Descoberta a arma secreta com que o primeiro imperador da China conquistou o mundo

sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma equipa de arqueólogos descobriu a “arma secreta” que ajuda a explicar o êxito militar do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, que entre 221 e 207 A.C. conseguiu pela primeira  vez a unificação do país.

A arma em causa é uma besta com mais de 2000 anos, encontrada nas famosas jazidas do Exército de Terracota, na província de Shaanxi.

Segundo os arqueólogos, citados pelo China Daily, esta besta seria a arma mais avançada da época.

O exemplar encontrado, o mais completo e bem preservado dos exemplares de bestas até agora encontrados no local, tem um arco de 145 cm, com uma corda de 130 cm, o que lhe permitiria disparar flechas a mais de 800 metros de distância – o dobro do alcance de uma arma automática AK-47 moderna.

O alcance da arma terá permitido ao exército de Qin Shi Huang ganhar vantagem sobre os exércitos adversários e vencer quase todas as suas batalhas como Sun Tzu recomenda: antes de começarem.

dr Zhang Tianzhu / ECNS

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

O arqueólogo Shen Maosheng, líder da equipa de investigadores, sublinha que a descoberta de uma arma “tão sofisticada para a época” pode explicar o que era até agora o segredo do rápido êxito militar do imperador Huang.

A descoberta permite ainda lançar luz sobre a função das duas varas, usualmente encontradas junto das bestas descobertas no local.

“Quando limpámos as varas, descobrimos três orifícios, equidistantes entre si”, diz Maosheng.

“Concluímos que estas varas seriam usadas para acomodar a besta e pendurar as cordas, preservando a arma e mantendo a sua tensão ao longo do tempo”, explica o arqueólogo.

A análise destes achados vai agora permitir aos cientistas construir um modelo exacto da “arma secreta” de Qin Shi Huang e calcular com exactidão o alcance das suas flechas.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Uma AK47 não tem um alcance de 400 metros. A AK47 tem o calibre 7,62 x 39 mm que tem uma deslocação aproximada de 720 metros por segundo, ora o projéctil está bem mais de um segundo no ar se disparado em linha recta.

  2. O que Sun Tsu defende é que se ganhem batalhas antes de começarem. Aferir este dito em relação á descoberta da nova arma é uma tolice de jornalista mal informado…
    O que Sun quis dizer – é a sua máxima – é que se devem ganhar batalhas sem qualquer luta, ou seja, derrotar o inimigo sem necessitar de lutar. A interpretação da peça é tola: na altura de Sun o autor desta interpretação da sua máxima seria no mínimo executado!

    • O que o autor queria dizer é que o inimigo conhecida o alcance das flechas e os estragos que causava, por isso capitulação sem dar luta, para não serem dizimados.

  3. Senhores jornalistas, ponha-se a 900 metros em linha com uma AK47 e testem a teoria sobre qual alcança mais. Estarão a prestar um grande trabalho ao jornalismo de investigação… Não se esqueçam, depois, de reportar os resultados… lol

  4. Para além dos já citados, alcance da AK47 e erros sobre a doutrina de Sun Tsu, há mais um outro erro, um perfeito disparate. Não conquistou o mundo! Conquistou 5 outros reinos que passaram a fazer parte da China e, que anteriormente estavam continuamente em guerra, o que permitiu uma grande evolução no armamento, uma autêntica corrida às armas! Ele nem sabia sequer o que era concretamente o mundo, quanto mais conquista-lo! Os gregos intuíram como seria, mas só os portugueses, no século XV, foram os primeiros a ter uma ideia de como de facto ele era na realidade e navegando por esse mundo fora, e proclamando-o tal facto ao resto da Humanidade! Até lá houveram expedições, sem dúvida, mas pontuais e apenas a determinados lugares ou zonas. Tudo o resto não passava de conjecturas mais ou menos nos acertadas.

RESPONDER

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …

Costa avisa: "A ideia de que as tragédias não se repetem é uma ideia falsa"

O primeiro-ministro fez, esta terça-feira, um veemente apelo à manutenção da disciplina individual para a contenção da covid-19, dizendo que Portugal não pode esquecer o que aconteceu no mês de janeiro. "Apelo ao sentido cívico de …

Marta Temido admite professores e funcionários prioritários na vacinação

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta terça-feira que "está a ser analisada" a possibilidade de vacinar os professores e funcionários de escolas no arranque do desconfinamento.  Esta terça-feira à noite, numa entrevista à SIC, …

Explosão em centro de testes nos Países Baixos. Polícia suspeita que tenha sido "intencional"

O centro regional de testes do conselho de saúde em Bovenkarspel, nos Países Baixos, foi atingido por uma explosão na manhã desta quarta-feira. De acordo com os media locais, que citam a polícia holandesa, a explosão …

A maior parte da vida na Terra vai desaparecer por falta de oxigénio em mil milhões de anos

A previsão dos cientistas é catastrófica: dentro de mil milhões de anos, a atmosfera da Terra vai ter pouquíssimo oxigénio, tornando inabitável a vida aeróbica complexa. No início da história da Terra, os níveis de oxigénio …