Descoberta a arma secreta com que o primeiro imperador da China conquistou o mundo

sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma equipa de arqueólogos descobriu a “arma secreta” que ajuda a explicar o êxito militar do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, que entre 221 e 207 A.C. conseguiu pela primeira  vez a unificação do país.

A arma em causa é uma besta com mais de 2000 anos, encontrada nas famosas jazidas do Exército de Terracota, na província de Shaanxi.

Segundo os arqueólogos, citados pelo China Daily, esta besta seria a arma mais avançada da época.

O exemplar encontrado, o mais completo e bem preservado dos exemplares de bestas até agora encontrados no local, tem um arco de 145 cm, com uma corda de 130 cm, o que lhe permitiria disparar flechas a mais de 800 metros de distância – o dobro do alcance de uma arma automática AK-47 moderna.

O alcance da arma terá permitido ao exército de Qin Shi Huang ganhar vantagem sobre os exércitos adversários e vencer quase todas as suas batalhas como Sun Tzu recomenda: antes de começarem.

dr Zhang Tianzhu / ECNS

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

O arqueólogo Shen Maosheng, líder da equipa de investigadores, sublinha que a descoberta de uma arma “tão sofisticada para a época” pode explicar o que era até agora o segredo do rápido êxito militar do imperador Huang.

A descoberta permite ainda lançar luz sobre a função das duas varas, usualmente encontradas junto das bestas descobertas no local.

“Quando limpámos as varas, descobrimos três orifícios, equidistantes entre si”, diz Maosheng.

“Concluímos que estas varas seriam usadas para acomodar a besta e pendurar as cordas, preservando a arma e mantendo a sua tensão ao longo do tempo”, explica o arqueólogo.

A análise destes achados vai agora permitir aos cientistas construir um modelo exacto da “arma secreta” de Qin Shi Huang e calcular com exactidão o alcance das suas flechas.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Uma AK47 não tem um alcance de 400 metros. A AK47 tem o calibre 7,62 x 39 mm que tem uma deslocação aproximada de 720 metros por segundo, ora o projéctil está bem mais de um segundo no ar se disparado em linha recta.

  2. O que Sun Tsu defende é que se ganhem batalhas antes de começarem. Aferir este dito em relação á descoberta da nova arma é uma tolice de jornalista mal informado…
    O que Sun quis dizer – é a sua máxima – é que se devem ganhar batalhas sem qualquer luta, ou seja, derrotar o inimigo sem necessitar de lutar. A interpretação da peça é tola: na altura de Sun o autor desta interpretação da sua máxima seria no mínimo executado!

  3. Senhores jornalistas, ponha-se a 900 metros em linha com uma AK47 e testem a teoria sobre qual alcança mais. Estarão a prestar um grande trabalho ao jornalismo de investigação… Não se esqueçam, depois, de reportar os resultados… lol

  4. Para além dos já citados, alcance da AK47 e erros sobre a doutrina de Sun Tsu, há mais um outro erro, um perfeito disparate. Não conquistou o mundo! Conquistou 5 outros reinos que passaram a fazer parte da China e, que anteriormente estavam continuamente em guerra, o que permitiu uma grande evolução no armamento, uma autêntica corrida às armas! Ele nem sabia sequer o que era concretamente o mundo, quanto mais conquista-lo! Os gregos intuíram como seria, mas só os portugueses, no século XV, foram os primeiros a ter uma ideia de como de facto ele era na realidade e navegando por esse mundo fora, e proclamando-o tal facto ao resto da Humanidade! Até lá houveram expedições, sem dúvida, mas pontuais e apenas a determinados lugares ou zonas. Tudo o resto não passava de conjecturas mais ou menos nos acertadas.

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …