“Vem aí uma nova crise económica global” (e começa já este ano)

Horasis / Flickr

Frank-Jürgen Richter, antigo responsável pelo Fórum Económico Mundial e organizador da Horasis Global Meeting.

“É preciso perceber que vem aí uma crise”. O alerta é de Frank-Jürgen Richter, antigo responsável pelo Fórum Económico Mundial e actual organizador da conferência Horasis que decorre em Cascais de 6 a 9 de Abril de 2019.

Em declarações divulgadas pelo Observador, Frank-Jürgen Richter avisa que “vamos ter uma nova crise económica global, a começar no terceiro trimestre deste ano”.

O organizador da Horasis Global Meeting que vai realizar-se em Cascais, entre 6 e 9 de Abril deste ano, vaticina que “todos os indicadores apontam nessa direcção” de surgimento de uma nova crise económica.

“Há dois factores: a tecnologia não é tão promissora e célere como era; e a guerra económica entre os EUA e a China está a fazer todas as empresas perderem dinheiro”, constata Richter, frisando que “é preciso perceber que uma crise vai acontecer” e “encontrar os ‘cancros’” do sistema bancário” e “resolver os problemas” no imediato.

“Pode ser como foi em 2008, mas há uma hipótese que seja só uma recessão”, diz ainda, na certeza de que será uma “crise global” que afectará países como Portugal. E “para o mercado imobiliário isto é preocupante”, nota.

A conferência Horasis, que se realiza há três anos em Cascais, é apelidada por alguns de “a Davos do Sul”, mas Richter prefere dizer que “é a Davos dos mercados emergentes“.

Durante o evento que vai decorrer no Centro de conferências do Hotel Palácio e no Casino do Estoril, o grande tema vai ser a “globalização”, com olho nessa “crise global que vai acontecer”, diz Richter ao Observador.

“Só as elites estão a ganhar com a globalização e a classe média está a encolher”, constata.

Temas como blockchain, criptomoedas e realidade virtual vão ser também abordados numa conferência que pretende reforçar que “a tecnologia é uma coisa boa para o mundo” e que quer por os líderes mundiais a pensar em “sistemas sociais” que minimizem o seu impacto negativo na sociedade, como aponta Richter.

SV, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E terão de vir, as crises necessárias e é desejável que venham, até que este sistema económico que está montado no planeta colapse completamente. Não serve, nem mesmo à meia dúzia que detêm a riqueza produzida pelos restantes. Deus,com sua infinita Sabedoria, ajudará a que assim seja, e é também o meu profundo desejo, com todas as consequências que isso possa acarretar.

  2. O António Costa acabou de dizer que quem seja pelo protecionismo ou seja contra a globalização é gente de extrema direita. Portanto este deve ser de extrema direita

  3. então está tudo de acordo com o planeado, crise global, crise bancária, bolha global imobiliária, criar o medo, capitalizar bancos “na falência” que entretanto já dividiram o saque com os “amigos políticos chernes, robalo e afins, fmi, espremer o povo até mais não poder durante 10 anos, recuperação económica, milagre económico, etc, etc.
    E o povo, qual carneirinhos patéticos a papar tudo mais uma vez.
    À 2ª já escorrega melhor.
    Que asco…

  4. o modelo economico da europa ,vai levar UE a falencia ,e anda toda gente a fazer que nao percebeu,os politicos andam a governar por ideologias ultrapassadas e estao cada vez mais distanciados da realidade do comum dos cidadaos

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …