Crianças afro-americanas têm três vezes mais hipótese de morrer após a cirurgia do que as brancas, revela estudo

Julien Harneis / wikimedia

Um estudo publicado esta segunda-feira mostra que as crianças afro-americanas têm três vezes mais hipóteses de morrer após cirurgias do que as brancas, apesar de não apresentarem condições subjacentes graves, o que revela resultados desiguais nos cuidados de saúde.

O estudo, publicado na Pediatrics, surge a meio de uma pandemia que teve um impacto desproporcional em afro-americanos e negros, tanto nos Estados Unidos (EUA) como no exterior, segundo noticiou o Independent, citando o Washington Post.

Entre outras conclusões, a pesquisa indica que a taxa de morte de pacientes negros com coronavírus é mais alta do que a de brancos, mesmo com padrões semelhantes quanto à idade, à condição socioeconómica e aos problemas de saúde já existentes.

“Sabemos que, tradicionalmente, os afro-americanos têm piores resultados de saúde em todos os estratos etários”, disse Olubukola Nafiu, investigador principal e anestesista do Nationwide Children’s Hospital, em Columbus, Ohio. “Uma das explicações que geralmente são dadas para isso, entre muitas, é que os pacientes afro-americanos tendem a ter comorbidades mais altas. Tendem a ficar mais doentes”, referiu.

Contudo, continuou o especialista, a pesquisa agora divulgada refuta essa explicação, ao demonstrar uma disparidade racial mesmo entre crianças saudáveis ​​que recorrem aos hospitais, principalmente para cirurgias.

A equipa de investigadores, liderada por Nafiu, analisou dados do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade Cirúrgica do Colégio Americano de Cirurgiões, analisando crianças que foram submetidas a cirurgia hospitalar entre 2012 e 2017, classificadas pelos anestesistas nas duas categorias de menor risco.

As mortes de pacientes saudáveis ​​após a cirurgia são raras, enfatizou a equipa. Das 172.549 crianças, 36 morreram um mês após a operação. Dessas, quase a metade era negra, embora os afro-americanos representassem 11% do total de pacientes. Crianças negras tiveram uma probabilidade de 0,07% de morrer após a cirurgia, em comparação com 0,02% nas crianças brancas.

Complicações pós-operatórias e eventos adversos graves também foram mais prováveis ​​entre os pacientes negros, mais propensos a necessitar de transfusão de sangue, a sofrer sépsis, a realizar uma segunda cirurgia não planeada ou a intubar inesperadamente.

“Embora os mecanismos subjacentes à disparidade racial nas complicações e na mortalidade pós-operatórias permaneçam amplamente especulativos e baseados em hipóteses, é sugerido no nosso estudo que as complicações ocorrem mesmo em pacientes cirúrgicos aparentemente saudáveis ​​e os [afro-americanos] estão em desvantagem distinta”, escreveram os investigadores.

Uma área para um estudo adicional, sugeriram, passam pelas taxas de sobrevivência por raça após complicações pós-operatórias graves.

A equipa não incluiu crianças que não fossem afro-americanos, negras ou brancas. A maioria dos pacientes tinha mais de um ano e cerca de 16% eram crianças. Ao analisar os dados, os investigadores verificaram o tempo de operação e a urgência do procedimento.

Crianças negras demonstraram ser mais propensas que as brancas a serem classificadas por um anestesista como tendo “doença sistémica leve”. Mas, de acordo com especialistas, os problemas de saúde existentes eram semelhantes, sendo o mais comum a doença gastrointestinal.

A equipa observou também que os anestesiologistas tendem a atribuir aos afro-americanos níveis de risco mais altos do que aos brancos.

O estudo é retrospetivo e não oferece informações sobre os motivos que expliquem as diferenças encontradas. Os investigadores indicaram, porém, que os afro-americanos tendem a receber atendimento em hospitais de baixo desempenho e observaram que os dados utilizados não identificam onde as cirurgias foram realizadas.

Nafiu referiu que a participação no Programa Nacional de Melhoria da Qualidade Cirúrgica do Colégio Americano de Cirurgiões é voluntária e dispendiosa, sugerindo que os hospitais em falência têm menor probabilidade de estar representados nos casos que analisou.

Ainda assim, os pesquisadores escreveram que “melhorar o acesso a cuidados de alta qualidade em todos os hospitais é um passo importante para reduzir a disparidade racial persistente nos resultados de saúde nos EUA”.

Este estudo é um dos muitos que identificou disparidades raciais em saúde e assistência médica, apontou Nafiu. Outra pesquisa revelou disparidades raciais na maneira como os médicos tratam a dor. Mulheres negras norte-americanas têm três vezes mais hipóteses de morrer durante a gravidez do que mulheres brancas, indicaram ainda.

Nafiu sublinhou que este estudo é o primeiro a encontrar pacientes em grande parte saudáveis ​​com fins tão desiguais após o tratamento. “Mostramos que sim, existem diferenças por raça no resultado. Pessoas muito mais inteligentes que nós têm olhado para esse problema ao longo dos anos e estão a descobrir a mesma coisa. Precisamos agora usar a nossa inteligência coletiva para descobrir por que isso está a acontecer”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.