Uma equipa de cientistas da expedição norte-americana PolarTREC descobriu uma ilha que não está nos mapas da Antártida em frente ao glaciar Pine Island.
A ilha, entretanto batizada de Ilha a Sif em homenagem à deusa nórdica associada à terra, ficou a descoberto devido ao derretimento dos glaciares à sua volta, de acordo com os cientistas que são citados pela agência Europa Press.
A equipa norte-americana, que estuda a região, acredita que a ilha e parte da sua massa de gelo que ainda resiste faziam já parte da plataforma de gelo do glaciar Pine Island, uma enorme área de gelo flutuante na Antártida.
Segundo a agência noticiosa espanhola, a descoberta desta ilha oculta é mais uma prova do recuo dos glaciares da Antártida impulsionado pelo aquecimento global.
A ilha tem apenas 350 metros de comprimento e é, na sua grande maioria, feita de granito, segundo análises levadas a cabo pela equipa no local.
“A geologia da Antártida está tão coberta de gelo que, na verdade, não sabemos muito sobre ela”, disse o cientista Jim Marschalek, do Imperial College London, no Reino Unido, que participou na investigação, citado num blogue da expedição.
“Não há outras rochas de afloramento [exposição de uma rocha à superfície da Terra] a 70 quilómetros em nenhuma direção. Por isso, esta foi uma oportunidades especial“, rematou Marschalek.
Não tive tempo de pesquisar, mas é bem possível que está ilha esteja descrita no mapa de Piri Reis.
olha, se não tiveste tempo de pesquisar, estiveste fazendo o quê?
não tens o direito de vires aqui falar na minha cara se é possivel ou não. enquanto não tiveres a certeza do que estás a falar, calas o bico pois eunão tenho paciencia para essas gaymessices.
agradecia que fosses á horta buscar as cenouras que eu perdi por conta da tempestade que ocorreu, e que eu nao pude salvar pq estava ocupada a responder uma pessoa que acabou de sair do hospicio.
segunda feira vemo- nos na praça. bjs.