Arqueólogos descobriram um “depósito de lixo” dentro de um antigo túmulo egípcio

(dr) PCMA UW

Arqueólogos descobriram um antigo depósito de lixo dentro de um templo egípcio em homenagem à poderosa Faraó Hatexepsute, que estava cheio de oferendas a uma deusa da fertilidade.

De acordo com o site Live Science, este depósito de lixo foi encontrado de forma inesperada por arqueólogos num túmulo dentro do complexo de culto Hator, no interior do Templo de Hatexepsute em Deir Elbari, no Egito.

Embora o depósito de lixo tenha sido escondido num túmulo do início do Império Médio, muitos dos artefactos datam do Império Novo, que abrange as 18.ª, 19.ª e 20.ª dinastias que governaram desde o século XVI A.C. até ao século XI A.C.

Muitos desses artefactos são oferendas votivas que as pessoas no antigo Egito deixavam a Hator, a deusa da fertilidade.

“O depósito de oferendas votivas a Hator descoberto indica que esta parte do templo de Hatexepsute não era usada para adoração, mas sim tratada como um lugar para despejar lixo”, disse Patryk Chudzik, diretor da Expedição Arqueológica e de Conservação Polaca-Egípcia neste templo.

De acordo com o arqueólogo, este depósito de lixo era enorme. Os detritos ocupavam o corredor do túmulo com cerca de 15 metros de comprimento, com o seu ponto mais alto a 0,5 metros.

“Os materiais mais antigos das ofertas votivas a Hator são datados da 18.ª dinastia, enquanto os outros foram feitos durante o reinado dos faraós das 19.ª e 20.ª dinastias”, acrescentou.

Entre as oferendas estão, por exemplo, peças de cerâmica e pequenas estatuetas femininas feitas com faiança, vasos e estatuetas de vaca feitos com argila e vários tipos de amuletos.

“Estes objetos foram originalmente deixados pelos antigos Egípcios no santuário de Hator acima do túmulo [que escavámos]. Achamos que às vezes havia tantas oferendas que não havia espaço para novos objetos e por isso é que os sacerdotes do templo os recolhiam de vez em quando e os levavam para fora da área do templo, fazendo depósitos de lixo”, explicou Chudzik, que pertence ao Centro Polaco de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia.

Segundo o arqueólogo, esta descoberta também mostra que “o túmulo foi aberto e era possível entrar nele na época de Hatexepsute e durante o reinado de sucessivos reis do Egito”.

Esta poderosa Faraó invocava frequentemente Hator, logo, não é surpreendente que tivesse uma capela dedicada a esta deusa no templo, conclui o Live Science.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.