Cunhado do rei de Espanha passa a regime de semiliberdade

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

A justiça espanhola concedeu esta quarta-feira o regime de semiliberdade ao cunhado do rei de Espanha, Inaki Urdangarin, que cumpre uma pena de prisão pelo seu envolvimento no caso de corrupção Nóos.

Na prisão desde 18 de junho de 2018 para cumprir uma pena de cinco anos e dez meses, Urdangarin pode agora sair durante o dia para trabalhar fora da prisão situada em Madrid, regressar ao centro de detenção para dormir e beneficiar de todos os fins de semana, noticiou a agência Lusa.

A decisão de um tribunal da comunidade autónoma de Castela e Leão, onde o marido da infanta Cristina, irmã de Felipe VI, tinha entrado inicialmente na prisão foi tomada na sequência de um recurso interposto pelo detido.

Urdangarin foi condenado por ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que geria em conjunto com a esposa e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.