/

Cromossoma Y pode controlar mais do que apenas o sexo

Um novo estudo mostra que o cromossoma Y, para além de ser um dos responsáveis por determinar o sexo, pode ter um papel muito mais amplo na anatomia masculina.

Os homens devem a sua existência ao cromossoma Y, que controla a função dos órgãos sexuais e outras características relacionadas com o sexo. No entanto, um novo estudo sugere que este pode ter um papel muito mais amplo na anatomia masculina, escreve o site IFLScience.

Com base nas suas descobertas, publicadas na revista científica Scientific Reports, no dia 10 de setembro, os cientistas dizem que este cromossoma pode ter as respostas para algumas das diferenças biológicas inexplicáveis entre homens e mulheres como, por exemplo, porque é que certas doenças tendem a afetar um sexo mais severamente do que o outro.

Os investigadores modificaram geneticamente ratos machos para não terem um dos genes no seu cromossoma Y e observaram o efeito que isso teve na funcionalidade das células em todo o corpo. A equipa notou uma alteração marcante na atividade celular no tecido cardíaco, resultando em mudanças significativas na função cardíaca e na saúde.

Por exemplo, proteínas envolvidas na manutenção de membranas à volta de estruturas como as mitocôndrias – que geram energia para uso pelas células – foram alteradas no coração como resultado desse ajuste no cromossoma Y dos animais.

A capacidade das células cardíacas de responder aos ácidos gordos também foi afetada, sugerindo que os genes deste cromossoma podem desempenhar um papel crucial nas doenças cardíacas nos homens.

Os investigadores também ficaram surpreendidos ao observar que a eliminação de um gene no cromossoma teve um impacto direto na expressão de genes vizinhos, sugerindo que os vários genes neste cromossoma podem trabalhar juntos, em vez de individualmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.