Depressão pode causar cólicas menstruais

1

608 mil casos analisados. Mulheres com o dobro da probabilidade de terem depressão. E a insónia pode funcionar como um mediador.

A depressão pode originar cólicas menstruais. As cólicas menstruais não estão associadas ao aparecimento de depressão.

Estas são as duas conclusões principais de um estudo que envolveu cerca de 608 mil casos com forte ligação entre a depressão e cólicas menstruais.

Não é por acaso que as mulheres têm duas vezes mais probabilidade que os homens de sofrer de depressão. Com sintomas mais graves, muitas vezes.

Também é sabido que as condições associadas à saúde mental podem intensificar sintomas físicos, começa por lembrar a revista Galileu.

A equipa aplicou uma técnica de randomização mendeliana, identificando genes específicos que podem mediar o efeito da depressão na dor menstrual.

Shuhe Liu, principal autora do estudo, explica que a equipa descobriu evidências preliminares de que a depressão pode ser uma causa, não uma consequência, da dismenorreia (dor menstrual).

“Contudo, vale salientar que não encontramos evidências de que a dor menstrual aumentasse o risco de depressão”, lê-se em comunicado.

Outra conclusão: a insónia, que costuma ser parte da rotina de uma pessoa deprimida, pode ser um mediador significativo entre depressão e dismenorreia.

“Descobrimos que o aumento de distúrbios do sono pode exacerbar a dor menstrual“, afirma Liu. “Abordar problemas de sono pode, portanto, ser crucial na gestão de ambas as condições”.

Foi um estudo que, reforça a investigadora, apresentou mais evidências de uma ligação entre o sistema neurológico e o resto do corpo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.