Cromeleque pré-histórico descoberto por acidente em Inglaterra. Era uma “ilha sagrada” para os cristãos

The Anchor Church Field Project

A descoberta foi feita por acidente quando uma equipa de arqueólogos procurava uma ermida ligada ao monge Guthlac.

Um grupo de arqueólogos desenterrou um cromeleque pré-histórico, juntamente com importantes estruturas medievais, em Anchor Church Field, perto de Crowland Abbey, em Lincolnshire, Inglaterra.

A descoberta, que foi feita por acidente, surgiu durante uma busca a vestígios anglo-saxónicos e aponta para um significado sagrado de longa data do local, desde o Neolítico Final até à Idade do Bronze Inicial (2900 a 1600 a.C.) e até ao século XV.

O sítio chamou inicialmente a atenção durante as escavações destinadas a localizar uma ermida do século VIII, que se crê estar associada ao monge cristão Guthlac, que aí se tornou recluso por volta de 700 d.C. O processo de descoberta está relatado num estudo publicado na evista Journal of Field Archaeology.

Inesperadamente, os investigadores encontraram um cromeleque — monumento  circular tipicamente constituído por pedras verticais que era usado como um observatório astronómico, semelhante a Stonehenge — que foi mais tarde adaptado a um círculo de madeira na Idade Média do Bronze e rodeado por túmulos.

“Encontrar um cromeleque que foi reutilizado desta forma, especialmente um que era anteriormente desconhecido, é realmente muito raro“, disse Duncan Wright, professor da Universidade de Newcastle e co-autor do estudo.

No interior do cromeleque, a equipa descobriu artefactos anglo-saxónicos do século VII, como cerâmica, pentes de osso e vidro de vasos de elite para beber. Embora estes objetos não possam ser definitivamente associados a Guthlac, a sua presença sublinha a importância religiosa e cerimonial a longo prazo do local.

Os arqueólogos sugerem que o legado sagrado do sítio fez dele uma “ilha sagrada” para os eremitas cristãos que procuravam a solidão num ambiente espiritualmente significativo, descreve o Live Science.

A escavação revelou também um elaborado complexo de salões e capelas do século XII, provavelmente construído pelos abades de Crowland para honrar São Guthlac e a sua irmã Santa Pega, outro eremita venerado na região. Este complexo teria servido os peregrinos de alto estatuto e possivelmente albergava relíquias ou símbolos notáveis, como indicado por um fosso revestido a pedra em frente ao salão, que pode ter albergado um mastro ou uma grande cruz.

Hugh Willmott, professor catedrático da Universidade de Sheffield e co-autor do estudo, sublinhou a veneração duradoura do local: “Mesmo em anos posteriores, Anchor Church Field continuou a ser visto como um local especial digno de veneração. É extremamente excitante que tenhamos conseguido determinar a cronologia do que é claramente um local historicamente significativo“.

Por volta do século XV, o salão e a capela tinham caído em desuso e o foco da área mudou para a agricultura. No entanto, a aura sagrada do local persistiu até ao século XVIII, com relatos de um proprietário de uma casa de campo local que visitava o local semanalmente para prestar homenagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.