/

Descoberto túmulo Inca com nove pessoas aparentemente sacrificadas

Um grupo de arqueólogos descobriu um importante túmulo da época Inca no sítio arqueológico Mata Indio, na região de Lambayeque, no norte do Peru.

No seu interior foram encontrados os restos mortais de nove pessoas que terão sido sacrificados há mais de 500 anos, de acordo com a agência Andina.

Até ao momento, os investigadores determinaram que os restos mortais encontrados pertencem a cinco adultos e quatro crianças com aproximadamente seis anos de idade.

Acredita-se que mais pessoas em torno de um personagem principal poderiam ter sido enterradas no local, no entanto, a área sofreu vários saques desde os tempos coloniais que impediram a conservação de outros restos mortais.

“Os esqueletos foram encontrados deteriorados e perturbados por saques anteriores”, disse o arqueólogo Anaximadro Núñez, acrescentando que os corpos provavelmente foram colocados em fardos de tecidos, juntamente com outras ofertas.

A câmara funerária é definida por grandes paredes de adobe, com uma profundidade de 4,80 metros e aproximadamente 64 metros quadrados de superfície.

https://www.facebook.com/ProyectoEspecialNaylampLambayeque/posts/2488161471211564

Devido às suas grandes dimensões e características sem precedentes, o túmulo teria abrigado figuras de elite da era pré-hispânica e seria um dos mais importantes monumentos funerários descobertos na região e provavelmente no país, acrescentou Alfredo Narváez, diretor da Unidade Executora Naylamp do Ministério da Cultura do Peru.

Além disso, cerca de quatro mil objetos arqueológicos, um nicho com 37 conchas de moluscos, dois vasos fragmentados e folhas de cobre e prata, entre outros elementos que permaneceram no local, apesar dos saques constantes sofridos, também foram encontrados no interior.

Devido a esta importante descoberta, as autoridades indicaram que as investigações continuarão na área, porque “há evidências suficientes para determinar que existem outros vestígios de tamanha importância como este”. A câmara funerária será fechada e selada para a sua conservação, para que possa mais tarde ser reaberta.

Por sua parte, Alfredo Narváez disse que a descoberta de restos de esqueletos de crianças na era Inca abre a possibilidade de ser um testemunho de sacrifícios dedicados a um grupo de pessoas da elite local.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.