Especialista afirma que Da Vinci era estrábico (e isso influenciou as suas obras)

Mido / Wikimedia

Leonardo Da Vinci

Desde a escultura até às invenções mecânicas: por onde passou, Leonardo da Vinci marcou. Agora, um novo estudo sugere que o distúrbio de visão do artista italiano pode ter sido uma mais-valia na pintura.

Um neurocientista britânico analisou vários supostos retratos e autorretratos do pintor italiano, Leonardo Da Vinci, e concluiu que o artista era estrábico. No entanto, nem todos os especialistas concordam com esta conclusão.

Aliás, há paleontólogos e oftalmologistas que consideram muito arriscado afirmar que Da Vinci era estrábico apenas com base nos seus quadros. Segundo o neurocientista britânico, é a posição dos olhos nos retratos em que surge como modelo ou nos autorretratos que denunciam este suposto distúrbio de visão.

O autor, Christopher Tyler, especialista em neurociência visual e professor da Universidade da City de Londres, considera que se as dez obras analisadas pudessem ser reunidas na mesma sala, esta teoria teria uma leitura muito evidente.

Tyler adianta que a pessoa que serviu de modelo para as três estátuas esculpidas por Andrea del Verrocchio é a mesma, ou, pelo menos, alguém muito parecido. As obras foram criadas quando Da Vinci era discípulo de Verrocchio, e em todas elas se nota que um dos olhos tem uma aparência desviante.

Para o neurocientista, a pessoa que aparece esculpida em mármore ou terracota é, sem dúvida, Leonardo Da Vinci, adianta o Diário de Notícias.

Ainda assim, segundo o El País, a exotropia é mais evidente na obra São João Batista, que Da Vinci terá pintado entre 1508 e 1513, e Salvator Mundi, a obra mais cara da história, vendida por 380 milhões de euros.

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s em novembro

Christopher Tyler estimou o ângulo de desvio em cada obra e concluiu que Da Vinci conseguia, no entanto, controlar o seu estrabismo.

“A análise do alinhamento dos olhos coincide com o diagnóstico de exotropia intermitente, o que sugere que Leonardo da Vinci tinha uma tendência esotrópica de -10,3º em repouso, mas poderia retornar à ortotropia (ambos os olhos olham para o mesmo ponto) quando ele se focava, como quando revê o seu próprio rosto para um autorretrato “, escreveu Tyler.

Contudo, o estudo publicado este mês no JAMA Ophthalmology, não reúne consenso. Michael F. Marmor, professor de oftalmologia e biologia humana no Byers Eye Institute da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, refere que este tipo de diagnóstico retrospetivo “é arriscado e, na minha opinião, bastante ingénuo“.

Uma das razões que levam o especialista a desconfiar é o facto de Tyler não ter a certeza de que estas obras representam a obra de Da Vinci na sua globalidade. Além disso, a relação entre os trabalhos é circunstancial e duvidosa e “todas as caras parecem diferentes”.

Os artistas cometem erros nos seus autorretratos. Rembrandt mudava a posição do olho, Van Gogh pintava os seus umas vezes verdes, outras azuis, e até castanhos. Os olhos eram, suspeito, acrescentados aos quadros no final”, sustenta Marmor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tigre de um zoo de Nova Iorque testa positivo ao novo coronavírus

Um tigre do jardim zoológico do Bronx em Nova Iorque, nos Estados Unidos, testou positivo ao novo coronavírus, indicou no domingo a instituição. Em comunicado, o jardim zoológico detalha que o grande felino terá contraído o …

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já pediram apoio do Governo

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já se candidataram ao apoio extraordinário criado pelo Governo para fazer face à paragem total de atividade devido à pandemia de covid-19. Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade …

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …