Cristiano Ronaldo é único português candidato à Bola de Ouro

VAVEL España / Flickr

-

Cristiano Ronaldo é o único jogador português candidato à Bola de Ouro 2014, numa lista que inclui 23 nomes de futebolistas conhecidos dos portugueses como Ángel Di María.

Cristiano Ronaldo, que venceu o prémio em 2008 e 2013, venceu este ano a Liga dos Campeões ao serviço do Real Madrid, batendo o recorde de golos numa só época na competição, com 17 golos.

O capitão da seleção portuguesa, decisivo na qualificação de Portugal para o Mundial 2014, venceu também a Bota de Ouro (melhor marcador dos campeonatos europeus), com 31 golos, a par do uruguaio Luis Suárez, um dos ausentes desta lista.

Além de Ronaldo, estão na lista da FIFA mais cinco jogadores do Real Madrid: Gareth Bale, Karim Benzema, Toni Kroos (ex-Bayern Munique), Sérgio Ramos e o antigo jogador do FC Porto James Rodriguez (ex-Mónaco).

Com o mesmo número de nomeações está o Bayern Munique que coloca na lista Mario Gotze, Philipp Lahm, Thomas Muller, Manuel Neuer, Bastian Schweinsteiger (da seleção campeã no Mundial 2014) e o holandês Arjen Robben.

Já o FC Barcelona tem quatro jogadores na lista com Lionel Messi, quatro vezes vencedor da Bola de Ouro, à cabeça, seguindo-se Andrés Iniesta, Javier Mascherano e o brasileiro Neymar Jr.

O Chelsea de José Mourinho tem na lista Diego Costa, Thibaut Courtois e Eden Hazard.

O antigo jogador do Benfica Ángel Di María (Manchester United), o costa-marfinense Yaya Touré (Manchester City), o sueco Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint Germains) e o francês Paul Pogba (Juventus) completam a lista de 23 nomes.

Ao nível de países, a campeã mundial Alemanha é a mais representada, com seis futebolistas, mais três do que a vice Argentina e do que a Espanha.

Mourinho também é o único português candidato a treinador do ano

José Mourinho é o único português entre os 10 finalistas ao galardão de treinador do ano da FIFA, um troféu que o técnico dos ingleses do Chelsea venceu em 2010.

Da lista anunciada esta terça-feira pela revista France Football constam alguns dos selecionadores com melhores resultados no Campeonato do Mundo de 2014, casos do alemão Joachim Löw, campeão do mundo, do argentino Alejandro Sabella, vice-campeão, e o holandês Louis Van Gaal, que levou a Holanda às meias-finais.

Os vencedores dos quatro principais campeonatos europeus, como o italiano Antonio Conte (Juventus), o espanhol Pep Guardiola (Bayern Munique), o chileno Manuel Pellegrini (Manchester City) e o argentino Diego Simeone (Atlético Madrid), assim como o campeão europeu, o italiano Carlo Ancelotti (Real Madrid).

O alemão Jürgen Klinsmann, que com a seleção dos Estados Unidos foi um dos “carrascos” de Portugal no Mundial 2014, é, além de Mourinho, o outro técnico nomeado sem qualquer título conquistado em 2014.

Nas quatro edições do galardão, Mourinho apenas ficou fora do pódio em 2013, quando venceu o alemão Jupp Heynckes, tendo ficado em terceiro em 2011, tendo sido superado por Guardiola e Alex Ferguson, e em segundo em 2012, atrás de Vicente del Bosque.

O vencedor do prémio será conhecido a 12 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …