com diferentes tipos de cobertura de pele.

“Muita da nossa investigação foi além da paleontologia de campo, foi gerada a partir da anatomia comparada laboratorialmente”, como a dissecação de aves, a comparação de nervos faciais e artérias, e fomos capazes de reconstruir a nova espécie, adiantou o cientista e co-autor do estudo, Jay Sedlmayr.

Segundo o especialista, as pesquisas mostraram que é o nervo trigémeo (um dos nervos cranianos, que controla por exemplo a mastigação) a ter “uma história evolucionária extraordinária” ao desenvolver-se em seis sentidos diferentes em outros tantos vertebrados.

Para deteção de campos magnéticos nas aves, orientação dos golfinhos, deteção de infravermelhos nas víboras, auxiliar de movimento dos mamíferos através dos bigodes, deteção de movimentos na água por parte dos jacarés, ou transformando a tromba do elefante numa “mão” sensível, exemplificou o responsável.

O ‘Daspletosaurus horneri‘ terá vivido na zona que é atualmente Montana, nos EUA, há cerca de 75 milhões de anos, com um comprimento de corpo aproximado de nove metros, focinho largo e pequenos cornos orbitais. Um corno grande atrás do olho elevava-se além dos lados da cabeça.

Ainda de acordo com o estudo, este animal alimentava-se de outros dinossauros e foi a última espécie a ter evoluído no oeste americano.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …