Curiosity encontra estranhas “chaminés de fada” rochosas em Marte

NASA / JPL-Caltech, MSSS

As estruturas rochosas surgem em ambientes secos e aparecem quando as rochas mais macias que as envolvem desaparecem devido à erosão.

O Curiosity continua a fazer descobertas incríveis em Marte. Depois de ter sido encontrada uma suposta “porta” para uma casa de extraterrestres, desta vez, o rover da NASA encontrou formações rochosas estranhas a espicaçar pelo meio das areias superficiais da cratera Gale.

Os especialistas afirmam que as colunas foram criadas a partir de substâncias parecidas com cimento que anteriormente enchiam as rachas da base rochosa. À medida que as rochas mais suaves foram desaparecendo com a erosão, estas “cobras” de material compacto emergiram dos solos.

As rochas foram capturadas pela câmara do Curiosity a 17 de Maio, mas a imagem apenas foi partilhada na semana passada pela NASA. Apesar de estranhas, estas estruturas não são inéditas e há exemplos semelhantes na Terra apelidadas pelos geólogos como “chaminés de fada“, relata o Science Alert.

Estas estruturas rochosas surgem em ambientes secos, como o Grand Canyon, e as torres podem ser tão altas como edifícios de 10 andares. São formadas por camadas de rochas duras que surgem no meio de outras rochas com sedimentos mais macios. Quando estas começam a sofrer a erosão devido à chuva e ao vento, tudo o que resta são as magníficas estruturas.

As duas torres encontradas em Marte parecem ser mais altas do que todas as que já foram encontradas na Terra. Outra estranha rocha que foi encontrada este ano pelo Curiosity no planeta vermelho também pode ter sido formada da mesma forma. Neste caso, a rocha assemelha-se a uma flor com pequenas pétalas.

NASA / JPL-Caltech, MSSS

“Uma teoria que emergiu é que esta rocha é um tipo de solidificação criada por minerais depositados por água nas rachas e divisões das rochas existentes. Estas solidificações podem ser compactadas juntas, podem ser mais duras e mais densas do que as rochas que as envolvem e podem permanecer mesmo depois da rocha envolvente desaparecer com a erosão”, lê-se num comunicado da NASA.

A formação destas rochas em Marte também nos dá pistas sobre as antigas condições em Marte e sobre a possibilidade da existência de vida no planeta, já que se acredita que a cratera Gale seja um antigo lago que entretanto secou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.