Croácia vs Dinamarca | Penalties impróprios para cardíacos

A Croácia está nos quartos-de-final do Mundial 2018. No segundo jogo do dia a terminar 1-1 após prolongamento, a decisão do embate com a Dinamarca caiu nas grandes penalidades.

E aqui, Danijel Subasic travou três pontapés nórdicos, Kasper Schmeichel “apenas” dois croatas (depois de ter defendido um no prolongamento), pelo que a formação dos Balcãs vai defrontar a Rússia no próximo dia 7.

Início de jogo diabólico. Logo à entrada para o segundo minuto, num lance confuso, Zanka recebeu de Thomas Delaney na grande área e rematou. O guarda-redes Danijel Subasic ainda tocou na bola, mas esta acabou no fundo da baliza da Crácia.

A formação dos Balcãs respondeu de pronto e, aos quatro minutos, num lance infeliz em que Simon Kjaer tentou afastar a bola, esta embateu na cabeça do colega de equipa, Andreas Christensen, e sobrou para Mario Mandzukic, que não falhou o empate.

O jogo acalmou depois deste arranque, tentando as duas selecções evitar os erros iniciais, mas com a Croácia um pouco por cima no jogo, com 58% de posse de bola, oito remates, três enquadrados (4-2 para os nórdicos), 34 duelos ganhos em 56 e a sensação de que o controlo das operações era seu.

O melhor em campo nesta altura era Mandzukic, com um rating de 6.4.

A Dinamarca reequilibrou as operações no segundo tempo, pelo menos na primeira metade, mas nunca conseguiu contrariar a superioridade da Croácia, que continuou bem mais forte em praticamente todos os mais importantes detalhes de jogo.

Porém, a formação dos Balcãs estava espartilhada pela organização táctica dos nórdicos, que não permitiram muitos lances de perigo. Assim, o jogo chegou ao final empatado 1-1, com prolongamento à vista.

O prolongamento estava arrastado, previa-se os penáltis, até que aos 116 minutos a Croácia teve a oportunidade de desfazer o nó. Luka Modric isolou Ante Rebic, este foi travado em falta por Zanka, mas, na conversão do castigo máximo, Modric permitiu a defesa a Kasper Schmeichel.

Pela segunda vez este domingo, um jogo terminava 1-1 após prolongamento e era decidido nas grandes penalidades.

Aqui a Croácia foi mais forte, apesar de Subasic e Schmeichel terem ambos sido “gigantes”. O primeiro travou os pontapés de Christian Eriksen, Lasse Schöne e Nicolai Jørgensen, o segundo os disparos de Milan Badelj, Josip Pivaric, mas não conseguiu evitar o decisivo de Ivan Rakitic, que apurou os homens dos Balcãs para os quartos-de-final. A Croácia defronta a Rússia no dia 7 de Julho, pelas 19 horas.

O melhor em campo foi Ante Rebic, com um GoalPoint Rating de 8.4. O ala destacou-se com três dribles certos em três tentativas, ganhou quatro de seus duelos aéreos defensivos, realizou 12 acções defensivas e ainda conquistou o penálti que Modric desperdiçou.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …