Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas.

A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração na segunda-feira, continha uma ligação para um post no VDare, um blogue que promove o nacionalismo, a supremacia branca e o antissemitismo, de acordo com o BuzzFeed News. O post aborda esforços para dissolver a Associação Nacional de Juízes da Imigração, um sindicato que representa funcionários dos tribunais de imigração.

A publicação classifica o jornal “The New York Times” como “lügenpresse”, um termo alemão que significa “imprensa mentirosa” e que foi adotado pelos nazis para estigmatizar judeus, comunistas e críticos de Adolf Hitler.

Nos últimos anos, o termo voltou a ganhar notoriedade entre nacionalistas brancos e a extrema-direita. O post usa igualmente a palavra “kritarch” para se referir aos juízes, numa alusão a um sistema de governação judicial em Israel.

“O uso do termo de uma forma pejorativa pelo VDare olha negativamente para a história judaica, retratando o judeu como alguém que busca poder e controlo”, escreveu o presidente do sindicato, Ashley Tabaddor, numa carta enviada àquele gabinete. “A disseminação de um site supremacista e antissemita através do gabinete é anti-ético e atenta contra os objetivos e ideais do Departamento de Justiça”, acrescentou.

O email foi enviado na mesma semana em que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou os americanos judeus de “deslealdade” se votarem no Partido Democrata. “Penso que qualquer judeu que vote democrata revela uma total falta de conhecimento ou grande deslealdade”, disse na terça-feira.

Apesar das críticas imediatas, Trump repetiu o teor das declarações no dia seguinte: “Se votas num democrata, estás a ser desleal com os judeus e muito desleal com Israel.” De acordo com o Pew Research Center, 79% dos eleitores judeus apoiaram candidatos democratas nas eleições de meio de mandato do ano passado.

Em declarações ao jornal britânico The Guardian, uma assessora de imprensa do gabinete esclareceu que as notícias dos emails diários são “compiladas por uma empresa contratada”, acrescentando que “o post do blogue não deveria ter sido incluído”.

“O Departamento de Justiça condena o antissemitismo com toda a veemência”, disse ainda, escusando-se, no entanto, a responder a perguntas sobre a empresa contratada e se o departamento iria fazer uma investigação ao caso ou se alguém seria punido.

O VDare foi fundado por Peter Brimelow, um imigrante britânico nos EUA, sendo assim designado em referência a Virgina Dare, alegadamente a primeira criança inglesa nascida nas Américas. A organização sem fins lucrativos Southern Poverty Law Center descreve-o como “um site de ódio anti-imigração”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …