Cura da calvície à vista? Descoberto químico que controla a vida e morte dos folículos capilares

1

A proteína TGF-beta controla o processo de divisão e formação das células nos folículos capilares e a sua quantidade determina se estes vivem ou morrem. A descoberta é mais um passo na busca pela cura da calvície.

Os cientistas descobriram que um único químico é a chave para a morte dos folículos capilares. Esta descoberta foi relatada num novo estudo publicado na Biophysical Journal e pode levar ao desenvolvimento de tratamentos ou curas eficazes para a perda de cabelo.

No corpo humano, a maioria das células têm uma forma e função específicas que não mudam e são determinadas durante o nosso desenvolvimento enquanto embriões.

Uma célula sanguínea, por exemplo, não se pode transformar numa célula nervosa ou vice-versa. No entanto, as células estaminais são a exceção a esta regra e a sua capacidade de adaptação torna-as úteis em muitos tratamentos.

Na resposta a ferimentos, o fígado e o estômago regeneram-se sozinhos. A equipa decidiu estudar os folículos capilares, já que são os únicos órgãos humanos que se regeneram automaticamente e periodicamente, mesmo que não sofram ferimentos.

Os investigadores descobriram como a TGF-beta, um tipo de proteína, controla o processo de divisão e formação das células nos folículos capilares, incluindo das células estaminais, e como é decisiva na morte destas células, e consequentemente, na morte dos folículos e na queda do cabelo, relata o SciTech Daily.

“A TGF-beta tem dois papéis opostos. Ajuda a ativar algumas das células no folículo capilar para a produção de nova vida e depois, orquestra a apoptose, o processo da morte das células“, revela o co-autor do estudo Qixuan Wang.

A diferença entre a morte e a vida dos folículos depende da quantidade de TGF-beta, já que, quando existe em demasia, a proteína mata as células.

Se os cientistas conseguirem determinar com maior precisão a forma como a TGF-beta ativa a divisão celular, pode ser possível ativar as células estaminais e estimular o crescimento do cabelo e curar a calvície.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.