Crianças arriscam pena de prisão por arrancar cartazes de Erdogan

2

BrookingsInst / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-ministro turco e candidato à Presidência

A justiça turca pediu pena de prisão contra dois rapazes, de 12 e 13 anos, acusados de “ofensa ao presidente” por arrancarem cartazes com a imagem do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, noticiou esta quarta-feira o diário Radikal.

A procuradoria da cidade de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, pediu que as duas crianças, detidas a 1 de maio, sejam condenadas a penas de um a quatro anos de prisão.

“Vinha com o meu primo do mercado e arrancámos os cartazes para vender o papel aos que fazem reciclagem. Não prestámos atenção à imagem, não sabíamos quem era. Só queríamos vender o papel”, disse um dos rapazes.

De acordo com o código penal turco, tratando-se de menores, a condenação não pode ser superior a dois anos de prisão.

Para İsmail Korkmaz, o advogado de defesa, é difícil para cidadãos desta idade perceber quem estava nos cartazes, o que faz com que as acusações sejam “pouco claras”, conforme cita o Hurriyet Daily News.

“É devastador perceber que duas crianças estão a ser alvo de um processo destes apenas por arrancarem cartazes do presidente”.

A justiça turca tem aberto nos últimos anos numerosos processos por “ofensas ao Presidente”, vários deles contra menores.

Um dos casos mais polémicos, porém, foi instaurado contra a ex-Miss Turquia Merve Buyuksaraç por ter partilhado numa rede social um poema satírico que nem sequer mencionava o nome ou o cargo do presidente.

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. Imaginem as estátuas que o PCP vai mandar erigir serem grafitadas… E o exército de “justiceiros” bufos provenientes das bases e dos comités a infiltrar nas populações!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.