De um esforço para aumentar a diversidade e a tolerância entre as crianças, nasceu a primeira Barbie com aparelho auditivo

Mattel

Nova linha inclusiva da Barbie

Empresa pretende prosseguir os esforços dos últimos anos tendo em vista a criação de uma linha de brinquedos mais inclusiva e com a qual todas as crianças se podem identificar.

A marca Barbie, uma das mais conhecidas produtoras de brinquedos do mundo com 63 de história, vai a lançar um novo conjunto de bonecas, em unho, em linha com os  seus esforços para alcançar a diversidade e a inclusão. Estes podem variar entre a criação da primeira Barbie da marca com aparelhos auditivos ou um boneco Ken com a condição de pele vitiligo — doença de pele que causa a descoloração da mesma. De acordo com a CNN, a linha Fashionista de 2022 deverá ajudar as crianças a “verem-se refletidas em todas as condições“, explicou a Chefe Global das Bonecas Barbie da Mattel, Lisa McKnight.

A responsável também acrescentou que as crianças devem ser encorajadas a brincar com bonecas que não se assemelhem a elas, de forma a ajudá-las a “compreender e celebrar a importância da inclusão“.

Uma das integrantes da coleção, a Barbie com aparelhos auditivos, resulta também da perícia de Jen Richardson, um dos principais nomes na área da audiologia educativa nos Estados Unidos da América, de forma que fosse possível imitar com precisão os aparelhos usados na parte de trás da orelha do brinquedo. Richardson disse que os aparelhos auditivos cor-de-rosa choque poderiam inspirar aqueles que experimentaram perda auditiva. “Estou mais do que entusiasmada por os meus jovens pacientes verem e brincarem com uma boneca que se parece com eles”, apontou.

Foram igualmente feitas alterações ao estereótipo do tipo de corpo da Barbie – um tema há muito criticado por sociólogos e psicólogos que defendem que a boneca cria padrões de beleza irrealistas. Em 2019, a marca já tinha lançado uma Barbie loira em cadeira de rodas e uma outra, morena, com uma perna protética.

Recentemente, as bonecas com tom de pele negro tornaram-se também das mais vendidas da marca, confirmando o sucesso da sua estratégia de diversificação. No campo masculino, os bonecos Ken também passarão a ser vendidos com corpos menos musculados .

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE