Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas.

A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração na segunda-feira, continha uma ligação para um post no VDare, um blogue que promove o nacionalismo, a supremacia branca e o antissemitismo, de acordo com o BuzzFeed News. O post aborda esforços para dissolver a Associação Nacional de Juízes da Imigração, um sindicato que representa funcionários dos tribunais de imigração.

A publicação classifica o jornal “The New York Times” como “lügenpresse”, um termo alemão que significa “imprensa mentirosa” e que foi adotado pelos nazis para estigmatizar judeus, comunistas e críticos de Adolf Hitler.

Nos últimos anos, o termo voltou a ganhar notoriedade entre nacionalistas brancos e a extrema-direita. O post usa igualmente a palavra “kritarch” para se referir aos juízes, numa alusão a um sistema de governação judicial em Israel.

“O uso do termo de uma forma pejorativa pelo VDare olha negativamente para a história judaica, retratando o judeu como alguém que busca poder e controlo”, escreveu o presidente do sindicato, Ashley Tabaddor, numa carta enviada àquele gabinete. “A disseminação de um site supremacista e antissemita através do gabinete é anti-ético e atenta contra os objetivos e ideais do Departamento de Justiça”, acrescentou.

O email foi enviado na mesma semana em que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou os americanos judeus de “deslealdade” se votarem no Partido Democrata. “Penso que qualquer judeu que vote democrata revela uma total falta de conhecimento ou grande deslealdade”, disse na terça-feira.

Apesar das críticas imediatas, Trump repetiu o teor das declarações no dia seguinte: “Se votas num democrata, estás a ser desleal com os judeus e muito desleal com Israel.” De acordo com o Pew Research Center, 79% dos eleitores judeus apoiaram candidatos democratas nas eleições de meio de mandato do ano passado.

Em declarações ao jornal britânico The Guardian, uma assessora de imprensa do gabinete esclareceu que as notícias dos emails diários são “compiladas por uma empresa contratada”, acrescentando que “o post do blogue não deveria ter sido incluído”.

“O Departamento de Justiça condena o antissemitismo com toda a veemência”, disse ainda, escusando-se, no entanto, a responder a perguntas sobre a empresa contratada e se o departamento iria fazer uma investigação ao caso ou se alguém seria punido.

O VDare foi fundado por Peter Brimelow, um imigrante britânico nos EUA, sendo assim designado em referência a Virgina Dare, alegadamente a primeira criança inglesa nascida nas Américas. A organização sem fins lucrativos Southern Poverty Law Center descreve-o como “um site de ódio anti-imigração”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …