Crianças Inca sacrificadas eram colocadas em vulcões para serem atingidas por relâmpagos

Crianças Inca que eram sacrificadas eram colocadas propositadamente em locais onde teriam uma hipótese alta de serem atingidas por um relâmpago – como os vulcões.

Investigadores examinaram os restos mortais de seis crianças encontradas em dois vulcões no Peru – Ampato e Pitchu Pitchu – para tentar perceber de que Império eram originárias. As crianças foram colocadas em plataformas de pedra especiais para sacrifício em áreas conhecidas por serem expostas a raios, de acordo com o Science in Poland (PAP), um site administrado pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior do país.

Acredita-se que as plataformas tenham sido atingidas repetidamente por raios, o que explica porque é que alguns dos restos mortais – incluindo roupas e tecidos moles – não ficaram preservados, assim como outras vítimas de sacrifício inca.

“Segundo os incas, uma pessoa atingida por um raio recebe uma grande honra – um deus manifestou interesse nessa pessoa”, explicou Socha, do Centro de Estudos Andinos da Universidade de Varsóvia, ao site polaco.

Na época em que esses sacrifícios aconteciam, há cerca de 500 ano, os incas acreditavam que as crianças mortas se tornariam intermediárias entre humanos e deuses. “Os incas consideravam as crianças puras e intocadas. O seu status deveria facilitar a persuasão dos deuses para tomar decisões específicas”, disse Socha.

O sacrifício de crianças no Império Inca foi realizado como parte do ritual “capacocha”. As crianças eram escolhidas porque eram consideradas as mais puras da sociedade, portanto, as melhores pessoas para oferecer aos deuses. Estudos anteriores sugerem, de acordo com o Newsweek, que as vítimas eram escolhidas com muitos anos de antecedência – amostras de cabelo das vítimas indicaram que eram “engordadas” durante vários anos antes da sua morte.

Três múmias encontradas no sítio arqueológico mais alto do mundo – o Monte Llullaillaco, na fronteira da Argentina e do Chile – forneceram informações consideráveis ​​sobre a vida das vítimas incas de sacrifícios de crianças. As múmias, encontradas num santuário próximo ao cume da montanha, são algumas das mais bem preservadas do mundo – o que significa que os cientistas são capazes de reconstruir as suas vidas com detalhes sem precedentes.

(CC0/PD) DasWortgewand / pixabay

Segundo os Incas, uma pessoa atingida por um raio recebe uma grande honra

A análise isotópica das suas amostras de cabelo mostrou como, nos meses e semanas antes da sua morte, as crianças foram drogadas com álcool e coca, da qual a cocaína é derivada. Os investigadores acreditam que isso pode ter ajudado a sedar as vítimas antes das suas mortes. Uma das múmias, conhecida como Llullaillaco Maiden, foi encontrada com um pedaço de folhas de coca na boca.

Não se sabe exatamente como é que as crianças eram escolhidas. Foi sugerido, contudo, que podem ter vindo de diferentes partes do império como uma forma de conectar comunidades.

A investigação de Socha e da equipa parece apoiar essa ideia. Um crânio examinado – que pertencia a uma menina – foi alongado artificialmente – uma prática usada nas planícies, longe de onde os seus restos foram encontrados. A análise dos seus dentes também mostrou que sofreu de fome por volta dos três anos de idade.

“Suponho que foi então que a garota foi tirada dos pais e levada para Cuzco, capital do império inca, onde a garota esteve a ser preparada durante três anos para ser sacrificada no topo do vulcão”, disse Socha à PAP.

A equipa planeia estudar mais amostras de dentes para que possam determinar a sua dieta e local de origem, o que deve ajudara saber mais sobre o sacrifício de crianças inca.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …