Daesh retirou-se durante a madrugada de Palmyra, a pérola do deserto

varunshiv / Flickr

Ruínas históricas da cidade de Palmyra, na Síria

Ruínas históricas da cidade de Palmyra, na Síria

Os extremistas do Daesh retiraram-se esta madrugada do centro da cidade síria de Palmyra, onde tinham voltado a entrar no sábado, após ataques aéreos russos.

“Os raides violentos da aviação russa durante a noite sobre Palmyra forçaram o Estado Islâmico a sair de Palmyra, horas depois de os jihadistas terem reentrado na cidade”, disse Rami Abdel Rahman, do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Os ataques aéreos mataram combatentes do Daesh, acrescentou o porta-voz da organização não-governamental (ONG), sem avançar com um número. “O exército [sírio] levou reforços para Palmyra durante a noite e os raids continuam visando posições jihadistas em redor da cidade”, disse o responsável à agência de notícias AFP.

No sábado, a ONG tinha informado que combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico tinham voltado a entrar na cidade histórica de Palmyra, na província de Homs, centro da Síria. Segundo a organização, que obtém as informações de ativistas, combatentes rebeldes e pessoal de saúde no terreno, os jihadistas entraram pela zona do hospital de Palmyra, na periferia noroeste da cidade.

O autodenominado Estado Islâmico tomou Palmyra em maio de 2015 e foi expulso da cidade pelo exército sírio há oito meses.

Palmyra, cidade com mais de dois mil anos, está situada no grande deserto sírio limítrofe da província iraquiana de Al-Anbar. Situada cerca de 210 quilómetros a nordeste da capital síria de Damasco, a “pérola do deserto”, como é apelidada a cidade, tem uma grande importância estratégica para o grupo radical.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.