Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

Lee Smith / EPA

Borna Barisic e Stephen O’Donnell, Croácia vs Escócia

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra.

Os vice-campeões mundiais em título garantiram o apuramento como segundos classificados do agrupamento, com os mesmos quatro pontos da República Checa, que entrou líder e já apurada e acabou no terceiro posto, à frente dos escoceses, com um.

Em Glasgow, os croatas adiantaram-se no marcador aos 17 minutos, num remate de pé esquerdo de Nikola Vlasic, no ‘coração’ da área, depois de um centro da direita de Juranovic e um amortecimento de cabeça de Perisic.

Para grande contentamento dos adeptos da ‘casa’, a Escócia, que ainda não tinha marcado, conseguiu chegar à igualdade – que eliminaria as duas equipas -, aos 42 minutos, com um remate à entrada da área de Collum McGregor, numa jogada de insistência.

Na segunda parte, as duas equipas foram à procura do golo do apuramento e ele nasceu da classe de um jogador ímpar, o ‘Bola de Ouro’ Luka Modric, com uma ‘trivela’ à entrada da área, aos 62 minutos, que fez a bola entrar junto ao poste direito.

A Croácia ficou, definitivamente, por cima e, aos 77 minutos, acabou com as dúvidas, com um tento de Ivan Perisic, que subiu às alturas para desviar de cabeça um canto marcado na esquerda por Modric e selar o seu segundo tento na prova.

Talento croata marcou a diferença

A Croácia sofreu, mas conseguiu carimbar presença nos oitavos-de-final do Euro 2020. Esta terça-feira, os vice-campeões do Mundo derrotaram a Escócia por 3-1.

Os escoceses foram a única selecção deste Grupo D a não passar este “estágio” da competição. A Inglaterra venceu o agrupamento, ficando à frente de croatas e checos. Os golos foram assinados por Vlasic, McGregor, Modric e Perisic.

Primeira parte intensa e repartida no Hampden Park, em Glasgow. No período em que a pressão dos escoceses era mais intensa, Vlasic, na primeira vez que os croatas fizeram um remate ao alvo, marcou. Quando o predomínio era da Croácia, Callum McGregor restabeleceu a igualdade, naquele que foi o primeiro tento da Escócia na prova.

Acossada com o empate ao intervalo, a Croácia puxou dos galões, começou a controlar o encontro, desperdiçou duas ocasiões – Gvardiol aos 50 minutos e Petkovic aos 56 – e ganhou vantagem através de uma obra-de-arte pintada por Modric, a fazer recordar a famosa trivela que tem a chancela de Ricardo Quaresma.

Quando a 13 minutos dos 90, Perisic cabeceou com acerto, estava carimbado o 3-1 final, um rude golpe para uma Escócia que nunca desistiu, mas que se viu sem tempo para operar um milagre. Ao sexto confronto, foi a primeira vez que os escoceses – duas vitórias e três empates – perderam diante do opositor desta noite.

Melhor em Campo

Vlasic foi uma das surpresas no “onze” da Croácia e, durante os 73 minutos em que esteve em campo, deu razão a quem nele apostou.

Rápido e mortífero, inaugurou o marcador no único remate que fez, carimbou dois passes valiosos, um passe para finalização, contabilizou ao todo 40 acções com a bola e não falhou nenhum dos três dribles que arriscou. O jogador do CSKA de Moscovo foi o MVP do encontro com um GoalPoint Rating de 7.4.

Destaques da Croácia

Perisic 6.9 – O ala do Inter foi determinante e um dos principais arquitectos do triunfo croata com um golo, em quatro remates, uma assistência, três passes para finalização e oito acções com o esférico na área contrária (máximo na partida).

Modric 6.8 – A idade não passa pelo médio de 35 anos. Qual formiguinha, esteve em todo o lado e, aos 62 minutos, desferiu a trivela que colocou a selecção que defende na rota dos oitavos-de-final. Além do golaço, construiu cinco passes valiosos, sete passes longos, oito aproximações e foi quem mais teve acções com a bola entre todos os intervenientes: 115. O atleta do Real Madrid tornou-se no primeiro médio a fazer o gosto ao pé em três fases diferentes de Europeus.

Destaques da Escócia

McGregor 6.8 – Ainda deu esperanças com a excelente finalização que empatou o encontro. Sempre esclarecido, falhou apenas três dos 33 passes tentados, recuperou a posse em três ocasiões e fez três intercepções.

McTominay 6.0 – O jogador do Manchester United rubricou uma “performance” sólida com dois remates, quatro acções com o esférico na área adversária, duas faltas sofridas e dois passes/cruzamentos bloqueados.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …