Descoberta nova espécie de tiranossauro que resultou de mutações sucessivas

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas.

Liderado por uma equipa norte-americana, o estudo publicado esta quinta-feira na revista Nature indica que a nova espécie, denominada ‘Daspletosaurus horneri‘ evoluiu diretamente de um parente geologicamente mais velho, uma forma de evolução rara chamada anagénese, na qual uma espécie se transforma gradualmente numa nova através de várias mutações.

A equipa, que inclui especialistas na evolução e crescimento do ‘Tyranossaurus Rex e dos seus parentes mais próximos da família dos tiranossauros, trabalhou com fósseis bem preservados – um crânio e um esqueleto de um jovem adulto e outro conjunto igual de um adulto, e ainda um maxilar inferior e ossos isolados de espécies jovens.

Os cientistas compararam os crânios do tiranossauro com os répteis da ordem crocodilia (que surgiram há mais de 80 milhões de anos e da qual fazem parte os crocodilos e jacarés), aves e mamíferos, e socorreram-se de anteriores investigações que combinaram textura com diferentes tipos de cobertura de pele.

“Muita da nossa investigação foi além da paleontologia de campo, foi gerada a partir da anatomia comparada laboratorialmente”, como a dissecação de aves, a comparação de nervos faciais e artérias, e fomos capazes de reconstruir a nova espécie, adiantou o cientista e co-autor do estudo, Jay Sedlmayr.

Segundo o especialista, as pesquisas mostraram que é o nervo trigémeo (um dos nervos cranianos, que controla por exemplo a mastigação) a ter “uma história evolucionária extraordinária” ao desenvolver-se em seis sentidos diferentes em outros tantos vertebrados.

Para deteção de campos magnéticos nas aves, orientação dos golfinhos, deteção de infravermelhos nas víboras, auxiliar de movimento dos mamíferos através dos bigodes, deteção de movimentos na água por parte dos jacarés, ou transformando a tromba do elefante numa “mão” sensível, exemplificou o responsável.

O ‘Daspletosaurus horneri‘ terá vivido na zona que é atualmente Montana, nos EUA, há cerca de 75 milhões de anos, com um comprimento de corpo aproximado de nove metros, focinho largo e pequenos cornos orbitais. Um corno grande atrás do olho elevava-se além dos lados da cabeça.

Ainda de acordo com o estudo, este animal alimentava-se de outros dinossauros e foi a última espécie a ter evoluído no oeste americano.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …