Descoberta a arma secreta com que o primeiro imperador da China conquistou o mundo

sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma equipa de arqueólogos descobriu a “arma secreta” que ajuda a explicar o êxito militar do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, que entre 221 e 207 A.C. conseguiu pela primeira  vez a unificação do país.

A arma em causa é uma besta com mais de 2000 anos, encontrada nas famosas jazidas do Exército de Terracota, na província de Shaanxi.

Segundo os arqueólogos, citados pelo China Daily, esta besta seria a arma mais avançada da época.

O exemplar encontrado, o mais completo e bem preservado dos exemplares de bestas até agora encontrados no local, tem um arco de 145 cm, com uma corda de 130 cm, o que lhe permitiria disparar flechas a mais de 800 metros de distância – o dobro do alcance de uma arma automática AK-47 moderna.

O alcance da arma terá permitido ao exército de Qin Shi Huang ganhar vantagem sobre os exércitos adversários e vencer quase todas as suas batalhas como Sun Tzu recomenda: antes de começarem.

dr Zhang Tianzhu / ECNS

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

O arqueólogo Shen Maosheng, líder da equipa de investigadores, sublinha que a descoberta de uma arma “tão sofisticada para a época” pode explicar o que era até agora o segredo do rápido êxito militar do imperador Huang.

A descoberta permite ainda lançar luz sobre a função das duas varas, usualmente encontradas junto das bestas descobertas no local.

“Quando limpámos as varas, descobrimos três orifícios, equidistantes entre si”, diz Maosheng.

“Concluímos que estas varas seriam usadas para acomodar a besta e pendurar as cordas, preservando a arma e mantendo a sua tensão ao longo do tempo”, explica o arqueólogo.

A análise destes achados vai agora permitir aos cientistas construir um modelo exacto da “arma secreta” de Qin Shi Huang e calcular com exactidão o alcance das suas flechas.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Uma AK47 não tem um alcance de 400 metros. A AK47 tem o calibre 7,62 x 39 mm que tem uma deslocação aproximada de 720 metros por segundo, ora o projéctil está bem mais de um segundo no ar se disparado em linha recta.

  2. O que Sun Tsu defende é que se ganhem batalhas antes de começarem. Aferir este dito em relação á descoberta da nova arma é uma tolice de jornalista mal informado…
    O que Sun quis dizer – é a sua máxima – é que se devem ganhar batalhas sem qualquer luta, ou seja, derrotar o inimigo sem necessitar de lutar. A interpretação da peça é tola: na altura de Sun o autor desta interpretação da sua máxima seria no mínimo executado!

  3. Senhores jornalistas, ponha-se a 900 metros em linha com uma AK47 e testem a teoria sobre qual alcança mais. Estarão a prestar um grande trabalho ao jornalismo de investigação… Não se esqueçam, depois, de reportar os resultados… lol

  4. Para além dos já citados, alcance da AK47 e erros sobre a doutrina de Sun Tsu, há mais um outro erro, um perfeito disparate. Não conquistou o mundo! Conquistou 5 outros reinos que passaram a fazer parte da China e, que anteriormente estavam continuamente em guerra, o que permitiu uma grande evolução no armamento, uma autêntica corrida às armas! Ele nem sabia sequer o que era concretamente o mundo, quanto mais conquista-lo! Os gregos intuíram como seria, mas só os portugueses, no século XV, foram os primeiros a ter uma ideia de como de facto ele era na realidade e navegando por esse mundo fora, e proclamando-o tal facto ao resto da Humanidade! Até lá houveram expedições, sem dúvida, mas pontuais e apenas a determinados lugares ou zonas. Tudo o resto não passava de conjecturas mais ou menos nos acertadas.

RESPONDER

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …

Última residência do czar Nicolau II reabre portas este verão

O Palácio de Alexandre, na Rússia, vai reabrir ao público este verão, depois ter sido sujeito a obras de remodelação profundas durante oito anos. O Palácio de Alexandre, a última residência do czar Nicolau II antes …

Banco de Portugal quer rever regras sobre governo e controlo interno de bancos

O Banco de Portugal (BdP) vai rever as regras de governo e sistemas de controlo interno nos bancos, incluindo práticas remuneratórias, tendo até 23 de março em consulta pública dois projetos regulamentares. Segundo o Banco de …

"Arca de Noé" na Noruega vai ser reforçada com sementes portuguesas

O Banco Português de Germoplasma Vegetal vai enviar 972 amostras de milho, feijão e trigo para o Banco Mundial de Sementes, na Noruega. As amostras vão ser armazenadas na “Arca de Noé” para acudir caso …