Cientistas criam “curativo” capaz de reconstruir um osso partido

Cientistas criaram um material que acelera a recuperação de ossos partidos através de células estaminais. O tecido usado pode ser biodegradável.

Uma equipa de investigadores do King’s College London desenvolveram um material que permite o transplante de células estaminais formadoras de osso para fraturas ósseas graves, acelerando o processo de recuperação. Esta inovação pode revolucionar a forma como se tratam ossos partidos.

O processo foi descrito num estudo publicado recentemente na revista científica Natura Materials. As células estaminais são cultivadas num biomaterial, numa estrutura que simula partes de osso saudável. Este “curativo” pode levar a menos complicações médicas e infeções, melhorando a probabilidade de o osso curar com sucesso.



O biomaterial é revestido numa proteína que é usada no corpo para crescimento e reparação. Assim, o curativo é aplicado na fratura como uma espécie de gesso.

O portal Medical Xpress explica que o processo de recuperação pode ser ainda mais acelerado com o crescimento de células estaminais ósseas, que geram células ósseas num gel tridimensional no curativo, transplantando-o para a fratura no osso.

A recuperação de fraturas ósseas é um processo penoso que muitas vezes pode falhar, devido a outras condições de saúde ou devido à idade do paciente.

Atualmente, os métodos usados para reparar osso são usar implantes sintéticos ou retirando osso de outra parte do corpo para reparar a fratura. Esse método depende da capacidade de regeneração do próprio corpo, que pode ser enfraquecida após lesões graves.

Esta não é a primeira vez que células estaminais são usadas para tentar tratar lesões em ossos. No entanto, nas tecnologias existentes, as células implantadas muitas vezes morrem e, a longo prazo, não ajudam o osso a recuperar.

A inovação dos investigadores do King’s College London tem um design que visa especificamente a fratura e não vaza para o tecido saudável. Além disso, o tecido usado pode ser biodegradável, para que se decomponha naturalmente assim que o processo de regeneração esteja concluído. Desta forma, não é necessário uma nova intervenção cirúrgica para retirar o curativo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …