/

De jardineiro a bilionário aos 51 anos. Homem mistério vai ser adotado por herdeiro de Hermès

African Hub/X

Nicolas Puech, bilionário e herdeiro da fortuna da Hermès

Herdeiro de uma das mais ricas famílias da Europa mudou de ideias e decidiu doar metade da fortuna ao seu ex-jardineiro. Vai adotá-lo para fugir ao compromisso que fez com a sua própria fundação de caridade.

Nicolas Puech tem 80 anos e não tem filhos.

É também herdeiro da família de Thierry Hermès, o fundador da empresa de moda de luxo, Hermès, e embora com ela tenha cortado relações há anos após uma intensa batalha legal, ainda detém 5,7% das ações da empresa.

Reservado herdeiro de quinta geração de uma das mais ricas famílias de França e da Europa, deixou toda a sua fortuna a uma caridade fundada por si — mas recentemente mudou de ideias.

Em fevereiro deste ano, o bilionário surpreendeu tudo e todos ao revelar que planeava deixar metade da sua fortuna ao seu ex-jardineiro, cuja identidade não foi revelada.

Puech já terá iniciado o processo de adoção do seu ex-funcionário de 51 anos, que se prepara para receber metade do bolo cuja fortuna estimada é de 11,5 mil milhões de dólares (cerca de 10,5 mil milhões de euros).

Sobre a relação de Puech com o jardineiro — que será, segundo o Tribune de Genève, de origem marroquina e casado com uma mulher espanhola, com quem tem dois filhos — pouco se sabe, mas a relação é claramente muito próxima: trata-o como um filho. Mas nem todos estão satisfeitos com a decisão.

Dentro da Fundação Isocrates, que deveria receber a herança após Puech ter assinado um “acordo de sucessão”, a mudança de planos não foi bem encarada.

“Do ponto de vista legal, o anulamento abrupto e unilateral do acordo de sucessão parece vazio e infundado”, afirmou a fundação, presidiada pelo próprio bilionário. “A fundação opõe-se a esta mudança, e deixa a porta aberta para discussão com o seu fundador e presidente [Puech]”, cita o The Guardian.

Este acordo dá à Fundação o direito à herança, exceto apenas se o bilionário se tornasse pai — daí o processo formal de adoção em curso.

A casa de moda de luxo francesa, fundada em 1837 por Thierry Hermès, caiu na bolsa com a pandemia, mas continua no topo, atualmente avaliada em 230,8 mil milhões de dólares. Dessa enorme fortuna, o ex-jardineiro pode levar para casa cerca de 5,75 mil milhões de dólares, metade da fatia detida pelo seu futuro pai.

Para alguns jardineiros, o dinheiro cresce mesmo das árvores.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.