/

Eusébio, Figo, três vezes Ronaldo

José Goulão / Flickr

O futebolista português Cristiano Ronaldo conquistou pela terceira vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football e pela FIFA ao melhor jogador do ano.

O capitão da seleção lusa, que já tinha conquistado o troféu em 2008 e 2013, junta-se aos holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten e ao francês Michel Platini, vencedores por três vezes quando o prémio era só para europeus.

Cristiano Ronaldo, que em 2014 marcou 61 golos em 60 jogos e ajudou o Real Madrid a vencer Liga dos Campeões, Mundial de clubes, Supertaça Europeia e Taça do Rei, fica apenas a um troféu do argentino Lionel Messi, vencedor entre 2009 e 2012.

Além do jogador merengue, eram finalistas o guarda-redes alemão Manuel Neuer, do Bayern Munique, e o avançado do FC Barcelona.

Esta é a 5ª Bola de Ouro ganha por um jogador português, depois de Eusébio em 1965 e Luís Figo em 2000 terem antecedido as duas primeiras conquistas de Ronaldo.

Ronaldo ganhou a sua primeira Bola de Ouro em 2008, com 23 anos, então ao serviço do Manchester United.

Depois de quatro anos consecutivos durante os quais Lionel Messi venceu o troféu, o capitão da selecção viria o ano passado a conquistar a sua segunda Bola de Ouro, aos 28 anos e ao serviço do Real Madrid, depois de um emocionante hat-trick no Suécia 1-3 Portugal que levou a selecção nacional ao Mundial 2014 no Brasil.

A disputa do troféu deste ano esteve rodeada de alguma incerteza, depois de algumas entidades oficiais terem manifestado a opinião de que “deveria ser escolhido alguém que tivesse sido campeão do Mundo“, numa referência ao guarda-redes alemão, Neuer.

Mas os títulos conquistados pelo Real no final da temporada passada e extraordinário início de temporada de Ronaldo, a fazer cair sucessivos recordes de golos marcados e de estatísticas pessoais, facilitaram a escolha do júri do troféu: 37,66% para CR7, 15,76% para Messi, 15,72% para Neuer.

O melhor jogador do Mundo é de novo português, o CR7 trouxe outra vez a Bola para casa.

Cristiano Ronaldo quer igualar Messi no próximo ano

No discurso de agradecimento pela conquista do seu terceiro troféu de melhor futebolista da época, Cristiano Ronaldo confessou que quer igualar, já na próxima época, o número de Bolas de Ouro do argentino Lionel Messi.

“Estou a ver se vejo o meu filho, a minha família, a minha mãe… tranquilo”, começou por dizer o Bola de Ouro de 2014, depois de largos segundos a ganhar fôlego no palco, após receber o troféu que o premeia como melhor jogador do ano.

Cristiano Ronaldo agradeceu a todos os que votaram nele, ao treinador Carlo Ancelotti, aos companheiros do Real Madrid, ao presidente Florentino Pérez e aos adeptos do Real Madrid, por um ano “inesquecível”, a nível coletivo e pessoal.

“Nunca pensei ganhar três vezes esta ‘bolinha’, mas espero não parar por aqui. Espero apanhar o Messi já na próxima época. Já disse várias vezes que quero entrar na história do futebol como o melhor”, disse o internacional português, confessando que ganhar um troféu da dimensão da Bola de Ouro “é único”.

Depois de agradecer à família, à seleção portuguesa e a Portugal, o futebolista do Real Madrid mostrou-se “muito feliz” e prometendo ter ainda mais motivação para trabalhar e para tentar ganhar mais títulos.

Ronaldo encerrou o discurso do vencedor, na gala da FIFA, que decorreu em Zurique, na Suíça, com o seu grito de guerra “Siiiii”, antes de ser abraçado pelo filho, que surgiu no palco.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.