Descoberta a arma secreta com que o primeiro imperador da China conquistou o mundo

sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma equipa de arqueólogos descobriu a “arma secreta” que ajuda a explicar o êxito militar do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, que entre 221 e 207 A.C. conseguiu pela primeira  vez a unificação do país.

A arma em causa é uma besta com mais de 2000 anos, encontrada nas famosas jazidas do Exército de Terracota, na província de Shaanxi.

Segundo os arqueólogos, citados pelo China Daily, esta besta seria a arma mais avançada da época.

O exemplar encontrado, o mais completo e bem preservado dos exemplares de bestas até agora encontrados no local, tem um arco de 145 cm, com uma corda de 130 cm, o que lhe permitiria disparar flechas a mais de 800 metros de distância – o dobro do alcance de uma arma automática AK-47 moderna.

O alcance da arma terá permitido ao exército de Qin Shi Huang ganhar vantagem sobre os exércitos adversários e vencer quase todas as suas batalhas como Sun Tzu recomenda: antes de começarem.

dr Zhang Tianzhu / ECNS

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

O arqueólogo Shen Maosheng, líder da equipa de investigadores, sublinha que a descoberta de uma arma “tão sofisticada para a época” pode explicar o que era até agora o segredo do rápido êxito militar do imperador Huang.

A descoberta permite ainda lançar luz sobre a função das duas varas, usualmente encontradas junto das bestas descobertas no local.

“Quando limpámos as varas, descobrimos três orifícios, equidistantes entre si”, diz Maosheng.

“Concluímos que estas varas seriam usadas para acomodar a besta e pendurar as cordas, preservando a arma e mantendo a sua tensão ao longo do tempo”, explica o arqueólogo.

A análise destes achados vai agora permitir aos cientistas construir um modelo exacto da “arma secreta” de Qin Shi Huang e calcular com exactidão o alcance das suas flechas.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Uma AK47 não tem um alcance de 400 metros. A AK47 tem o calibre 7,62 x 39 mm que tem uma deslocação aproximada de 720 metros por segundo, ora o projéctil está bem mais de um segundo no ar se disparado em linha recta.

  2. O que Sun Tsu defende é que se ganhem batalhas antes de começarem. Aferir este dito em relação á descoberta da nova arma é uma tolice de jornalista mal informado…
    O que Sun quis dizer – é a sua máxima – é que se devem ganhar batalhas sem qualquer luta, ou seja, derrotar o inimigo sem necessitar de lutar. A interpretação da peça é tola: na altura de Sun o autor desta interpretação da sua máxima seria no mínimo executado!

  3. Senhores jornalistas, ponha-se a 900 metros em linha com uma AK47 e testem a teoria sobre qual alcança mais. Estarão a prestar um grande trabalho ao jornalismo de investigação… Não se esqueçam, depois, de reportar os resultados… lol

  4. Para além dos já citados, alcance da AK47 e erros sobre a doutrina de Sun Tsu, há mais um outro erro, um perfeito disparate. Não conquistou o mundo! Conquistou 5 outros reinos que passaram a fazer parte da China e, que anteriormente estavam continuamente em guerra, o que permitiu uma grande evolução no armamento, uma autêntica corrida às armas! Ele nem sabia sequer o que era concretamente o mundo, quanto mais conquista-lo! Os gregos intuíram como seria, mas só os portugueses, no século XV, foram os primeiros a ter uma ideia de como de facto ele era na realidade e navegando por esse mundo fora, e proclamando-o tal facto ao resto da Humanidade! Até lá houveram expedições, sem dúvida, mas pontuais e apenas a determinados lugares ou zonas. Tudo o resto não passava de conjecturas mais ou menos nos acertadas.

RESPONDER

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …

China confirma caso de peste negra e anuncia mais um suspeito. É uma jovem de 15 anos

O caso suspeito de peste bubónica na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, avança esta terça-feira a emissora britânica BBC, que dá ainda conta de um novo caso em análise. O …

Portugal regista mais nove mortes e 287 novos casos

Portugal regista, esta terça-feira, mais nove mortos de 287 novos casos de infeção por covid-19. Dos 287 novos casos, 207 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico …

Portugal vai apoiar Nadia Calviño para substituir Centeno no Eurogrupo

O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta segunda-feira que Portugal vai apoiar a candidatura da ministra espanhola Nadia Calviño à presidência do Eurogrupo, cargo atualmente ocupado por Mário Centeno em fim de mandato. Tal como escreve o …

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

O Cabido de Cardeais, o grupo que gere as ações da praxe na Universidade do Minho (UM), anunciou esta segunda-feira que as praxes presenciais voltam ao estabelecimento de ensino durante "todo o mês de julho".  Em …