O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou o nível de alerta em Faro, no Algarve, para o nível laranja devido à aproximação da depressão DANA, que causou grandes inundações em Espanha.
Na quarta-feira, o IPMA tinha colocado vários distritos, incluindo Faro, sob aviso amarelo, o alerta menos grave. Mas, agora, o Instituto de meteorologia eleva o aviso em Faro para o nível laranja (o nível intermédio, sendo o mais grave o vermelho).
O distrito algarvio está sob aviso laranja entre as 18 horas desta quinta-feira, 31 de Outubro, e o meio-dia de sexta-feira, 1 de Novembro, com o IPMA a prever “aguaceiros” que podem “ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada”.
Nesta altura, não se prevê que a situação em território português tenha a dimensão da tragédia em Espanha.
O IPMA explica que à medida que a DANA se vai deslocando para oeste, ou seja, para Portugal, “vão também diminuindo as condições que poderão dar origem a tempo muito severo”.
Contudo, o IPMA recomenda “o acompanhamento” contínuo dos avisos meteorológicos e das “recomendações das autoridades”, notando que a “previsão da trajectória da depressão tem sempre um grau de incerteza e que pequenas variações da sua posição podem alterar os locais mais afetados”.
Além do alerta laranja em Faro, o IPMA mantém os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Viseu, e o arquipélago dos Açores, sob aviso amarelo no período entre o meio-dia de 31 de Outubro e a meia-noite de 2 de Novembro.
Os restantes distritos do continente e a Madeira não têm qualquer alerta meteorológico emitido.