Depois do Comic Sans, Hugo Chávez Pro

d.r. Marcelo Volpe / Trinchera Criativa

Hugo Cháves, Ilustração de Marcelo Volpe com notas em CHávezPro, o typeface desenvolvido por Volpe

Hugo Cháves, Ilustração de Marcelo Volpe com notas em CHávezPro, o typeface desenvolvido por Volpe

Para assinalar o 60º aniversário do nascimento de Hugo Chávez, um designer venezuelano criou a fonte tipográfica “ChávezPro”, que permite aos utilizadores de computadores escrever com a caligrafia do falecido líder socialista.

A iniciativa partiu do designer Marcelo Volpe, do estúdio Trinchera Creativa, sob o conceito de um “presente” com o qual procura “eternizar o legado, ideais e presença espiritual” do fundador da Revolução Bolivariana e do socialismo venezuelano do século XXI.

Uma vez instalada, a fonte integra-se nos menus dos diferentes processadores de texto como uma opção normal, ao lado dos estilos tradicionais Times New Roman, Arial ou Courier, e ainda do famigerado Comic Sans, o typeface mais odiado pelos designers profissionais.

Segundo o autor, para criar a fonte foi necessário fazer uma investigação sobre a escrita do falecido presidente, porque “há letras que ele não escrevia sempre de maneira igual”.

A nova fonte, explicou, permitirá a qualquer usuário escrever, tal como as escreveria Hugo Chávez, as mensagens do falecido socialista, que são frequentemente usadas com fins publicitários, em bonés, t-shirts e, naturalmente, chaveiros.

O ZAP descarregou e testou a ChávezPro. Aqui fica a mensagem que o ex-presidente nos envia.

t.d. foto Fabio Pozzebom / ABr

A mensagem de Hugo Chávez aos leitores do ZAP

Hugo Rafael Chávez Frías nasceu em Sabaneta de Barinas, Venezuela, a 28 de julho de 1954 e faleceu em Caracas a 5 de março de 2013.

Comandante do Exército e crítico férreo dos Estados Unidos, presidiu, entre 1999 e 2013, aos destinos da Venezuela, centrando o seu Governo na implementação da Revolução Bolivariana e no socialismo do século XXI.

Sucedeu-lhe Nicolás Maduro, seu vice-presidente e seguidor de sempre.

AJB, ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.