Numa mina no centro de França foi feita uma impressionante descoberta: mais de uma dezena de “relíquias” enferrujadas, na sua maioria dos anos 30, algumas em muito mau estado de conservação.
A descoberta foi feita pelo professor e fotógrafo belga Vincent Michel, que acredita terem sido escondidos das forças nazis durante a Segunda Guerra Mundial.
A maior parte dos automóveis são modelos franceses dos anos 30 e, com o passar do tempo, ficaram muito enferrujados, mas parecem receber-nos com um olhar nostálgico, simultaneamente de tristeza e de esperança.
Entre os automóveis encontrados existem também alguns de anos posteriores, e até modelos mais recentes – incluindo alguns dos anos 60.
“Assumimos que os carros foram escondidos no início da guerra para evitar que fossem confiscados pelos nazis”, explicou o professor e fotógrafo em declarações à Fox News.
“A grande maioria estão destruídos, e não apenas pela ferrugem. Muitos destes ‘Tesouros de Guerra’ parecem ter golpes anteriores ao seu armazenamento ou perdido peças ao longo dos anos, desviados por visitantes e curiosos. Outros repousam na mina, em mau estado para serem retirados”, acrescentou.
A descoberta está envolta em mistério, uma vez que não se sabe o que aconteceu aos antigos proprietários – que não regressaram para levar os seus veículos – e não se sabe ainda ao certo o número de automóveis que se encontram no local.
ZAP / Bom Dia