Especialista afirma que Da Vinci era estrábico (e isso influenciou as suas obras)

Mido / Wikimedia

Leonardo Da Vinci

Desde a escultura até às invenções mecânicas: por onde passou, Leonardo da Vinci marcou. Agora, um novo estudo sugere que o distúrbio de visão do artista italiano pode ter sido uma mais-valia na pintura.

Um neurocientista britânico analisou vários supostos retratos e autorretratos do pintor italiano, Leonardo Da Vinci, e concluiu que o artista era estrábico. No entanto, nem todos os especialistas concordam com esta conclusão.

Aliás, há paleontólogos e oftalmologistas que consideram muito arriscado afirmar que Da Vinci era estrábico apenas com base nos seus quadros. Segundo o neurocientista britânico, é a posição dos olhos nos retratos em que surge como modelo ou nos autorretratos que denunciam este suposto distúrbio de visão.

O autor, Christopher Tyler, especialista em neurociência visual e professor da Universidade da City de Londres, considera que se as dez obras analisadas pudessem ser reunidas na mesma sala, esta teoria teria uma leitura muito evidente.

Tyler adianta que a pessoa que serviu de modelo para as três estátuas esculpidas por Andrea del Verrocchio é a mesma, ou, pelo menos, alguém muito parecido. As obras foram criadas quando Da Vinci era discípulo de Verrocchio, e em todas elas se nota que um dos olhos tem uma aparência desviante.

Para o neurocientista, a pessoa que aparece esculpida em mármore ou terracota é, sem dúvida, Leonardo Da Vinci, adianta o Diário de Notícias.

Ainda assim, segundo o El País, a exotropia é mais evidente na obra São João Batista, que Da Vinci terá pintado entre 1508 e 1513, e Salvator Mundi, a obra mais cara da história, vendida por 380 milhões de euros.

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s em novembro

Christopher Tyler estimou o ângulo de desvio em cada obra e concluiu que Da Vinci conseguia, no entanto, controlar o seu estrabismo.

“A análise do alinhamento dos olhos coincide com o diagnóstico de exotropia intermitente, o que sugere que Leonardo da Vinci tinha uma tendência esotrópica de -10,3º em repouso, mas poderia retornar à ortotropia (ambos os olhos olham para o mesmo ponto) quando ele se focava, como quando revê o seu próprio rosto para um autorretrato “, escreveu Tyler.

Contudo, o estudo publicado este mês no JAMA Ophthalmology, não reúne consenso. Michael F. Marmor, professor de oftalmologia e biologia humana no Byers Eye Institute da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, refere que este tipo de diagnóstico retrospetivo “é arriscado e, na minha opinião, bastante ingénuo“.

Uma das razões que levam o especialista a desconfiar é o facto de Tyler não ter a certeza de que estas obras representam a obra de Da Vinci na sua globalidade. Além disso, a relação entre os trabalhos é circunstancial e duvidosa e “todas as caras parecem diferentes”.

Os artistas cometem erros nos seus autorretratos. Rembrandt mudava a posição do olho, Van Gogh pintava os seus umas vezes verdes, outras azuis, e até castanhos. Os olhos eram, suspeito, acrescentados aos quadros no final”, sustenta Marmor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …