O culpado pela artrite reumatoide pode ter sido encontrado

Os cientistas podem ter identificado as bactérias culpadas por causar a artrite reumatoide. A descoberta pode ser útil para novos tratamentos ou até erradicar a doença.

A artrite reumatoide afeta 1 em cada 100 pessoas em todo o mundo. Causa articulações inflamadas, dolorosas e inchadas, muitas vezes nas mãos e pulsos, e pode levar à perda da função articular, bem como dor crónica e deformidades e danos nas articulações. O que causa essa condição é desconhecido.

Num estudo publicado recentemente na revista Science, os cientistas encontraram uma pista importante para um possível culpado por trás dessa doença: as bactérias no seu intestino.

A artrite reumatoide é uma condição autoimune, o que significa que se desenvolve quando o sistema imunitário do corpo começa a atacar-se. Proteínas chamadas anticorpos, que normalmente ajudam a combater vírus e bactérias, começam a atacar as articulações.

As origens dos anticorpos que causam a artrite reumatoide têm sido uma área de estudo durante muitos anos. Alguns estudos mostraram que esses anticorpos podem começar a formar-se em locais como boca, pulmão e intestinos mais de 10 anos antes de os sintomas surgirem. Mas até agora, não estava claro porque é que os investigadores estavam a encontrar esses anticorpos nessas áreas específicas.

Os cientistas queriam investigar o que poderia desencadear a formação desses anticorpos. Especificamente, questionaram-se se as bactérias do microbioma, uma comunidade de microrganismos que vivem nos intestinos, podem ser as que ativam a resposta imune que leva à artrite reumatoide.

Como os micróbios normalmente vivem nos mesmos locais que os anticorpos que impulsionam a artrite reumatoide, levantou-se a hipótese de que essas bactérias podem estar a desencadear a produção desses anticorpos.

Os cientistas pensaram que, embora esses anticorpos fossem destinados a atacar as bactérias, a artrite reumatoide desenvolve-se quando se espalham além dos intestinos para atacar as articulações.

Primeiro, os autores procuraram identificar as bactérias intestinais alvos desses anticorpos. Para fazer isso, expuseram as bactérias nas fezes de um subconjunto de pessoas em risco de desenvolver artrite reumatoide a esses anticorpos, permitindo isolar apenas as espécies bacterianas que reagiram e se ligaram aos anticorpos.

Os cientistas descobriram que uma espécie de bactéria anteriormente desconhecida estava presente nos intestinos de cerca de 20% das pessoas que foram diagnosticadas com artrite reumatoide ou produzem os anticorpos que causam a doença.

Os autores do estudo deram o nome de Subdoligranulum didolesgii à espécie.

S. didolesgii não foi detetada nas fezes de pessoas saudáveis antes, e atualmente não se sabe quão prevalente é essa bactéria na população em geral.

Também foi descoberto que essas bactérias podem ativar células imunes especializadas chamadas células T em pessoas com artrite reumatoide. As células T conduzem respostas inflamatórias no corpo e têm sido associadas ao desenvolvimento de diferentes doenças autoimunes.

Estas descobertas sugerem que essas bactérias intestinais podem estar a ativar o sistema imunitário de pessoas com artrite reumatoide. Mas, em vez de atacar as bactérias, o seu sistema imunitário ataca as articulações.

O futuro do tratamento da artrite reumatoide

Os investigadores esperam que este estudo possa esclarecer as origens da artrite reumatoide. O seu próximo objetivo é descobrir quão comuns são essas bactérias na população em geral e testar se a presença dessas bactérias no intestino pode levar ao desenvolvimento de artrite reumatoide em pessoas.

É importante notar que é improvável que os antibióticos sejam um tratamento útil para os microbiomas de pacientes com artrite reumatoide.

Embora Subdoligranulum didolesgii possa estar a desencadear uma resposta autoimune para algumas pessoas com artrite reumatoide, os antibióticos eliminam bactérias úteis e prejudiciais no intestino. Além disso, remover as bactérias não impedirá necessariamente que o sistema imunitário ataque as articulações depois de aparecer.

No entanto, os cientistas acreditam que estas bactérias podem ser usadas como ferramentas para desenvolver tratamentos para a artrite reumatoide e, esperançosamente, maneiras de evitar que a doença aconteça em primeiro lugar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.