/

Descoberta a maior gruta subaquática do mundo

Um grupo de mergulhadores descobriu a maior gruta subaquática do mundo. A gruta, que liga duas cavernas subaquáticas no México, tem 347 quilómetros.

Um grupo de mergulhadores, pertencente ao projeto Gran Acuifero Maya, descobriu a maior gruta subaquática do mundo. A gruta em questão, o chamado sistema Sac Actun, tem 347 quilómetros e faz a ligação entre duas cavernas subaquáticas no leste do México.

Este projeto dedica-se ao estudo das águas subterrâneas da península de Iucatão, bem como à sua preservação. A descoberta foi anunciada dez meses depois de a equipa de mergulhadores ter começado a explorar os túneis subaquáticos.

Até agora, avança o Diário de Notícias, o sistema Ox Bel Ha, a sul de Tulum, era o maior, com 270 quilómetros. O Sac Actun, a nordeste daquela região, com 263 quilómetros de extensão, era o segundo maior.

O sistema encontrado no dia 10 de janeiro, que foi anunciado esta segunda-feira, comunica com o Dos Ojos, que tem 83 quilómetros e que vai desaparecer oficialmente já que, segundo as regras de espeleologia, o maior absorve o mais pequeno.

Guillermo de Anda, diretor do GAM, afirma que esta descoberta poderá ajudar a compreender o desenvolvimento daquela região, dominada pela civilização maia antes da conquista espanhola.

Este é um dos passos do GAM na busca de uma melhor compreensão do subsolo, da sua biodiversidade e, também, da relação do ser humano com estas águas ancestrais, com o objetivo máximo de aproveitar os recursos naturais que dependem deste aquífero.

Assim, o próximo passo será analisar a qualidade da água e estudar a biodiversidade existente no sistema Sac Actun que, com 347 quilómetros, é a maior gruta subaquática do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.