Cristiano Ronaldo é único português candidato à Bola de Ouro

VAVEL España / Flickr

-

Cristiano Ronaldo é o único jogador português candidato à Bola de Ouro 2014, numa lista que inclui 23 nomes de futebolistas conhecidos dos portugueses como Ángel Di María.

Cristiano Ronaldo, que venceu o prémio em 2008 e 2013, venceu este ano a Liga dos Campeões ao serviço do Real Madrid, batendo o recorde de golos numa só época na competição, com 17 golos.

O capitão da seleção portuguesa, decisivo na qualificação de Portugal para o Mundial 2014, venceu também a Bota de Ouro (melhor marcador dos campeonatos europeus), com 31 golos, a par do uruguaio Luis Suárez, um dos ausentes desta lista.

Além de Ronaldo, estão na lista da FIFA mais cinco jogadores do Real Madrid: Gareth Bale, Karim Benzema, Toni Kroos (ex-Bayern Munique), Sérgio Ramos e o antigo jogador do FC Porto James Rodriguez (ex-Mónaco).

Com o mesmo número de nomeações está o Bayern Munique que coloca na lista Mario Gotze, Philipp Lahm, Thomas Muller, Manuel Neuer, Bastian Schweinsteiger (da seleção campeã no Mundial 2014) e o holandês Arjen Robben.

Já o FC Barcelona tem quatro jogadores na lista com Lionel Messi, quatro vezes vencedor da Bola de Ouro, à cabeça, seguindo-se Andrés Iniesta, Javier Mascherano e o brasileiro Neymar Jr.

O Chelsea de José Mourinho tem na lista Diego Costa, Thibaut Courtois e Eden Hazard.

O antigo jogador do Benfica Ángel Di María (Manchester United), o costa-marfinense Yaya Touré (Manchester City), o sueco Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint Germains) e o francês Paul Pogba (Juventus) completam a lista de 23 nomes.

Ao nível de países, a campeã mundial Alemanha é a mais representada, com seis futebolistas, mais três do que a vice Argentina e do que a Espanha.

Mourinho também é o único português candidato a treinador do ano

José Mourinho é o único português entre os 10 finalistas ao galardão de treinador do ano da FIFA, um troféu que o técnico dos ingleses do Chelsea venceu em 2010.

Da lista anunciada esta terça-feira pela revista France Football constam alguns dos selecionadores com melhores resultados no Campeonato do Mundo de 2014, casos do alemão Joachim Löw, campeão do mundo, do argentino Alejandro Sabella, vice-campeão, e o holandês Louis Van Gaal, que levou a Holanda às meias-finais.

Os vencedores dos quatro principais campeonatos europeus, como o italiano Antonio Conte (Juventus), o espanhol Pep Guardiola (Bayern Munique), o chileno Manuel Pellegrini (Manchester City) e o argentino Diego Simeone (Atlético Madrid), assim como o campeão europeu, o italiano Carlo Ancelotti (Real Madrid).

O alemão Jürgen Klinsmann, que com a seleção dos Estados Unidos foi um dos “carrascos” de Portugal no Mundial 2014, é, além de Mourinho, o outro técnico nomeado sem qualquer título conquistado em 2014.

Nas quatro edições do galardão, Mourinho apenas ficou fora do pódio em 2013, quando venceu o alemão Jupp Heynckes, tendo ficado em terceiro em 2011, tendo sido superado por Guardiola e Alex Ferguson, e em segundo em 2012, atrás de Vicente del Bosque.

O vencedor do prémio será conhecido a 12 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …