Uma criança síria de apenas quatro anos está a comover as redes sociais, depois de publicada a sua foto com as mãos levantadas: “rendeu-se” ao confundir a câmara do fotojornalista com uma arma.
A foto da pequena Adi Hudea está a correr as redes sociais depois de ter sido partilhada pela palestiniana Nadia O. AbuShaban, no Twitter, na semana passada.
photojournalist took this photo 4 Syrian child, thought he has a weapon not a camera so she Gave up ! #Surrended pic.twitter.com/bm1hOWQWJY
— Nadia AbuShaban (@NadiaAbuShaban) 24 março 2015
A BBC falou com o autor da imagem, o fotojornalista turco Osman Sağırlı – que atualmente trabalha na Tanzânia -, que descreve que a foto foi tirada em dezembro do ano passado, no campo de refugiados de Atmeh, perto da fronteira com a Turquia, e publicada no jornal Türkiye em janeiro.
Na legenda, lia-se:
“Não é fácil cumprimentar uma criança que pensou que a câmara fosse uma arma prestes a atirar. Adi Hudea, com apenas quatro anos, perdeu o pai nos bombardeamentos em Hama. Veio para o Campo de Atmeh com a mãe e os três irmãos”
A situação na Síria, em guerra civil há quatro anos, é classificada pela ONU como “a pior catástrofe humanitária do mundo” e terá vitimado mais de 200 mil pessoas. A UNICEF tem uma campanha dedicada a ajudar as crianças sírias.
ZAP
Mas quando será que os jornalistas pensam deixar de inventar acontecimentos e notícias nas suas fábricas de logros, jogos de emoções e candidaturas a pulitzeres????