Há outro França-Marrocos que ficou resolvido

Teresa Suarez/EPA

Catherine Colonna, ministra da Europa e dos Negócios Estrangeiros de França

Crise dos vistos estava a “envenenar” as relações entre os dois países há mais de um ano. Curiosamente, o anúncio chega dois dias depois do jogo do Mundial 2022 entre França e Marrocos.

A ministra dos Negócios Estrangeiros francesa, Catherine Colonna, de visita a Marrocos, anunciou hoje o fim da crise dos vistos que ‘envenenou’ as relações entre os dois países durante mais de um ano.

“Tomámos medidas, com os nossos parceiros de Marrocos, para restabelecer uma relação consular normal” no domínio migratório, declarou Colonna, durante uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo marroquino, Nasser Bourita, em que realçou que as novas medidas já estão em curso desde a passada segunda-feira.

“Marrocos escusou-se oficialmente a comentar, por respeito, uma decisão unilateral e soberana [da França)”], explicou Bourita, aludindo à decisão de Paris, tomada em setembro de 2021, de reduzir as autorizações de vistos para metade.

“Hoje, é também uma decisão unilateral, que Marrocos respeita, que não vai comentar oficialmente, mas que vai no bom sentido”, acrescentou o chefe da diplomacia marroquina.

Em apoio à polémica medida, Paris argumentou a relutância de Marrocos em readmitir os seus cidadãos nacionais em situação irregular na França, uma medida denunciada por Rabat e por organizações não-governamentais de cariz humanitário, entre outras.

Colonna, que se deslocou a Rabat para preparar a visita de Estado que o Presidente francês, Emmanuel Macron, efetuará a Marrocos no primeiro trimestre de 2023, sublinhou também que a França pretende “estar numa relação de parceria exemplar, excecional, fraterna e moderna com Marrocos”.

A chefe da diplomacia francesa salientou a necessidade de se adaptar às “legítimas expectativas” de Marrocos, que, defendeu, “está a evoluir” e que pretende desempenhar “um papel importante no Mediterrâneo e em África”.

Trata-se de propor a Marrocos “o que a França, que também mudou profundamente, tem de melhor”, comentou ainda Colonna.

“Vamos escrever uma nova página juntos, num contexto em que França e Marrocos precisam um do outro mais do que nunca, para garantir a segurança, apoiar o desenvolvimento económico (…) e responder às expectativas dos jovens e das sociedades dos dois países”, concluiu Colonna.

A ministra chegou a Rabat na noite de quinta-feira, altura em que se reuniu com os conselheiros do rei Mohamed VI, de Marrocos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.