Degelo na Gronelândia e Antártida duplicou em 5 anos

BBC / Veit Helm et al

-

A redução da área de gelo da Gronelândia e Antártida, os dois principais mantos de gelo do planeta, duplicou desde 2009, de acordo com um estudo que analisou imagens de um satélite europeu.

A análise dos dados gerados pelo CryoSat indicam que só a Gronelândia tem vindo a perder cerca de 375km3 de gelo por ano.

Somado, o volume de gelo despejado todo ano pelas duas maiores capas chega a 500km3, disse à BBC a investigadora Angelika Humbert, do Instituto Alfred Wegener (IAW), na Alemanha.

“A contribuição dos dois mantos de gelo à elevação do nível dos oceanos duplicou desde 2009”, afirmou Humbert. “Para nós, é um número inacreditável.”

O estudo do instituto, publicado na revista científica The Cryosphere, não calculou em que medida o degelo colabora para a subida do nível dos mares. No entanto, se todo o volume despejado nos oceanos for considerado como gelo (uma porção pequena seria de neve), a contribuição poderia estar na ordem de pouco mais de um milímetro por ano.

Comparações

ESA

Satélite CryoSat

Satélite CryoSat

O satélite CryoSat foi lançado pela Agência Espacial Europeia em 2010 com um sofisticado instrumento de radar projetado para medir o formato das camadas de gelo polares.

O grupo do IAW, coordenado pelo cientista Veit Helm, estudou pouco mais de dois anos de dados para criar um modelo de elevação digital (MED) da Gronelândia e da Antártida e avaliar a sua evolução.

O modelo incorpora 14 milhões de medidas de altura referentes à Gronelândia e outros 200 milhões referentes à Antártida.

Quando comparadas com bases de dados semelhantes produzidas pela missão IceSat, da agência espacial americana (NASA), produzidas entre 2003 e 2009, as medições permitem calcular mudanças no volume de gelo mais abrangentes que o período observado pelo CryoSat.

Tendências negativas são resultado de degelo, enquanto tendências positivas são consequência de precipitação ou nevascas.

A Gronelândia vem atravessando o seu momento de maior redução na elevação, perdendo 375km3 de gelo por ano, a maior parte nas costas oeste e sudeste da ilha.

Há um derretimento significativo também na Corrente de Gelo Nordeste da Gronelândia.

“Esta região é formada por três glaciares. Um deles, o Zachariae Isstrom, recuou um bocado e já houve registos de perda de volume. Mas agora vemos que essa perda de volume está a alastrar-se para áreas superiores, muito mais para o interior do manto de gelo do que se via antes”, afirma Humbert.

Antártida

BBC / Veit Helm et al

-

Já na Antártida, a perda de volume anual foi calculada em cerca de 128km3 por ano.

Como outros estudos já tinham indicado, a maior parte do degelo se concentra no lado oeste do continente, na área conhecida como Baía do Mar de Amundsen.

Grandes glaciares da região estão a recuar e a perder espessura a um ritmo acelerado.

Por outro lado, há ganhos de espessura na camada de gelo de algumas áreas, como em Dronning Maud Land, onde foram registadas nevascas colossais. No entanto, o acúmulo nessas áreas não compensa as perdas nas outras.

Um grupo científico britânico recentemente produziu o seu próprio modelo de elevação digital a partir de um algoritmo diferente aplicado sobre a base de dados do CryoSat.

O resultado é parecido com o do Instituto Alfred Wegener, e os alemães aplicaram o mesmo método para a Gronelândia, de maneira que pudessem comparar os dois mantos de gelo.

Quando comparadas, as reduções indicam as mesmas conclusões da missão americana Grace, que monitora as mudanças nas regiões polares a partir de dados gerados por um outro tipo de satélite, que observa o volume de gelo despejado no mar.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O maior problema não é só o aumento do nível da água do mar, isso podemos dar um jeito mudando as populações que moram nas ares afetadas.
    O problema maior é a pressão interna do núcleo da terra que irá atacar os polos, gerando assim, terremotos, erupções vulcânicas, etc.

RESPONDER

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …