“Ó linda, vem coser o avental!”. Tesouro com 300 anos contém mensagem romântica

2

National Museum Cardiff

Dedal com 300 anos

Inscrição posy em dedal aponta para que estes objetos fossem considerados objetos íntimos, “adequados como um presente entre amantes”. É o mais recente tesouro galês.

Debaixo de um carvalho galês, no condado de Pembrokeshire, um detetor de metais esperava encontrar mais uma moeda de seis cêntimos, mas acabou por desenterrar um dedal de prata que remonta ao período compreendido entre 1682 e 1740.

À primeira vista, parecia apenas um dedal, com um curioso padrão em ziguezague, mas uma observação mais atenta levantou a questão: será que o dedal, tal como os anéis de poesia do século XVII usados durante o trabalho de agulha, eram um símbolo romântico?

Isto porque, gravada na superfície do dedal estava, em letras maiúsculas, uma inscrição romântica — e não, não era de Beatriz Costa nem de Cândida Branca Flor. Este dedal vinha sem brejeira e, sendo de prata, é agora amado como um tesouro.

Nele lia-se “LYKE STIL AND LOVE EVER”, que pode ser traduzido para português como “duradouramente, amor para sempre” — a frase que fez com que os oficiais galeses declarassem a descoberta um tesouro.

Inscrições posy [pequeno verso, normalmente inscrito dentro de um anel] podem ser vistas em vários dedais de prata do século XVII de toda a Inglaterra e Gales”, explicou o Museu Nacional de Cardiff em comunicado.

“Passagens românticas como esta são muito semelhantes em anéis de poesia contemporâneos. Talvez os dedais, usados no dedo durante o trabalho de agulha, fossem considerados uma possessão íntima (e, portanto, romântica), adequados como um presente entre amantes”, lê-se.

Um de muitos tesouros galeses

De facto, o dedal está entre várias descobertas recentes no País de Gales que foram reconhecidas como tesouros.

Um pendente de prata com representações do Rei Carlos I e da Rainha Henriqueta Maria de França, que data do século XVII, já tinha sido descoberto em 2020, lembra o All That’s Interesting. Era, muito provavelmente, um símbolo de lealdade durante a Guerra Civil Inglesa.

A declaração de estatuto de tesouro também foi aplicada a um achado da Idade de Bronze que continha fragmentos de liga de cobre, prováveis remanescentes de cabeças de machado, e a uma matriz de selo de prata medieval, usada para selar cartas. Cada item carrega uma história.

Tomás Guimarães, ZAP //

2 Comments

  1. Gauleses ou galeses? Visto que referem o País de Gales são galeses, e não gauleses (um conjunto de populações celtas que habitava a Gália, o território que corresponde hoje, grosso modo, à França, à Bélgica e à Itália setentrional

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.