Danos na maior barragem dos EUA levam à retirada de milhares de pessoas

https://www.youtube.com/watch?v=W7OJVpMjdc0

As autoridades ordenaram no domingo a retirada de milhares de pessoas no norte da Califórnia, nos EUA, devido a danos detetados na barragem de Oroville, que se não forem resolvidos poderão inundar as zonas nas proximidades.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) emitiu na noite de domingo um aviso de inundação pelo “potencial” colapso de uma secção da barragem de Oroville, situada a cerca de 250 quilómetros a nordeste de São Francisco.

As autoridades ordenaram a retirada dos residentes das localidades de Oroville, Palermo, Gridley, Thermalito, South Oroville, Oroville Dam, Oroville East e Wyandotte.

O diário Los Angeles Times informou que a causa do alerta foi a descoberta de uma fissura, com as autoridades a tentarem tapar o buraco com sacos de pedras e a tentarem reduzir o nível de água da barragem de Oroville para diminuir a pressão.

A barragem, com cerca de 235 metros de altura, é a maior dos Estados Unidos da América. De acordo com a CNN, o número de pessoas deslocadas já ultrapassa as 188 mil.

Entretanto, o governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou o estado de emergência na região do lago Oroville – a duas horas e meia de distância de São Francisco.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.