Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas.

A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração na segunda-feira, continha uma ligação para um post no VDare, um blogue que promove o nacionalismo, a supremacia branca e o antissemitismo, de acordo com o BuzzFeed News. O post aborda esforços para dissolver a Associação Nacional de Juízes da Imigração, um sindicato que representa funcionários dos tribunais de imigração.

A publicação classifica o jornal “The New York Times” como “lügenpresse”, um termo alemão que significa “imprensa mentirosa” e que foi adotado pelos nazis para estigmatizar judeus, comunistas e críticos de Adolf Hitler.

Nos últimos anos, o termo voltou a ganhar notoriedade entre nacionalistas brancos e a extrema-direita. O post usa igualmente a palavra “kritarch” para se referir aos juízes, numa alusão a um sistema de governação judicial em Israel.

“O uso do termo de uma forma pejorativa pelo VDare olha negativamente para a história judaica, retratando o judeu como alguém que busca poder e controlo”, escreveu o presidente do sindicato, Ashley Tabaddor, numa carta enviada àquele gabinete. “A disseminação de um site supremacista e antissemita através do gabinete é anti-ético e atenta contra os objetivos e ideais do Departamento de Justiça”, acrescentou.

O email foi enviado na mesma semana em que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou os americanos judeus de “deslealdade” se votarem no Partido Democrata. “Penso que qualquer judeu que vote democrata revela uma total falta de conhecimento ou grande deslealdade”, disse na terça-feira.

Apesar das críticas imediatas, Trump repetiu o teor das declarações no dia seguinte: “Se votas num democrata, estás a ser desleal com os judeus e muito desleal com Israel.” De acordo com o Pew Research Center, 79% dos eleitores judeus apoiaram candidatos democratas nas eleições de meio de mandato do ano passado.

Em declarações ao jornal britânico The Guardian, uma assessora de imprensa do gabinete esclareceu que as notícias dos emails diários são “compiladas por uma empresa contratada”, acrescentando que “o post do blogue não deveria ter sido incluído”.

“O Departamento de Justiça condena o antissemitismo com toda a veemência”, disse ainda, escusando-se, no entanto, a responder a perguntas sobre a empresa contratada e se o departamento iria fazer uma investigação ao caso ou se alguém seria punido.

O VDare foi fundado por Peter Brimelow, um imigrante britânico nos EUA, sendo assim designado em referência a Virgina Dare, alegadamente a primeira criança inglesa nascida nas Américas. A organização sem fins lucrativos Southern Poverty Law Center descreve-o como “um site de ódio anti-imigração”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.